AS PRINCESAS DA CIDADE LUZ - 3° PARTE

Aquela ida dos mercadores à terra da Planície do Alto, fundamentava-se nas palavras da mulher do mercador, que disse que iriam numa viagem de descanso, pois estavam estressados da vivência na cidade.

Mesmo tendo contragosto em efetuar aquela peregrinação, o escravo liberto, Perê seguia em companhia do mercador, que com sua esposa e sogra empreendiam aquele deslocamento.

Viajaram por muitas horas, até que ao cair da noite chegaram ao reino da Planície.

Por serem conhecidos do vice rei daquele país, dirigiram-se diretamente para o palácio real, onde tomaram conhecimento que meses atrás houvera guerras internas, pelo que o palácio fora praticamente destruído. O rei estava morando numa casa de campo, próxima das orlas.

O vice rei tinha muita simpatia por Perê, assim o convidou para ficar hospedado na casa de campo, enquanto os mercadores ficariam no palácio do primeiro ministro.

Mas os acontecimentos não estavam para descanso naqueles dias na Planície. Focos de guerrilhas e deserção de soldados fiéis ao vice rei, compunham os movimentos. Além daquilo o líder daquela nação estava preocupado em reconstruir o palácio, o que não lhe permitiria dar muita atenção aos ilustres visitantes.

O mercador, sua mulher e sogra ficaram, por assim dizer, desprezados, já que esperavam contar com a companhia do vice rei em suas visitas, às diversas vilas do reino. Por outro lado o escravo Perê, atendendo a uma solicitação daquele mandatário, pôs-se a trabalhar na reconstrução das partes destruídas desde que chegara ao país.

Numa síntese o passeio dos mercadores foi minado, pelos acontecimentos havidos, e pela não presença de Perê, nas

poucas visitas que fizeram. O escravo, contudo foi muito útil para o vice rei e seu reino. Mas ele sofreu algumas consequências por ter faltado à companhia de seus ex-senhores, um dos maiores castigos a ele imposta foi se ver separado da comitiva, já que ao retornar teve que fazê-lo solitariamente, pois seus senhores o deixaram num ponto em que ele deveria fazer uma parada para efetuar um trabalho em favor de uma nação em meio ao caminho para as planícies...

Continua em páginas aleatórias