A Lição de um anjo:BOM-DIA

Mimi acordou alegre naquela manhã, como sempre com o som estridente dos pardais próximos à janela do seu quarto bem decorado e o brilho do sol radiante pendente em um céu azul. Saiu da cama, os pés descalços - e riu quando viu o seu cabelo em desalinho, falou diante do espelho:

- Bruxinha...-falou para si

E deu risadas. Foi para o quarto dos pais.

- Bom-dia, mama, olha eu, não pareço uma bruxinha, olha so o meu cabelo.

-Hum, so se for uma bruxinha linda.

- Bom-dia, papai, olha, pai, olha a bruxinha.

E dava risadas.

- Vou dar bom-dia ao vovô.

- Querida...

Mimi não ouviu a mãe, saiu e, pelo corredor deu uma carreirinha, ansiosa-sempre fazia assim, saia da cama e ia dar bom-dia a todos. A sua mãe lhe ensinou isso, lição aprendida.Passados alguns poucos minutos, a menina, surpresa, e com engasgo na garganta, sem entender o ocorrido, voltou rápido para o quarto da mãe.

-Mamãe, mamãe, o vovô fugiu e levou todas as suas coisas.

Então, a sua mãe lhe contou o que aconteceu:" O seu avô estava velho, era doente. Tinha crises de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, talvez, não durasse muito".

A menina, atônita a escutava, com os olhos tristes.

Falava que cuidar do avô dela estava sendo um transtorno para ela e o marido. Havia se cansado de ter que prestar o socorro providencial uma madrugada ou outra. Os remédios custavam caros, os exames, também. O avô fora um homem de poucos recursos, pouco alfabetizado - ganhara a vida como vigilante.Uma aposentadoria parca. "O vovô foi deixando num local, onde se colocam as pessoas quando envelhecem, no geral, os que não possuem familia."

Disse a sua mãe,em redundância:

- O vovô não não vai morar mais conosco, colocamos o vovô num abrigo de velhos.

- Mas, mama, vou sentir falta do vovô, ja não tenho mais a vovó que eu gostava tanto. Ela foi morar com Deus.

Ralhou a menina, com ares de choro. Fez uma cara feia e lágrimas rolaram pelo seu angelical rosto.

- Por quê chora, menina?

Indagou a sua mãe.

- Não vou querer colocar a senhora e o papai num abrigo de velhos quando ficarem velhos - vou cuidar de vocês, mesmo que sejam muito, muito, muito doentes.

Naquele mesmo dia trouxeram o seu avô de volta. Lição aprendida, como dizer para o próximo: BOM-DIA,todos os dias-eternamente,até que dure a vida.

Leônidas Grego
Enviado por Leônidas Grego em 06/10/2012
Reeditado em 15/09/2013
Código do texto: T3919552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.