ELIANA E O RATO QUE RUIU A LÍNGUA

ELIANA E O RATO QUE RUIU A LÍNGUA

a única razão pra dizer tudo está na vaidade, e a minha é dizer a verdade mentindo. eliana está feliz porque fica noiva essa noite, nem se lembra de quantas vezes temeu nunca realizar seu sonho. sei disso desde os meus dezessete anos quando presenciei, numa festa de fim de ano, seu desabafo para uma amiga. tinha bebido e aos prantos dizia que sua performance em manipular os homens a aniquilara,

O que mais quero é ser de um homem só

decidi nesse momento que roubaria as joias da mãe dela como seu noivo. fiz disso meu projeto de vida. às favas quem me julgar, são as mesmas pessoas que furam os próprios olhos diante da mesquinharia de suas vidas. essa noite, quando todos brindarem no jantar o futuro promissor da nova família que meus espermas prometem, os quatrocentos anos de pérolas e rubis ficarão em boas mãos,

As minhas

enquanto o velho de oliveira gramado albuquerque estiver discursando, começo a chorar discretamente emocionado com sua fala. assim roubo a cena e me levando. coloco-me de pé a seu lado, sugestão fácil da imagem braço direito. depois de nos abraçarmos igualmente emocionados, direi o quanto yaveh tem sido generoso para com este servo indigno por conceder um lorde por sogro e uma princesa adorável por esposa. de volta ao meu lugar na mesa, abraçarei a mãe dela. e só não arrancarei no ato o colar que usará porque tenho paciência. beijarei a testa da minha futura sogra sem arranhar a pele cosmética dela. por fim, convido a todos para a valsa.

Sigamos a farsa de mãos dadas a eliana nossas malas já estão prontas só não vamos para o mesmo destino.

sedada, eliana chegará ao marrocos quando eu estiver num distrito esquecido no mapa da austrália. no entanto, nesse instante, eliana está de frente para o espelho admirando seu armani verde turquesa. parece uma diva. não, eliana é uma diva. sei que seus sapatos estão na caixa redonda com motivos árcades em cima da cama, ela é tão previsível. ela sempre foi assim, eu conto. melhor dizendo, ela conta por mim numa carta perfumada que recebi depois de ter dito à ela que não tínhamos muito em comum... que apesar da pequena criação de gado no cerrado de goiás minha família não podia, nem em sonhos (lembro bem do clichê) figurar nas mesmas páginas da história... ao bla bla bla ela respondeu escrevendo:

“julieta seria capaz de simular a própria morte se a romeu fosse imputada a condição de escalar as paredes de seu aposento quero ter-te por mais um milhão de vidas e depois acordar do seu lado e morrer em cada beijo!". Tudo sem vírgulas, um horror. o ponto de exclamação é dela como é dela a citação de shakespeare, também clichê. está na hora de virar o jogo.

Mas o que estou dizendo?

cada palavra maldita prolonga o tempo, suspende o que falta para a ação. eliana não é mais que personagem de uma história que invento. se mesmo eu sou personagem, então melhor agir. tenho domínio sobre o destino dessas pessoas. não posso deixá-los perceber nesga que os desmascare, ou verdade em que se reconheçam. vida própria, o que é isso? o que importa ao fato é não pensar. ao acaso dissimulado, deixe-se levar. é luxúria isso de viver a vida. empenho planejado, ardil do fato. estamos protegidos, ninguém preciso de ponto final. por isso e por um pouco mais de capricho sigamos para o condomínio onde moram eliana. a discordância arranja desordem na boca de quem não ama ninguém. não tenho pena de pensar eliana deprimida. para o resto da sua vida inútil, o tempo que dispensei pagará o tédio.

é ali.

- Quando isso terminar, faremos um brinde.

- Aceito o convite.

Eliana vai dizer:

- Vem meu Romeu, os convidados esperam na outra sala. Te amo para sempre. Não fiz nenhuma surpresa. Meu sorriso? Impressão sua, meu amor. Meu amor, porque está tremendo? Os convidados te esperam meu amor.

(vou dar pra eliana uma noite inesquecível. estará sob efeito do champanhe caro, minhas mãos a levarão ao paraíso mais uma vez. pobre menina rica, pensa que ainda sou aquele rapaz que um dia pediu emprego pro pai dela. tudo planejado, ambiente, as falas, cada ação. estou seguro, nasci rato e tenho orgulho disso. eliana sempre diz "faço qualquer coisa por você")

Quem fala por último é Eliana:

_ Vê?

todos te esperam. aquele ali é oficial de justiça, vai conduzi-lo para a cadeia. mamãe usa o rubi, as outras joias não estão mais onde você as queria. um caso comum, disse-nos o agente que seguiu você durante o mês passado. saiba que vou compensá-lo por todas as noites e todos os beijos. uma vez a cada quarenta dias farei visita. sabe como é, para certificar-me que terá bons cuidados e não correr o risco de ser esquecida. está tremendo mesmo. não se apavore, assim perde o verniz. estamos todos de acordo, sua estada nos confins do alasca será um arrepio. posso garantir porque tudo foi planejado, meu amor.

Antônio B.

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 16/03/2012
Reeditado em 22/08/2015
Código do texto: T3558116
Classificação de conteúdo: seguro