Muito antes do Além...

-Em um primeiro momento eu não entendi muito bem o que estava acontecendo. Eu só lembro que senti uma dor muito forte no lado esquerdo do peito e uma dormência repentina no braço, esquerdo, claro. Depois, lembro vagamente de ter desmaiado e mais vagamente ainda de ter ouvido o som de uma sirene. Depois disso não me lembro de mais nada.

-Não esquenta não, meu camarada! Você não é primeiro e nem será o último que fica confuso nessa transição. Eu também fiquei meio... Como que se diz agora, no teu tempo? Sim... Sim... Isso mesmo... Eu fiquei “tipo”... Meio confuso... Perdidão.

-Espera aí! Perdidão...? Confuso...? O que é que está acontecendo aqui? E quem é este cara que está falando comigo? Médico não pode ser... Médicos vestem bata; aquela espécie de avental medido a camisa, de cor branca, e não o terno e gravata branca que este sujeito está vestindo... E essa aura luminosa em volta do corpo deste cara? E por que eu estou flutuando? Por que eu e este cara estamos perto do teto, acima do cara todo entubado e arrodeado de médicos e enfermeiras ali embaixo? Aquele lugar ali é uma... Uma... UTIIIIII????

-Isso mesmo! Uma Unidade de Terapia Intensiva, ou seja, uma UTI!

-Êêêêpaaaaaa! PUTA QUE OS PARIIIIIU!!! Aquele cara ali sou EEEEU!!! E você, cara? Quem é você? Se o que está acontecendo aqui é o que eu estou pensando... Fizeram “UPLOAD” do meu SISTEMA OPERACIONAL para o Além Vida? Do meu “Vis Viva”? Cara, eu só tenho dezenove anos. Não vivi nem duas décadas ainda! Porra, cara! Eu acabei de entrar na faculdade... Logo agora que eu ganhei aquela gatona da segunda fila da sala de aula? Na moral? Eu ‘tô na ‘cola’ daquela gata desde a época do cursinho.

-Irmão, acalme-se... Você ainda está em transição... Nada ainda é definitivo... Exaltar-se assim somente vai agravar o seu quadro... Veja... Os médicos estão utilizando o “desfibrilador” no seu invólucro. A propósito, meu nome é Ângelo... Bem apropriado, não? Eu sou o encarregado de lhe preparar para a possível grande viagem.

-Invólucro um cacete, mermão! Aquilo ali, levando choque pra caralho é o meu corpo, cara! Sou eu quem está pulando naquela cama feito rã de laboratório levando choque. E que “Grande Viagem” é essa, cara? ‘Tá ficando maluco? Eu tive um “treco” no coração... No coração, entendeu? Coisa hereditária, sempre acontece na minha família... Porém, nunca aconteceu com alguém tão jovem como eu... E mais... Eu não me droguei coisa nenhuma para fazer qualquer viagem que seja... Pirou o cabeção? Bebeu? Fumou maconha estragada???

-Então! Quem sabe você tenha alguma chance... No entanto, se eles não conseguirem reanimar o seu invólucro, infelizmente para você, vamos ter que preparar o seu passamento em definitivo...

-Nananinanão! De jeito nenhum que eu vou aceitar largar tudo assim... Na maior! Eu EXIJO que seja feito um DOWNLOAD do meu “Vis Viva”... Do meu “animus”... Agora...!!! JÁ!

-Irmão, as coisas não funcionam assim... Como você quer... Existem protocolos que devem ser seguidos, obedecidos... Entendeu?

-Protocolo coisa nenhuma, rapá! Você nunca ouviu que protocolos existem para serem quebrados? Para que é que existem os “hackers”, os “crackers”? É para quebrarem protocolos, sistema operacional, programas... O caralho a quatro... Tem que haver um jeito.

-Está certo, irmão! Depois falaremos sobre isso... Agora você tem que se acalmar e deixar a natureza seguir o seu curso... Ok???

-Ok! Coisa nenhuma! Quem está com o “seu” na reta sou EU! ‘Tá ligado? Mas tudo bem, vamos ver no que dar...

-Você pode fazer-me um favor?

-Favor cara...! Agora??? Espera aí...!!! Mermão, será que você se tocou que eu estou numa puta de uma enrascada e tu ainda vem pedir um favor? Nessa altura do campeonato? Ora, ora mermão... Faça-me o favor, você, meu camarada...!!!

-Irmão! Acalme-se... Essa sua agitação toda, certamente, não lhe fará nenhum bem...

-Calma um caralho, cara! Eu estou fodido, mermão! Eu estou na iminência de partir “dessa para melhor” e tu ainda pedes calma...!??? Tudo bem...! Tudo bem...!!! Qual é o favor?

-Coisa simples! Sem maiores complicações...

-Fala logo, cara!

-Bem... É uma curiosidade... Sabes como é... Eu fiz o meu passamento há muito tempo. Eu sou do tempo em que a última palavra em tecnologia da comunicação era o TELEX...

-TELEX? O que isso? É algo assim... Tipo... SEDEX? O correio implantou um novo sistema de entrega de correspondência? Esse tal de TELEX é mais rápido que o SEDEX? Então quer dizer que as compras pela INTERNET vão ser entregues com mais rapidez? Cacete! E eu aqui... Nessa tal de transição... SACO!!!!

-Irmão! Não é nada disso que você está pensando. Quando eu falo TELEX, eu estou referindo-me a um tipo de comunicação que existia à época em que eu estava encarnado... Habitava o meu invólucro. Naquele tempo existia até um jogo eletrônico muito bom... Divertidíssimo... Denominava-se ATARI... Era beleza pura... Como se dizia no meu tempo.

-ATARI? Já ouvi falar... Vi um... Uma vez... No museu da Tecnologia da Informação, lá na faculdade... Nossa! Faz tempo, hem? Faz o quê...??? Uns trinta anos? Por aí, né?

-Exatamente, irmão!

-E por que tu tens a aparência tão jovem? A impressão que eu tenho é que você deve ter, no máximo, uns dezesseis, dezessete anos...

-Quinze! Para ser mais exato.

-Porra, cara! Sinto muito... Subiu jovem, hem? Mas diz aí, qual é o favor?

-Você poderia explicar-me o que significa as expressões: “UPLOAD” e “DOWNLOAD”? Eu me expressava em inglês com fluência e, confesso, essas expressões são, para mim, completamente desconhecidas.

-Desconhecidas como? Em que mundo você viveu nos últimos trinta anos, cara? Na Lua? Noutra dimensão?

-Exatamente! Noutra dimensão... Estava sendo reeducado... Não tive muito contato com o mundo material... Esse mundo que você está na iminência de deixar...

-Deixar um cacete, mermão! E eu vou largar a gata que eu acabei de ganhar? E o Mundial de Clubes que o Coringão vai disputar em Dezembro desde ano... ‘Táis sabendo que a gente está em 2012, né não? ‘Tô com a passagem comprada pro Japão, cara! Não vou partir “dessa para melhor” sem ver o Timão ser Bi Campeão Mundial de Futebol... De jeito nenhum... Olha lá... Lá embaixo... Os caras estão fazendo de tudo para me levar de volta... AÍ, MOÇADA! VAMOS LÁ... VÃO DESISTIR ASSIM??? E A MORAL DE VOCÊS??? COMO É QUE FICA???

-Irmão! Você ainda não me falou dos significados das expressões “UPLOAD” e “DOWNLOAD”.

-Pô! É mesmo, cara! Vamos lá então... Também mermão, eu todo preocupado com essa tal transição e você querendo saber o que é “upload” e “download”, meu jovem! Tenha dó, né?

-Irmão! Afinal, você vai ou não vai explicar-me os significados?

-Calma cara! Para quem ficou três décadas se reeducando... ‘Tá bem nervosinho, né não?

-Desculpe-me!

-Esquenta não! Pois bem, primeiro vamos falar sobre o significado de “UPLOAD”... Basicamente, “upload” é a sacanagem que estão tentando fazer comigo...

-Como assim?

-Veja bem... Pôxa, cara! Eu estou aqui, quer dizer, na Terra, vivendo no bem bom... Na boa... Estudando... Azarando a mulherada... Torcendo pelo Timão... Pegando um cineminha... Malhando na academia... Jogando um futebolzinho no clube... Pegando uma praia “manêra”... E aí vem você mandado sei lá por quem e me tira da minha rotina, cara? Pega o meu “Vis Viva”, o meu “ânimus”, e simplesmente o transfere, tira, leva para outra dimensão ou o raio que o parta? Entendeu...??? “UPLOAD” é basicamente tirar um arquivo, dados, informações de um lugar presente e transferir para outro lugar mais distante... Capitou...??? Entendeu...???

-Mais ou menos! Quero dizer... Arquivos? Dados? Informações? Como assim...??? Eu pensei que nós estávamos nos referindo ao espírito, alma... Esse tipo de coisa, como vocês dizem atualmente.

-Cara! E o que é a alma ou o “animus”...??? O “Vis Viva”...??? Senão um conjunto de informações, experiências vividas e acumuladas ao longo da existência do ser humano? Eu me recuso a acreditar que esse mundo de experiências, “expertises”, sejam deletadas, esquecidas, jogadas no lixo quando o cara ascende para outra dimensão.

-Deletadas? Como assim? O que é deletar?

-‘Tá difícil, hem, mano? Mermão, deletar é apagar, sumir, passar a borracha, limpar! Entendeu ou quer que eu desenhe?

-Então, “upload”, basicamente, é o mesmo que transição?

-Mais... Ou menos... Isto é, se transição puder ser cancelada, basicamente, é isso aí?

-E o que significa “download”?

-Bem... “Download” é o inverso de “upload”... É pegar um arquivo, dados, informações que estão longe e trazer para o local presente... Oooobáááá!!!! Os caras conseguiram fazer voltar a minha pulsação, o meu coração voltou a bater, o respirador artificial foi desligado... ‘Tô voltando...Tchau...!!! Como você pode ver... Cancelaram o “upload” e estão fazendo o “download” do meu “Vis Viva”... Do meu “animus”... O papo até que estava legal... Depois a gente se vê... Mas só daqui a uns cem anos... OK? Valeu cara!!! Há...! Há...! Há...! Iarruuuuu!!!!!! Yabadabadúúúúúúú’!!!!!!!