'' A  NÊGRA VELHA LUZIDIA ''

           Luzidia recebeu este nome porque nasceu de dia, e como sua mãe dizia...''nasceu com o sol bem alto la' no céu, tinha bastante luz do sol batendo na nossa cara,na minha e na dela, nasceu debaixo do pe' de café, eu tava capinando, senti as dores, sentei e ela ja' foi botando a cara pra fora para o mundo espiar, dei-lhe um tapa na bunda e ela chorou um pouco, mamou bastante, dormiu gostoso e assim eu a chamei...Luz do Dia, e quando o pai foi registrar, registrou como Luzidia...achei bonito e assim ficou...

            Luzidia foi para a escola mas tinha dificuldade para aprender o beaba e tudo o mais, e depois de um ano foi ficando de fora e aprendendo com a vida, e aprendia tudo, de ervas que curava doenças de gente e bicheiras de animais, do sol e da lua e da chuva tirava aprendizado como nenhuma outra e quando ficou ''mocinha'' e sua primeira menstruação chegou ela começou a sentir tonturas, e quando a noite chegava sentia necessidade de dançar sem parar no meio do terreiro e vestia roupas vermelhas, usava rosas rubras nos cabelos negros e pichaim, falava uma lingua diferente e diziam que ela ficava ''possuida'' por uma entidade chamada ''pomba gira Maravilha'', e que vinha para resolver ''causos de amores infelizes e mau resolvidos, com ''probremas'', e diziam que resolvia mesmo...

            E ela mesma, Luzidia, nunca tinha tido um grande amor, um namorado que seja, resolvia de outras e de outros, mas dela mesmo nada, e uma vez quando ja' estava nos seus trinta e seis, apareceu na fazenda um negro forte, montado em um cavalo todo arreado, e o danado do negro forte vestia roupa toda de vaqueiro e um chapéu de aba larga que pendia meio de lado, fumava cigarro de palha e dava boas risadas e gostosas gargalhadas...e isto tocou o coração da negra Luzidia

           E uma noite ele, o negro forte e bonito, chamado de Sebastião somente pela mãe dele, e por todo mundo mais de Tião, se deitou na cama da Luzidia e com ela fez amor gostoso, para ele e para ela, ela era virgem, sofreu, mas gostou de como ele 'a ela fez sofrer e ele prometeu...'' eu vou ter que partir,  cuidar de minha vida por um ano neste mundo de Deus, mas eu volto para contigo ficar ''...e assim foi, ela ficou, ele foi e nove meses depois nasceu Diogenes que com o pai muito se parecia...e a ''pomba gira Maravilha '' tudo tinha escutado...

            E um ano se passou e ele não veio para junto dela ficar, e mais um , e mais um...e um dia Luzidia escutou na noite escura uma voz que lhe dizia que ele não voltaria, que tinha se casado com um branca ''aguada'' filha de gente rica da cidade e com ela tinha ja' dois mulatinhos bem grandinhos....ela foi ver para crer, viu...e o que viu marcou seu coração, voltou como uma fera ferida jurando dele se vingar, mas a pomba gira Maravilha não deixou e a vida continuou e o tempo passou....

             Diogenes cresceu, estudou e se formou doutor das leis e montou banca na cidade grande, advogado dos bons, criminalista de primeira, defendia pobres e tirava ricos e poderosos da cadeia...

             Sebastião, o Tião, o negro forte e bonito era agora rico comerciante atacadista de secos e molhados, sua esposa a branca ''aguada que fedia'' como galinha de granja, como dizia Luzidia, tinha herdado a fortuna do pai e o negro forte e bonito era agora um quase velho safado e tarado por negras , mulatas e brancas aguadas e entre muitas delas tinha amantes, gastava a torto e a rodo, vivia na putaria e passava doenças venéreas para sua branca aguada que em casa ficava so' e abandonada, ficava no começo que depois de muitos anos de casada ela tambem se deliciava com homens bem mais jovens que ela, quase de filhos lhe serviam, e cada vez mais faziam fila para seus carinhos receberem e ainda mais sendo de ''graça'' tais carinhos e tardes quentes na cama macia do negro forte e bonito Tião

            E Tião disto tudo um dia foi informado e incorformado com o peso que a testa lhe mostrava entrou no quarto e o que viu não gostou, atirou e acertou, matou o filho do Capitão Xavier, ex-prefeito da cidade, e o pobre menino rico tinha apenas vinte e cinco e se formava para medico....o negro forte e bonito estava agora aguardando julgamento...

            E sua ''dedicada'' espôsa, em nome dos filhos e da grande amizade que sentia pelo esposo traido, contratou o advogado Dr.Diogenes...e ele foi defender sem saber quem defendia, e Luzidia nada dizia...deixou a bola da hora correr solta pelo campos que o destino determina...

            E foram dias e dias de prós e contras, de idas e voltas e a defesa que o Dr Diogenes apresentou foi infalível e o assassino negro forte e bonito chamado Sebastião, o negro Tião, saiu livre e rindo, descia as escadas do forum quando um tiro o atingiu em cheio no coração...o tiro tinha partido da arma que o Capitão Xavier tinha na mão e agora apontava para Dr.Diogenes....

            E foi quando uma negra velha, vestida de vermelho com rosas rubras no cabelo pulou na frente e recebeu o tiro, e apenas balbuciava palavras em uma lingua diferente e Dr.Diogenes tinha agora a cabeça de sua mãe no seus joelhos e ela lhe dizendo na lingua que ele entendia desde criança, que ela lhe tinha ensinado...'' ele me deu voce, mas voce com ele não irá...ele nunca veio lhe buscar e não vai ser agora que te levará ''

            E foi assim que Dr.Diogenes, o filho do negro forte e bonito conheceu seu pai que nunca tinha vindo  conhece-lo e levou com ele sua mãe...foram enterrados longe um do outro, ele no campo santo dos ricos, negro metido diziam alguns, tá certo ele, diziam outros...e Luzidia foi enterrada na cova funda no fundo do grotão onde hoje pessoas acendem velas vermelhas e colocam oferendas para a tal de ''pomba gira Maravilha'', a que resolve ''probremas de amores maus resolvidos ''

           Capitão Xavier pegou pena máxima, foi um outro advogado que o defendeu, Dr. Diogenes não aceitou mais esta incumbência, ja' tinha tido o suficiente para uma vida inteira que um causidico possa ter, mas passou a cuidar da viuva de seu pai, afinal os filhos dele eram seus meio-irmãos....a viuva agradeceu muito por esta ajuda, vivem juntos ate' hoje...ela nutre uma paixão louca pelo seu Dr.....coisas da vida, coisas da vida!!!!
 
            Mas muitos e muitas dizem que são coisas da negra velha Luzidia que tinha uma pomba gira por nome de Maravilha e que esta foi a vingança ''delas''

            ...va' la' saber!!! mistérios da vida!!!

                  _+_+_+_+_+_+_+_+_+_+_+_+_+_+_

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 19/06/2011
Código do texto: T3045350