Ódio, amor e vingança bem urdidos – 1ª Parte

Prólogo:

Esta narração é fruto de exclusiva invenção. Os fatos e personagens, todos ficcionais, faz a moldura do arcabouço de um projeto, há muito tempo delineado, na mente febril deste simplório autodidata que ainda hoje vaga pelas trilhas obscuras e labirintos lodosos, escorregadios, dos pedregulhos literários.

Portanto, quaisquer semelhanças com atos, fatos, pessoas, lugares, pensamentos introjetados ou exteriorizados, pela forma escrita, terá sido mera coincidência.

"O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho... “Para a maioria dos homens, dor significa ódio, e ódio significa vingança”. Felizmente este não é o meu entendimento.

Ao armar-se o vingador de calúnia e de outros mecanismos de perseguição, engendram-se planos danosos contra aquele a quem odeia. A fera (Pessoa cruel, de índole violenta) está realizando uma luta inconsciente contra si mesmo, pois que está apenas projetando o lado mau, escuro e sombrio da sua personalidade que se lhe mantém preso à ignorância nefasta.

Se você, leitor dedicado e leal, procurar nos alfarrábios da literatura, seja de qual período for, encontrará narrações, contos, opúsculos e escritos outros que versam bem ou mal sobre os temas: ÓDIO, AMOR, VINGANÇA. Quem já não leu ou viu o filme o Conde de Monte Cristo, O Ilusionista, Quatro Irmãos, (Título original: Four Brothers País: EUA Ano: 2005), O Barril de amontillado (Poe – Histórias Extraordinárias) e tantos outros?

Ah! Já ia esquecendo: Certamente vocês já ouviram falar de As Mil e Uma Noites – originalmente Alf Lailah Oua Lailah – é um clássico da literatura árabe, especificamente da Pérsia. Uma das obras literárias mais sedutoras e mágicas já produzidas pela Humanidade, ela reúne em si vários contos de procedência oriental, coletados possivelmente entre os séculos XIII e XVI. Essa leitura eu recomendo.

Existem dezenas de centenas de outros trabalhos que versam sobre ódio, amor e vingança. Pois muito bem. Hoje quero marcar meu espaço escrevendo um conto sobre esse sedutor encanto que a todos fascina e excita a ponto de nos fazer flanar airosos por entre nuvens coloridas durante desvarios insanos.

Tudo aconteceu quando resolvi aperfeiçoar o meu aprendizado de Espanhol em Cuenca, bela e hospitaleira cidade espanhola. De quebra faria belos passeios na próxima cidade encantada. Meu maior interesse era nos refrões (Refranes Españoles – Provérbios da sabedoria popular em Español –, principalmente os mais comuns.).

Eis uma pequena biografia dos personagens desta narração que espero seja prazerosa para todos os meus diletos e notáveis leitores:

Henrique de Almeida Júnior – Brasileiro, casado, 42 anos, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, consultor jurídico que fazia terapia ocupacional ministrando cursos e palestras preparatórios para concursos públicos e privados.

Advogados, promotores e juízes não raro faziam consultas e/ou matriculavam-se em cursos ministrados pelo Mestre Henrique com vistas a se prepararem em áreas específicas do direito objetivo e subjetivo.

Uma explicação necessária:

Direito objetivo: é um conjunto de normas que a todos dirige e vincula, ou seja, é obrigatório. É a lei fria, inerte, nua e crua. Exemplo: O Direito Civil busca a defesa das partes nas relações jurídicas interpessoais.

Direito subjetivo: é o direito pessoal. Faculdade que o individuo tem de invocar a norma a seu favor. É a lei, que aplicada ao caso concreto autoriza a conduta de uma parte. Exemplo: Se uma pessoa te deve um valor em dinheiro, a lei te concede o direito de cobrar a dívida por meio de um processo judicial de execução.

Jussara Moraes de Almeida – Brasileira, casada com o Dr. Henrique, 34 anos, psicóloga e pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, funcionária pública concursada, lotada na Unidade Prisional Feminina de Bangu – Rio/RJ.

Lindianne Castilho Dantas – Brasileira, casada com o empresário Fernando Castilho, 32 anos, promotora substituta federal, residente em João Pessoa-PB, infeliz com a função que exercia porque sempre quis ser médica com especialização em pediatria ou veterinária pelo fato de adorar animais.

Fernando Castilho Novaes – Brasileiro, casado, principal acionista de uma rede de supermercados com 17 lojas no Sudeste, 22 lojas no Rio Grande do Sul, 8 lojas na região Norte e 12 lojas no Nordeste. Ao todo 59 estabelecimentos comerciais.

O senhor Fernando Castilho era um homem de tino, conseguia chegar ao âmago das questões mais complicadas com certa facilidade. Por todos era considerado um empreendedor de grande porte. Ambicioso, visava expandir seus negócios adquirindo fazendas para criar gado e cavalos, mas não descartava a idéia fixa de investir em pousadas e motéis de luxo.

Atenção! Para ler a continuidade deste texto acesse o link:

http://www.recantodasletras.com.br/contosinsolitos/2135113