`` O HOMEM QUE FALAVA LINGUAS '' EX-TRANHAS '' ``

....e coloque '' ex-tranhas e ex-tranhissimas '' nestas conversas loucas e doidas que aquele homem mantinha apenas com alguns poucos , eu escrevi ...alguns poucos...e poderiamos dizer com certeza que eram pouquissimos mesmo, alguns diziam que eles, uns poucos, eram os previlegiados, eles, os que ouviam o que o homem lhes diziam e mais incrivel ainda era que todos eles lhe respondiam na mesma lingua ...eram mesmo uns previlegiados, de primeira..sortudos!!!

...Zelenio, o homem que falava linguas estranhas com um poucos previlegiados, nasceu na cidade pequena do interior, cresceu por la' mesmo, pouco foi `a escola, foi um menino calado, quieto, pensativo da vida, gostava de pescar e andar com seu cachorro paqueiro atras das pacas.

Frido, o cachorro, pegava ,trazia e Zelenio dava a ordem...solta!!, Frido soltava, a paca fugia e aquela com certeza nunca mas se veria...Zelenio virou um homem, conheceu Va'nessa, ele louco de amor foi nessa, embarcou e com ela se casou, filhos e filhas aos montes e quando Zelenio estava nos quarenta e quatro uma cascavel picou seu pe' direito, e foi por descuido e obra do destino que isto aconteceu...

Zelenio voltava da ''lida'' no campo, pe' ''inxado'', com fome, exausto,enxada nas costas, parou, no barranco se encostou, tirou as botas e a cascavel deu o bote, picou e fugiu.

Ele apenas sentiu a picada, nada mais viu, ficou deitado a noite toda e quando acordou o sol ja' ia alto, sua mente dava voltas, sentia tonturas, foi para casa e de novo dormiu, sua mulher viu o estrago, o buraco, a ferida enorme no pe' do coitado, tentou acordar, puxou, sacudiu, saiu e foi buscar socorro na vila.

Veio o doutor e o povo da vila todinho, e a noticia se espalhou como se o vento levasse as palavras..

"" Zelenio foi picado por uma cobra venenosa e esta' vivo e a ferida ja' esta' se fechando ''

Zelenio viveu, ninguem nunca soube como isto aconteceu, mas que ele viveu viveu e foi assim que ele passou a falar linguas estranhas....alias, ex-tranhissimas...vichiiii!!!!

Um dia veio o ''cura'', o padre da cidade ''maior'', que rezava missa uma vez por mes na igrejinha da vila, estava no meio da missa, falou um palavra em latim, talvez foi o '' dominum vobispu ou quem sabe la' ...oremos '' que despertou em Zelenio o latim adormecido por milenios e Zelenio disparou a falar, cantar, rezar e entoar a missa toda em latim...sanctorum santorum amem e o cura desesperado tentando o homem acalmar e qual o que....quanto mais o cura rezava mais latim o homem falava, foi preciso os dois milicos fardados para tirar o possuido da igrejinha...e o povo so' no buchicho, na fofoca danada de gostosa...afinal alguma coisa tinha acontecido de diferente na vila que era carente de tudo...de fofocas nem se fala!!!

Veio o doutor e nada de anormal achou, receitou cafiaspirina, melhoral e sonrisal e foi-se embora...Zelenio, coitado, se escondia, o povo cochichava, falava, fofocava, veio um pastor de descendencia germanica e Zelenio ficou olhando aquela pele clara, olhos azuis e quando o pastor falhou de Lutero, o Martin...pronto, Zelenio disparou a falar em ''alemom''...foi falando devagar e de repente desembuchou na lingua de Goethe e o pastor tudo entendia e tudo respondia e o povo que ali estava escutando nada entendia...e os dois conversavam, riam, gargalhavam, se divertiam....o pastor foi embora sem nada saber, ficou na mesma tanto ele como Zelenio...a vida seguiu.

E a coisa foi piorando, ou melhorando, ninguem sabia qual das duas coisas acontecia...um dia veio o negro Benedito, que era tataraneto de escravos e foi aquela festa...Zelenio ao ouvir o tal de Benedito falar ''zabumba'', pronto, falou na lingua da linda Africa, falava dialetos zumbis, palmares , senegales e outras linguas esquecidas e o negro Benedito se refestelava, ouvia, entendia e respondia e o povo com medo mas so' de lado cochichando, fofocando e o prefeito da cidade ja' mandando chamar as radios e teves e tambem jornais de noticias loucas e ''ex-tranhas'', que isto e' o que acontece dia e noite noite e dia...que loucura!!!!

E quando tudo isto chegou por la' Zelenio nunca mais se calou e nem se negou a falar qualquer lingua que alguem ''puxaxe''...falava crioulo misturado com frances do Haiti e ate' vudu sabia fazer, falava crioulo de Nova Orleans, gaelico, celta, grego, linguas vivas e mortas, linguas arabicas e dialetos italianos, napolitanos, e ate' a lingua oficial da mafia italiana, que e' super secreta que nem seus proprios membros sabem , mas Zelenio sabia e falava tambem mandarim, chines de cantao, cantava em japones e falava javanes tambem, conversou com a Miss Java que num ato de boa vontade o visitou para confirmar se ele sabia mesmo falar a lingua da linda Ilha de Java e ela ficou sabendo por ele que antes ja' havia existido um outro homem que falava javanes por aqui...ficou pasma!!! e nunca ficou sabendo que era tudo um truque do personagem do livro...coitada!!!

Mas como no mundo da noticia a coisa tem que ser rapida e do momento, o caso, ou causo, Zelenio passou, caiu no esquecimento, ninguem mais da midia impressa, falada e ''televista'' estava mais interessado no homem que falava linguas estranhas, ex-tranhissimas como diziam, a noticia do dia era agora o homem que andava no arame atravessando cachoeiras altas, guerras sem fim, desastres, acidentes e outros afins...enfim!!! a vida continua....

Zelenio, coitado, continua na mesma vila, esquecido pelo mundo que um dia o iluminou mas nada lhe deu, esta' velho, doente, mas feliz...afinal soube, e sabe ainda falar todas as linguas do mundo, mas fica pensando sempre...que o livro maior tem razao...Babel, Babel

Que Babel, que balburdia....quantas lamurias, quantas!!!

Zelenio o homem que falava ''javanez, chinês, japonês e outras linguas vivas e mortas, alias ainda fala e pelo visto vai continuar falando ate' o fim dos seus dias, vive na espera de alguem que fale uma lingua que ele ainda desconhece, mas e' so' a pessoa dizer uma palavra e basta...ele '' desembesta '' a falar na dita cuja lingua desconhecida e aja ''saco'' para faze-lo parar, quer conhece-lo? e' so' ir ate' la'...Passo Alto, pe' da serra, caminho das pacas, casa de taipa e e' so' sentir o cheiro bom do cafe' caipira que voce ja' sabe que na casa de Zelenio chegou...bom proveito!!!

Ahhhh!!! e quando por lá chegar experimente só para se divertir falar tupi....guarani....anhanguera...oca..cunhã...vichiii!!! o danado vai ter fala e assunto pra mais de dias e noites, noites e dias, comigo foi assim no dia que eu o entrevistei...até dormi com ele falando...falando....em guarani e me chamando de Ceci...adorei!!!

====================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 17/06/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3728854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.