Os dois burros

Dois burros descansavam perto de uma igreja, ouvindo duas beatas que passavam perto deles e conversavam sobre a missa a que haviam assistido.

-Oh, Maria do Céu, eu não sei mais o que fazer, meu marido está cada vez pior!

-Peça a Deus que lhe dê forças para aguentar isso, comadre. Só Ele mesmo para nos ajudar.

-É, eu vou pedir a Deus que me dê forças para suportar, mas é tão difícil. Meu marido está cada vez mais grosseiro. Ele desconta em mim e nos nossos filhos toda a raiva que tem da vida, diz que nossos filhos são inúteis e nunca darão para nada. Pergunta que mal fez a Deus para ter filhos tão imprestáveis.

-Seu marido deveria entender que arrumar emprego hoje em dia não é como no tempo dele. Sei que seus filhos tentam.

-Principalmente o mais velho. Ele estuda feito um louco para os concursos públicos e meu marido diz que tanta gente não estuda metade do que ele estuda e passa. O que ele quer dizer? Que, se ele não passa, é porque é burro!

-Vamos orar e pedir a Deus que ajude você e seus filhos a suportar isso.

As duas mulheres se afastaram e os dois burros se olharam.

-Ouviu o que elas disseram, compadre? perguntou um deles.

-Ouvi. A carga de uma delas é bem difícil de aguentar, não é?

-É. O marido dela deve ser como muitos donos de burro são: bota a coitada para carregar um peso enorme e ainda maltrata, tornando a vida dela insuportável.

-Uma coisa eu não entendo, compadre.

-O que você não entende?

-Por que pedir a Deus que a ajude a aguentar? Não seria melhor pedir a

Ele que a ajudasse a se libertar desse desgraçado?

-Também acho.Veja muitos burros: seus donos botam para puxar cargas pesadonas, não dão comida, não deixam descansar, maltratam com o chicote.

-Aonde você quer chegar, compadre?

-Veja bem,compadre: se esses burros fossem rezar, era para pedir a Deus que lhes desse forças para aguentar esses donos?

-Não, compadre, eu não acho isso justo.E é para aguentar sofrimento a vida inteira? Porque, quando esses burros ficam velhos, os donos abandonam para morrer.

-E, compadre, se Deus é bom, Ele não vai libertar aquele que sofre se este pedir?

-Acredito que vai, compadre.

-Veja só. Por que só pedir a Deus força para aguentar o marido que a maltrata? Por que não pede a Deus que faça os filhos conseguirem emprego para o idiota do marido parar de chamar os filhos de inúteis?

-Puxa, compadre.Você é tão inteligente.

-É, compadre. Você vê? E depois, é a nós que chamam de burros!

Os dois burros começaram a gargalhar e quem passava comentava:

-Como esses burros relincham!Até parece que estão rindo!

O dono dos burros veio com água e comida para eles, que disseram:

-Bem, nós, ao contrário de muitos burros e de muitas pessoas, não temos que aguentar ninguém nos maltratando.