Gostaria de ser seu filho

Eu gostaria muito de ser seu filho e, provavelmente, por isso devo ter sentido tantas saudades suas, homem! Minha mãe tinha o hábito de chamá-lo assim, principalmente, quando ficava puta com suas sacanagens. Hoje, eu senti muitas saudades e fiquei triste; não é o homem que deu tanto gosto (?) com saudades do velho compreensivo, de boa memória e de palavra fácil. Isto não é nenhuma vantagem; um sempre pronto para entender tudo, e o outro com a tranqüilidade do dever cumprido; ambos com a afabilidade, dos que não têm mais razões para brigar. Falta-lhes uma causa, falta-lhes conhecimento recíproco... Dai, tudo fluir da maneira mais plácida possível, sempre prontos para servir um ao outro. Eu sempre às voltas com seus problemas de saúde e o senhor - como este tratamento me soa estranho - sempre às voltas com meus eventuais problemas de qualquer ordem, e meus possíveis sucessos. Criamos um novo tipo de relacionamento...Como se o senhor fosse o pai de um amigo querido, eu mesmo, parecendo-lhe como um filho...Não vejo nada de amargo nessas coisas, e isso me ajuda a entender porque me emociona tanto a relação pai e filho. Devo ter sentido saudades de sua briga, quando no recenseamento de 1950 não lhe quis diplomar, preenchendo o formulário dando-lhe apenas o curso primário. Está claro, que o senhor tinha razão e prometo, de hoje em diante, mentir pra todo mundo diplomando-o em Medicina, Direito, ou outra carreira melhor...Não sei se agradaria mais ao senhor do que a mim...Devo ter sentido saudades por julgá-lo imbatível, não me conformando com os relatos familiares, de uma tremenda surra que lhe aplicara o pai de minha mãe. Não deve ser tomado o fato como fraqueza, pois, meu avô esteve internado dado como louco e, como o senhor sabe, os loucos têm a força de 10 homens. Devo ter sentido saudades, pelo fato do senhor não ter dado importância aos meus boletins escolares, talvez por me achar pouco inteligente e sem futuro; deve ter sido esse o motivo, pois, ainda criança, não sabia pronunciar direito o nome de Nelson Eddy...Chega-se à conclusão, de que é bom estar juntos, mesmo que seja, para querer ficar separados... Veio-me à idéia, de que devo ter sentido saudades suas, pelo fato de que antigamente, quando o senhor ia embora, sempre voltava!