A culpa de um inocente

Joernino saiu cedo da casa dos pais, La pelos seus 43 anos. E ainda tomou uma decisão radical, resolveu ir morar na cidade grande, decidiu abandonar Sertãozinho do Sul sua cidade natal para ir morar na capital. Pegou o dinheiro que ele guardava em casa, em um pote de doce de abobora de uma marca que já não mais se fabricava havia 20 anos. Chegando à capital a primeira missão era conseguir um lugar pra morar, com o aluguel mais barato possível, a segunda era conseguir um emprego. A primeira foi fácil, ao descer do ônibus depois de 12 horas de viagem leu um anuncio feito à mão que dizia: “pague o menor aluguel da cidade”. Foi onde Joernino foi parar depois de pedir muita ajuda para chegar ao local, La estava Joernino em um cubículo no bairro “Cantão Esquecido”, um nome horrível pensou Joernino, mas pelo preço que ele podia pagar.

Na verdade o nome oficial do bairro não era esse, mas ninguém lembrava mais ao certo qual era o nome, até as correspondências chegavam com o nome (Cantão Esquecido) entre parênteses era o único bairro com nome de guerra que se tinha noticia. Restava a Joernino agora a segunda missão: trabalhar na cidade grande. E por mais incrível que possa parecer ele também teve sorte, seu jeito interiorano agradou na primeira agencia em que foi. As pessoas gostavam dele, toda capital adora estrangeiros. Agora estava tudo resolvido tinha uma casa e um emprego.

-Porteiro! - Falava Joernino feliz da vida, muito embora ele não soubesse o que ele tinha que fazer, até por que sertãozinho do sul não tinha prédios, e muito menos porteiros. Mas Joernino era esperto, aprendeu metade de tudo que tinha que fazer infelismente o restante não foi possível, a sorte já havia acabo. Com uma semana de emprego o prédio fora invadido por dois homens, que também estavam na prática de seus primeiros empregos na cidade grande. Ambos foram presos algum tempo depois, mas uma infeliz casualidade acabou por incriminar Joernino, um dos invasores morava no bendito bairro Cantão Esquecido,

Agora o cidadão honorável de sertãozinho do sul era acusado de ter planejado o crime, afinal o os invasores conheciam a rotina do prédio, a rotina que Joernino não teve nem tempo de conhecer, mas mesmo assim ele foi preso por ser informante de seu vizinho. E qual seu verdadeiro erro? Ter ido atrás de um anuncio escrito a mão para morar num bairro com nome tão feio.

Júlio Cé
Enviado por Júlio Cé em 18/03/2012
Reeditado em 11/08/2020
Código do texto: T3562044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.