Salve, salve amigos do CLTS, sejam participantes ou apenas apreciadores de uma boa leitura. Esta postagem tem como objetivo discutir de forma cordial nossas impressões sobre esta 23ª edição. Além da oportunidade de compartilhar o método de criação no desenvolvimento do seu conto, queremos, também, fomentar ideias para melhorar cada vez mais este certame. Por isso, fiquem à vontade.

 

De nossa parte, estamos sempre prontos a “ouvir” e buscar estratégias para minimizar os entraves próprios da dinâmica participativa do concurso que, sabemos, não é a ideal. O CLTS não é um concurso em que há um júri imparcial para avaliar de forma técnica todos os textos, somos todos amadores e voluntários. Ainda devemos considerar que nós, os administradores, também participamos, pois vem daí justamente a motivação de organizar e manter há quase 6 anos este evento literário único dentro do Recanto das Letras.

 

Como todos já sabem, a concepção do CLTS não se fundamenta tão somente numa competição literária, haja vista as diversas manifestações de nossa parte em demostrar o incentivo à troca de conhecimento literário entre os participantes para que todos possam refletir e evoluir na sua caminhada como escritor.

 

Queremos, inicialmente, trazer alguns tópicos que acreditamos serem relevantes para aprimorar o concurso dentro deste contexto participativo à vossa apreciação:

 

SOBRE OS COMENTÁRIOS BREVES E GENÉRICOS.

Sabendo que os participantes não são comentaristas profissionais, há algo muito importante a se levar em conta, principalmente você, que está querendo caminhar pela primeira vez neste certame, ou mesmo àqueles que já participam há mais tempo, mas ainda não se deram conta dos danos que os comentários genéricos podem causar à sua própria performance dentro do concurso: o fato de quem os recebe se irritar profundamente por ser avaliado por alguém que sequer leu o texto comentado.

 

Qualquer um aqui sabe quando o seu texto não foi lido com a devida atenção. Daí, vemos comentários breves, sem profundidade, às vezes com argumentos requentados de outros comentários, dando a impressão, ou a certeza, de que o conto realmente não foi lido. Então, para suprimir esta desconfiança, procure sempre trazer elementos diferenciados dentro da sua análise a fim de comprovar, de fato, a leitura.

 

Ora, mas por que ter que comprovar a leitura? Por que esta obrigação? Temos de lembrar que o CLTS se trata de um certame de avaliação participativa. Se alguém está faltando com a sua obrigação regulamentar do concurso por um expediente duvidoso, o outro pode se sentir lesado e dar o troco também, inclusive através do voto, infelizmente. Como já dissemos, a dinâmica do CLTS não é a ideal.

 

Por essa razão, temos a proposta de incluir no regulamento a reclamação em off, direto para o email oficial, daquele que se sentir afetado em ser possivelmente votado por alguém que não leu o seu texto. Estamos falando de comentários genéricos, fáceis de identificar, não estamos falando de comentários em que críticas, às vezes mais duras, podem gerar um estresse entre os participantes, o que, claro, deve ser sempre evitado. Sobre isso, teríamos um outro tópico a considerar. 

 

Mas... e os administradores? Trabalhamos, temos as nossas vidas do dia a dia e, às vezes, pode passar algum comentário que não nos damos conta. Por isso, um aviso sempre será bem-vindo. Desejamos que os próprios participantes possam nos ajudar na fiscalização do concurso.

 

O EXPERIMENTO DE VOTAÇÃO POR LISTA

Temos a vontade de experimentar a votação por lista para ver se funcionaria melhor do que o regime atual. Para isso, contamos com as suas opiniões.  Como seria a votação por lista? Vamos supor que tenhamos em um determinado certame a participação de 20 contos. Cada participante formula sua lista por prioridade de preferência do 1º ao 19º lugar, uma vez que não será incluido o seu próprio texto. Feito isto, a pontuação será computada da seguinte forma, observando a lista de cada participante:

 

1º lugar (19 pontos)

2º lugar (18 pontos)

3º lugar (17 pontos)

4º lugar (16 pontos)

5º lugar (15 pontos)

... assim sucessivamente até...

19º lugar (1 ponto)

 

Depois é só somar os pontos de cada texto de todas as listas. 

 

O que acham?

 

DICAS DE TEMAS INTERESSANTES

Seria muito legal registrar as opiniões e dicas sobre os temas para o próximo CLTS. A regra permite que os 3 primeiros colocados indiquem 4 temas de sua preferência e o 5º é apresentado pela administração. Então, os demais autores poderiam, aqui neste espaço, sugerir ideias interessantes nesta escolha. É sempre bom trazer proposições ainda não contempladas nas edições anteriores, mas nada impede um bis se tal proposta tiver um bom potencial. Caso queiram contribuir neste assunto, deixamos abaixo um link para verificar todos os temas já usados no concurso.

 

Temas já usados em CLTS anteriores

 

OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE: Fiquem à vontade para abordar outros tópicos que possam contribuir para melhorias e, claro, como já foi mencionado no início da postagem, sintam-se à vontade para falar da inspiração e desenvolvimento do seu conto no CLTS 23.  

 

 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 24/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7821477
Classificação de conteúdo: seguro