O pregador.

Um homem gritava no meio da rua... Era um pregador que discursava em praça pública, enquanto as pessoas passavam sem lhe dar atenção. O homem dizia. “Todos vocês estão a zombar de mim, mas saibam que eu não me importo. Esta atitude faz parte de profecias que estão se cumprindo nesses últimos dias... O apóstolo Paulo escreveu na sua carta a Timóteo, dessa forma sobre os senhores que pensam que eu estou louco. “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados [de orgulho], mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te.”

Vocês são os zombadores que Pedro cita de forma inspirada, para esclarecer os cristãos que hoje vivem no meio desta geração pervertida. Pare um pouco com as suas correrias atrás do ouro maligno e de prazeres momentâneos. O mestre disse em seu sermão do monte, que aquele que tem abundância de provisões materiais não pode acrescentar um minuto sequer à sua vida. Prestem atenção aos sinais, os tempos estão mudados. Filhos que matam seus pais, pais que não cuidam dos seus filhos. Tudo está virado de ponta a cabeça. Só um tolo não percebe que o tempo que resta é muito curto. Venham e bebam da fonte de água viva que nunca cessará de jorrar. Venham e salvem os seus filhos da destruição eterna.

Esta geração está surda, seu coração não se abre para assuntos espirituais. Nem mesmo se o Cristo viesse até eles conseguiria que lhe escutasse, imagine eu que sou homem indouto. Não estudei em faculdades, apenas sigo, desde criança a palavra de Deus, que é capaz de transformar um tolo em homem sábio. Não se esqueçam que o temor de Deus é o que é sabedoria verdadeira, e é o que pode salvar pecadores arrependidos.

Eu tenho família e um emprego... Não sou vagabundo, faço este trabalho porque recebi do senhor este mandato, por isso me tornei pregador da justiça, assim como fez Noé em seus dias, e, como eu, foi taxado de velho maluco, até que veio o dilúvio e varreu a todos. No livro sagrado de Mateus, o senhor, quando e ia partir para a casa do pai, nos deu uma ordem que só pode ser obedecida por quem ama a Deus e seu próximo verdadeiramente. Ele disse. Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. “E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” Então é por isso que eu venho à praça para alertar os homens que não têm tempo para ouvir com o coração a voz de Deus que habita em seu interior. É muito simples, basta parar e escutar, Deus esta dizendo: filhos retornem ao pai, venha, acertemos nossas contas... Mesmo que os teus pecados tenham se tornado muito, eu posso lhes perdoar. Se não escutam é porque perderam o dom divino da comunicação com o pai que os criou.

Este dia o pregador estava mais fervoroso do que nos outros dias, ele falava como quem chorava pela miséria moral dos homens. Parei e fiquei de longe a escutá-lo. Eu sempre vou a esta praça para resolver meus assuntos bancários, e, por mais que eu tente não consigo ficar mudo aos seus apelos. Observo que ele tem muita força moral, não é fácil enfrentar uma multidão apenas com o recurso vocal, sem aparelhagem nenhuma. Este home falar com muito vigor, apenas usa a bíblia como matéria para suas palestras, é impressionante como conhece bem a letra da lei de Deus. Eu sou advogado, e devo confessar que não domino a matéria do direito, como ele domina todos os assuntos da bíblia. Já por anos, eu acompanho seu labor, não sei como ele pode ser tão constante no seu trabalho voluntário.

Fiquei sabendo, por um vizinho meu que o conhece bem, qual é o seu oficio secular. Este homem é um excelente pedreiro, que trabalha muito para suprir as necessidades da família. Ele tira horas preciosas da sua vida, que não é nada fácil, para levar aos incrédulos um pouco de consolo atrás das escrituras. É uma atitude muito nobre, eu penso que nunca teria coragem para assumir seu lugar mesmo por alguns instantes.

Eu o defini por minha conta de O pregador. Até já me arrisquei na leitura das escrituras para ver se compreendo melhor a atitude desse homem tão incrível. Confesso que no inicio não vi muita graça na leitura, talvez porque não estava preparado para ouvir o que Deus tem para me dizer. Já aprendi com ele algumas coisas, que só serviram para me condenar. Eu sou um homem comum, gosto de beber minha cerveja e, uma vez ou outra saio com amigos para azarar as mulheres de vida fácil. Mas isso é muito comum aqui no interior. Certa vez, em um dos seus discursos lhe ouvi dizer que os fornicadores na entrarão no reino de Deus. Aquilo me incomodou bastante, então quando cheguei em casa, procurei na bíblia o trecho que ele citou, parecia que era pra eu decorar, e lá dizia assim. “O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens, nem ladrões, nem gananciosos, nem beberrões, nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus. E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o espírito de nosso Deus.” Eu me impressionei tanto que decorei este trecho das escrituras, e tenho muitos pesadelos, quando criança ouvia meu avó contar, que lá no inferno as coisas não são fáceis para os que não servem a deus, minha família toda é crente, mas eu não aceitei esta doutrina que prega o céu para os bons e o inferno os maus.

Preferi estudar para fugir da ignorância de todas as religiões. Formei-me logo cedo, com vinte e três anos. Trabalho como advogado e tenho minha vida financeira estável. A minha família é bela e unida. Minha esposa é católica, mas eu nunca vou com ela à igreja... Mas não posso dizer que sou totalmente ignorante com respeito às coisas sagradas. Já li de tudo um pouco, só nunca quis dar muita atenção para bíblia, por conta dos exageros que meus parentes comentem com relação às suas crenças; têm muitos deles que querem forçar outros a seguir o que eles seguem.

Nos meus estudos, passei por muitos autores importantes no contexto filosófico espiritual: Platão, Aristóteles, santo Agostinho, mas nada me impressionou como o que tenho ouvido desse pregador. Às vezes penso, quanto tempo perdi lendo porcarias que não edificam ninguém, pelo contrário destrói a pouca fé que alguém possa nutrir naturalmente. Como pude por tanto tempo ignorar um livro tão magnífico como a bíblia? Agora não durmo sem ler trechos dos salmos. Gosto muito dos provérbios de Salomão. Encontrei um livro fantástico na bíblia, não sei se estou errado, mas creio que seja o mais belo poema que alguém já escreveu neste mundo, uma coisa dessas não pode ser realmente humana, me refiro ao livro de Jó. Depois que li, na carta de Paulo sobre os fornicadores, o texto que decorei para nunca mais esquecer, a minha vida mudou radicalmente. Não saio mais para as noitadas depois do expediente com os meus amigos. Dou mais atenção para minha família, não me tronei um seguidor do cristo, pois não tenho coragem de pregar para os outros, como faz o meu amigo pregador lá da praça. Mas eu tenho me perguntado, qual é mesmo o objetivo desta vida, e não sei ainda responder. Espero que um dia tenha esta resposta de forma clara, quem sabe terei paz, para levar uma vida realmente simples e satisfatória. TENHO INVEJA DAQUELE PREGADOR, QUE FALA COM UMA FORÇA MORAL IMCOMPARAVEL...