"" O MENINO QUE QUERIA SER AVIADOR...

                                                                        e foi!!!


        ""Se voce tem um sonho nao desista dele, persiga-o ate' que voce o realize, e continue sonhando para que o sonho nunca se acabe e voce possa realiza-lo por inteiro e aproveitar o melhor do seu sonho ""Jose Malta.


               Fabio D'Angeli, nasceu em  1916 em uma fazenda no interior do estado de Sao Paulo, pobre, pe' descalco, enxada no ombro ja' aos deis anos, e quando pela primeira vez ouviu aquele ronco vindo dos ceus e viu toda a sua familia, que limpavam as ruas do cafezal, correndo e se escondendo, correu tambem, se atirou no chao em baixo de um pe' de cafe', seu pai o abracou forte e o ronco foi passando e ele se levantou e ainda deu tempo de ver o '' monstro roncador, pela traseira, pelo rabo, pela cauda, indo rapido e rasteiro sumindo e seguido por mais deles....tremia, chorava e toda sua familia correndo para casa, e os visinhos da colonia fazendo  o mesmo, os homens se reunindo, as mulheres assustadas dentro de casa trancadas que nem galinhas chocas reunindo seus '' pintinhos'' colocando-os embaixo das asas....pobres mulheres dos sitios, das fazendas e os homens indo na casa grande conversar com o patrao...

            Fabio foi junto com seu pai e ouvia o patrao falando que aquilo se chavamava '' aviao'' e estavam voando sobre as fazendas procurando '' inimigos''...havia um revolucao correndo no estado e eles deveriam ter cuidado, ...e bla bla bla..
Fabio nada mais ouvia, pensava somente naquele monstro barulhento e que voava...e o patrao havia explicado que era '' pilotado '' por um homem, por alguem, alguem o conduzia, dirigia...

              Iguais aos carros e caminhoes que anos antes tambem assustaram Fabio quando os viu pela primeira vez...primeiro ouviu um ronco...depois um som que soube se chamar de buzinas...fom fom fom...pareciam marrecos grasnando e quando o primeiro carro subia a colina e quase atingia a colonia...muitos, e principalmente as mulheres, as velhas, velhos e as criancas..correndo , se escondendo, chorando de medo do '' monstro roncador''...

               Fabio era pequeno e mais medo sentiu daquela vez, nao dormiu direito por semanas  e o tempo foi passando, outros veiculos foram trazendo mercadorias, compras das vendas e foi se acostumando e hoje de novo...um baita susto destes, de matar do coracao!!!

               Corria o ano de 1932 e Sao Paulo comecou a revolucao chamada de '' constitucionalista'' durou pouco e foi o ultimo grande conflito em terras brasileiras ( ainda bem...diz o lema de nossa bandeira..Ordem e Progresso..ainda bem!! ) e Fabio tinha 16 anos na epoca e decidiu...seria piloto, mas nao na guerra, jurou...na paz, o filho do patrao ,  Julio, tinha mais ou menos sua idade, eram amigos, apesar de um morar na casa grande e outro na casinha da colonia...Julio nao se importava e nem Fabio, cresceram juntos...e Julio contava o que lia, o que ouvia para Fabio e juntos decidiram...seriam pilotos...e foram.

                Julio insistiu com seu pai e ele aceitou que Fabio viesse tomar licoes, estudar na casa grande e saisse da escola da colonia, os pais de Fabio no comeco nao queriam, ficaram preocupados, mas Fabio e Julio tanto, tanto insistiram que aceitaram...e Fabio praticamente se mudou para a casa grande...passava a semana toda por la'' e nos finais de semana era Julio que vinha para a casa da colonia...pescavam, nadavam, conversavam...e Julio foi fazer exames na capital e passou...e tanto pediu ao pai que ele enviou Fabio tambem e Fabio tambem passou...e eles sem autorizacoes de ninguem estudando, aprendendo tudo sobre avioes e aviacao....

                1936 Fabio estava agora com vinte anos e Julio vinte e um...conseguiram emprego em uma companhia de aviacao, uma das pioneiras, comecaram como mecanico e treis meses depois Julio fez seu primeiro voo como co-piloto e dois meses depois foi a vez de Fabio...e um ano depois Julio recebeu seu brevet e logo em seguida Fabio...eram pilotos agora, uns dos primeiros, os pioneiros, voando pelos ceus do Brasil....

                  Julio foi morar no Rio de Janeiro e Fabio ficou na cidade de Sao Paulo...dificilmente se falavam agora, um voava para o sul, Fabio e outro para o norte Julio..e os anos se passaram...Julio casou, teve dois filhos...Fabio ficando solteiro, esperando a eleita um dia chegar.

                   E Hitler ataca a Polonia...1939..guerra...a segunda, a segunda guerra mundial....1944 e o Brasil entra na guerra...Julio e Fabio se alistam, querem ir...nao sao selecionados ..ficam por aqui mesmo, na retaguarda, no apoio tatico, voando, levando cargas , mercadorias e Julio conseguiu com a empresa...traria Fabio para o Rio...pilotariam juntos agora...um seria o piloto, o outro co-piloto..
                   
                   Fabio agora esta' nos seus 26 anos...Julio 27...partem do aeroporto do Rio com destino ao norte..Salvador primeira escala...depois Recife e a parada final Natal...chovia torrencialmente quando estavam perto de Natal...raios, trovoes, tempestade tropical e o aviao sumiu....desapareceu, buscas e buscas infrutiferas...e dois meses depois foram dados como desaparecidos...achavam que poderiam ou ter caido no mar, ou entao devido a tempestade se desviado...ido em direcao oeste e sumiram na selva...buscas suspensas...fim das buscas.

                    Fabio sentiu primeiro o barulho, olhou para tras e viu a explosao...Julio nem deu tempo, e o aviao entrou em um looping rapido, Julio tentou de tudo e consegui que o aviao ainda se aprumasse mas caiu rapido e foi rasgado pelas arvores...e nao viu mais nada...nenhum dos dois viu.

                     Seringueiros andavam pela floresta, nunca haviam estado nesta parte e foram penetrando e viram uma fuselagem coberta pela mata espessa....primeiro tiveram medo do que seria...e foram se aproximando e viram uma esqueleto sentado na poltrona do piloto...sentiram medo...mas um deles, mais corajoso subiu na asa e por ali conseguiu abrir com muito esforco a porta...o esqueleto se mexeu, virou e caiu nos bracos dele...largou e correu, o esqueleto veio asa abaixo, se quebrou todo na queda ate' o chao...correram todos e aos poucos foram voltando...na parte trazeira da fuselagem havia um rombo enorme e por ali se enfiaram...caixas de mercadorias, bebidas, ferramentas, tecidos, roupas...e foram tirando tudo para fora..aproveitando o que em bom estado estava...

                    E Fabio tentando conversar com os seringueiros...eles nao o ouviam, ele tentou tocar em um deles,,sua mao atravessou o braco do seringueiro como se nada fosse...Fabio sabia que Julio estava morto...via seu esqueleto la' agora todo arrebentado....mas ele, Fabio,  ainda estava vivo...ficou dias desacordado e quando acordou foi tirando aquele peso enorme de cima de si, conseguiu e saiu , procurou por Julio...encontrou e soube na hora que ele estava morto...nao o tirou de la'...nao teve forcas e se sentia fraco, procurou um lugar seguro para passar a noite e ali dormiu por dias e de dia tentava fazer o radio funcionar..nada ...mudo total e ouviu quando os seringueiros se aproximavam...tentou falar, dizer o que aconteceu...eles nao o ouviam....mas nao desistiu e ficava tentanto de um jeito ou de outro se comunicar...nada.

                  Um dos seringueiros tinha um radio, passou mensagem e ficaram no aguardo...autoridades chegaram no dia seguinte...e Fabio viu Julio sendo levado embora todo embrulhado em um saco da aeronautica...e sabia que eles estavam procurando por ele...ele louco, tentanto qualquer tipo de comunicacao....e viu quando eles tudo embrulhavam em sacos...pedacos, pecas, radios, caixas de comunicacoes e foram se afastando....e em pouco tempo o silencio voltou a imperar por ali...so o barulho do vento farfalhando as folhas...e uma chuva fina caindo...Fabio do seu abrigo, agora sabia o por que? deles terem ido embora e ele ter ficado....

                  Seu corpo estava enterrado fundo embaixo de uma das asas..quando o aviao bateu foi do lado de Fabio que bateu primeiro...arrancou parte da cabina e com ela poltrona e tudo onde Fabio estava sentado...a pesada asa veio por cima rasgando tudo, arrastando galhos, arvores inteiras e foi se enterrando na terra umida e com ela poltrona e Fabio junto com ela....ficou por la'...seu corpo nunca foi achado e ele agora sabia e muito bem...estava morto e nunca seria resgatado, porisso tinha feito tanta forca para sair de la' de baixo...sua alma, seu espirito tinha saido, seu corpo nao...


                  Julio foi enterrado com honras. 

                  Fabio de onde estava via tudo, como num filme e chorava...

                  Cerimonias foram feitas para ele , Fabio, e honras concedidas tambem...

                   E  dias depois, la' na fazenda, foi rezada missa campal em nome dos dois...as familias todas por la'...e quando o padre rezando e pronunciando o nome de Julio...Fabio viu o amigo subindo e lhe estendendo a mao...Fabio tentou pegar nao conseguiu , mas quando o padre pronunciou o nome de Fabio...ele sentiu que subia, que ficava leve e alcancou a mao de Julio...se abracaram e seguiram, como que voando...um vou certo em direcao certa...um vento os empurrava para cima e sentiram como da primeira vez que voavam...estavam voando de novo...rumo aos ceus....ao paraiso!!!

                Sonho...sonhos....nao desista...insista!!!

                       ***********************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 29/08/2010
Código do texto: T2465686