Alma e coração

- Isso existe? - Jyreese Mitchell encarou sua interlocutora atônito.

- Tanto existe, que estamos contratando para a vaga - afirmou a mulher com tranquilidade. - E você tem os requisitos que precisamos.

- É bom saber - comentou Jyreese, um tanto mais aliviado. - Afinal, só o que se ouve falar é que a inteligência artificial vai levar todos os nossos empregos.

- Oh, isso provavelmente vai acabar acontecendo, a médio e a longo prazo - admitiu a mulher, sem se abalar. - Empregos como o meu, que trabalho com recursos humanos, e até mesmo como o seu, acabarão se tornando dispensáveis.

- Bem... mas se a máquina pode fazer isso... - hesitou Jyreese.

- Ela poderá, um dia; ainda não pode - corrigiu-o a entrevistadora. - Alguém precisa ensiná-la sobre como proceder, e esse alguém pode ser você.

Jyreese fez um aceno de concordância.

- Mas uma vez que a inteligência artificial tenha aprendido o seu trabalho, através de mim...

A mulher abriu as mãos.

- O seu trabalho terminará. Mas, não se preocupe tanto com essa perspectiva: levará meses, talvez mesmo alguns anos, até que o nosso algoritmo esteja suficientemente refinado para que possamos vendê-lo comercialmente. Até lá, você terá o seu salário garantido... se trabalhar corretamente.

Jyreese suspirou.

- Filtrando conteúdo.

- Filtrando conteúdo - assentiu a entrevistadora. - Todo tipo de lixo que o ser humano é capaz de imaginar, produzir e despejar na internet. Você vai ter que diariamente classificar essa pilha de excremento fumegante para que o algoritmo aprenda a reconhecê-lo e bloqueá-lo automaticamente.

- E então minha missão terá sido cumprida - ponderou Jyreese, pensativo.

- Por uma boa causa - aduziu a mulher.

- E a empresa oferece ao menos um plano de saúde com opção de tratamento psiquiátrico? - Inquiriu.

- Sim, temos plano de saúde com até vinte sessões terapêuticas por ano incluídas - assegurou a entrevistadora. - Por telemedicina, caso esteja interessado.

- Imagino que não estejam usando inteligência artificial para esse tipo de atendimento - sondou Jyreese.

A entrevistadora esboçou um sorriso.

- Acho que ainda estamos longe desse nível de sofisticação.

Jyreese balançou a cabeça em concordância.

- Eu aceito as condições - declarou finalmente.

O rosto da entrevistadora iluminou-se.

- Excelente! Pronto para assinar o contrato?

- Vão querer que assine com sangue? - Questionou Jyreese, tentando fazer blague.

A entrevistadora encarou-o com simpatia.

- Sangue é antiquado. Melhor que coloque a alma e o coração neste trabalho, Jyreese.

- [17-08-2023]