MINHA AVENTURA COMO TORCEDOR DE FUTEBOL

Aconteceu quando resolvi conhecer o estádio Mário Filho, o famoso Maracanã.

Eu nascera no Rio de Janeiro, mas, aos dois anos de idade, fui levada para Minas Gerais. Em criança sonhava conhecer minha cidade, percorrer Copacabana, passear no Aterro, andar no Bondinho do Pão de Açúcar e tirar retrato no Corcovado.

Voltei a morar no Rio, já mulher feita, formada e pronta para ingressar no Mercado de trabalho. Porém o corre-corre diário impedia-me de curtir os pontos com os quais sonhara. E, por alguma ironia fui morar no Bairro do Maracanã, mas jamais me aproximara do estádio.

Então surgiram os parentes mineiros, loucos para conhecer a Cidade Maravilhosa, e eu, sem alternativa, entrei de férias para aproveitar o programa da família.

Alguém teve a idéia de passar o domingo no estádio do Maracanã, afinal um jogo do mengo é um espetáculo imperdível, e lá fomos nós.

Ninguém tinha experiência de estádio, de modo que rodamos o Maracanã até encontrar os portões de entrada e outra meia hora levamos para escolher um ponto favorável à visão do jogo, o qual já tinha começado. E fomos parar junto à torcida do Flamengo.

Eu que não entendia nada de futebol e nem torcia pelo mengo fiz o maior fiasco.

O jogo estava duro e o mengão com dificuldade de fazer o gol reclamado pela galera. Por outro lado, como eu não tinha preferência por time algum, estava interessada em ver um gol, a melhor parte de um jogo.

Pois bem, quando o adversário, num lance sensacional, driblando zagueiros e pontas e o próprio goleiro, chutou de canhota e meteu a redonda no canto esquerdo, quase furando a rede, eu saltei aos berros, comemorando o gol e aplaudindo o jogador. De repente, cai sobre mim uma chuva de tanta porcaria e tanto palavrão que meus companheiros me abraçam e me arrastam para fora, com medo que eu fosse linchada pela torcida. Eu nem me dera conta que estava no meio da maior torcida do país. Vibrara com o gol, apenas.

Até hoje me recordo das vaias e torpedos que levei da galera enfurecida.

Voltei ao Maracanã somente uma vez, para realizar uma prova.

Quanto a futebol, só pela TV, e assim mesmo, os gols do Programa de Domingo.