DONA ZEFA E O MEIO AMBIENTE

DONA ZEFA E O MEIO AMBIENTE

O sol se escondia fosco no horizonte, devido à fumaça das queimadas. Sr Eugênio cuidava do meio ambiente, mas as pessoas, os agricultores da localidade não colaboravam. Todos os dias chegava a fazer nuvens devido aos campos e matas queimando. Seria um acidente? Um incêndio criminoso?

O velho fazendeiro tinha um grande cercado onde abrigava alguns animais selvagens, com o intuito de preservar a espécie. Segundo diziam, esses estariam em extinção. Precisaria fazer alguma coisa pra salvar a natureza e os bichos. As tardes não eram límpidas como antigamente. O chefe de família chegava a perder o sono.

Dona Zefa sua esposa não podia ajudar porque andava bastante doente, apesar da preocupação da mesma. Mesmo num leito de dor, ainda teve uma ideia. Com dificuldade para falar, conseguiu escrever num caderno o que pensava. O atencioso marido estudou com carinho. Chamou filhos e genros e expôs o seu plano. Tratava-se de um projeto para preservação das matas... enfim, da fauna e da flora.

A mulher não conseguiu ver seu sonho realizado. Partiu antes de colocarem em prática. Com sua morte, todos da casa se apressaram, trabalharam com afinco, correram atrás do que precisava e alguns tiveram ajuda de alguns voluntários.

A campanha pra acabar com as queimadas estava lançada. Eugênio conseguiu apoio da prefeitura local, e outros prefeitos aderiram ao movimento.

Graças às autoridades locais que apoiaram o tal projeto, foi proporcionado que esse plano fosse mostrado pela mídia. Grande foi a adesão. O Brasil tomou conhecimento. Tantos foram os incentivos que grandes empresas passaram a patrocinar, e até mesmo outros países.

A viagem a Portugal para seu Eugênio visitar os parentes, foi totalmente pago pelos patrocinadores. Graças a um pensamento positivo de sua mulher que foi colocado em prática. Estendeu-se em todo o território nacional e a sua ideia transformado em um grande projeto, o qual o bondoso fazendeiro homenageou àquela que foi sua fiel companheira por longos anos. Deram o nome de Projeto Dona Zefa. Com isso houve um grande empenho em vários países para proteger o meio ambiente.

O Planeta respira melhor. A Sra Zefa não se encontra mais nele, fisicamente, mas seus ideais... continuam vivos. O sonho de preservação da nossa casa...

(Christiano Nunes)