'' O HOMEM QUE ENTENDIA DE RELOGIOS ''


            Adamastor apesar de ser ainda jovem, 45 anos, era considerado na sua cidade como o homem que mais entendia de relogios no mundo...e nao e' exagero nao!!! ele entendia mesmo, e tudo comecou quando ele aos dois anos ganhou um relogio de brinquedo de natal. Era um relogio de madeira, parecia de verdade, tinha tudo, tudo igualzinho, por fora ...que por dentro era um cofrinho, daqueles que tem uma abertura no topo e se coloca as moedas

             E Adamastor adorava brincar com seu relogio, colocava moedas e abria a portinha para tirar e de novo colocar..e foi ganhando outros e outros relogios,  e alguns de verdades agora, ele abrindo, olhando, peca por peca tirando e de novo colocando

              Nos primeiros que abriu algumas pecas ficaram de fora, abria de novo, colocava, nao funcionava, abria, consertava, arrumava...ahhhh agora sim, funcionava!!!

              Cresceu, estudou, leu e tudo ficou sabendo de relogios...aos vinte e dois foi 'a Suissa, ficou cinco anos por la' e quando voltou, montou uma loja, oficina e uma pequena fabrica de relogios...teve sucesso, prosperou, rico ficou, casou e quando a esposa, que ele tanto amava, foi dar 'a luz ao primeiro filho, faleceu !!!!

               Foi o fim, foi um desespero, o filho ficou ,ela se foi....

               Os anos passando, a baba', a governanta, o filho dele criando, ele no trabalho se afundando e um dia desmontou um daqueles relogios grandes, de pe', aqueles do tipo carrilhao, que bate forte anunciando as horas, era antigo, mais de cem anos tinha o relogio carrilhao..separou peca por peca, limpou, azeitou, limpou a grande caixa de madeira, cabia um homem em pe', deitou a caixa no chao, um caixao parecia, levantou a caixa e foi montando de novo, peca por peca, faltava colocar os grande treis pendulos e as correntes, pesadas,  e Adamastor foi entrando na grande caixa e olhando onde estariam os buracos dos encaixas das pecas finais...e sentiu um vento forte, foi empurrado para dentro , a porta se fechou e um rodamoinho se formou arrastando Adamastor que agora gritava por socorro, ninguem ouvia, ou ouviu...e ele dormiu, sumiu e quando acordou ao lado da esposa estava, ela sorria, conversava, e gravida ja' sentindo as primeiras contracoes, levou para o quarto  e chamou as criadas, e chegou o doutor...ele do lado de fora esperando e o doutor anunciando...o bebe faleceu!!! a mae passa bem.

            Adamastor nada entendeu, correu ao quarto, ela, sorria, um pequeno sorriso, nada sabia ainda, de certo, e ele chorando ao seu lado, ela adormeceu....ele ficou um tempao por ali ao lado dela...que estava acontecendo?...o relogio!!!
 
            Voltou, olhou...estava trabalhando mesmo sem os pendulos e as correntes pesadas, marcava a mesma hora que outros relogios por ali na sala...na sala?..era mesmo sua sala, da sua casa?...com sua esposa la' deitada e o seu filho?

            Entrou no relogio para ver o que acontecia, e aconteceu tudo igual, e agora em seu laboratorio estava, e correu escada abaixo chamando :- Daniel...Daniel e a gorvernanta atendendo , explicando que Daniel ainda estava na escola...ele se acalmou, voltou ao seu laboratorio, ficou olhando o relogio e viu surgindo uma fumaca, branca, e que foi tomando a forma de uma velho, todo vestido de branco, cabelos e barbas branquinhas, um cajado em uma das maos, na outra uma ampulheta...

              Quem e' voce ??? o que quer?

              Sou o tempo, o senhor da razao...quero lhe dar uma oportunidade de escolha...tanto pediu que resolvi atender ao seu pedido....voce pode escolher o passado, tera' sua esposa de volta ou pode escolher o presente  e tera' seu filho contigo, mas nao a esposa...no passado a esposa, no presente o filho...a decisao e' sua....e estendeu a mao que continha a ampulheta, Adamastor pegou e a fumaca se dissipou...Adamastor ficou olhando e tinha certeza:- seu tempo estava correndo, as horas, as areias do tempo, marcavam...decidiu!!!


                                        
                CINCO ANOS DEPOIS.....

                Dezesseis horas batia o velho carrilhao na sala toda fechada, moveis cobertos com grandes panos brancos, eram moveis antigos, caros, e o leilao se iniciou, a arrecadacao final iria para pagar os impostos devidos pela imensa propriedade, e centenas de pessoas ali estavam, curiosas para verem , olharem a casa que durante cinco anos ficou fechada, aos cuidados de curadores, procuradores, e no final a casa e todos os anexos tambem seriam vendidos, se algo sobrasse em $$$ apos os impostos pagos, uma parte para a governanta da casa, Maria a que cuidou de manter a casa em condicoes de venda..e o leilao comecou, se prolongou, acabou, e quando se fechou Maria recebeu uma grande soma...e tudo foi vendido, recebido e distribuido confome o desejo de Adamastor...o homem que mais entendia de relogio no mundo tinha desaparecido, nunca mais foi encontrado, e muito se procurou e apenas um envelope grande com suas vontades e desejos, foi descoberto em seu laboratorio, o que se fazer em caso de sua morte ou desaparecimento e pedindo que aguardassem cinco anos e se ele nao reaparecesse, que fosse dado como morto e tudo poderia ser vendido, leiloado...e assim foi feito....

                  Maria deu gracas "a deus quando tudo terminou, pegou seus poucos pertences, deu uma ultima olhada na casa que nos ultimos cinco anos tinha vivido...e tinha vivido tambem um pesadelo nestes anos todos..e se foi, mas levando consigo os lamentos, as vozes, os choros, as conversas que de noite ouvia, no comeco era apenas 'as noites, com o passar do tempo era de dia, nao tinha hora para comecar e muito menos para acabar...e aquelas duas vozes...conhecia as duas muito bem...demorou para entender, mas um dia limpando o laboratorio encontrou uma ampulheta no chao, apanhou, colocou em cima da mesa e viu uma fumaca branco que transformando em um velho com um cajado na mao

                 E ele apanhou a ampulheta, e baixo, com uma voz suave dizendo quem era, o que tinha acontecido e onde estava Adamastor agora...no passado, vivendo feliz com sua amada, e Adamastor na pressa tinha deixado cair a ampulheta, ela ficou, ele se foi....era uma viagem sem volta sem a ampulheta, ele tinha pedido e o velho lhe tida dado um aumento de prazo...cinco anos, se tudo certo ,ficaria se nao...voltaria!!! nunca voltou...e ela ficou sabendo...existia um filho? ela nao se lembrava de filho de Adamastor nenhum..e o velho lhe explicando o que aconteceu..este filho dele nunca nasceu, alias , nasceu e na mesma hora morreu...para que a mae vivesse o tempo conseguiu atrasar o relogio do tempo...que tinha a forma de uma ampulheta.

                  O carro que a levava se afastava, ela deu uma ultima olhada e viu...tem certeza que viu, em uma janela la' em cima...tinha um menino...era um menino...com certeza, era..ela tinha visto, ele lhe chamando, acenando...olhou de novo...nada, cortinas cerradas...o carro seguiu em frente...Maria seguiu seu destino....

                  O menino ficou la' desesperado..quem cuidara' agora de mim? quem?....o velho apareceu , sorriu, estendeu a mao...o menino sorriu, pegou a mao do velho, seguiu!!!!

                       *************************************

                



                

                      

                   
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 25/08/2010
Código do texto: T2458965