O Jejum do Padre

Muitas pessoas passam por nossa vida deixando marcas indeléveis e por vezes e na maioria dessas, elas não se deram conta de suas importâncias no decorrer da história.

Tive a felicidade de conhecer um sacerdote católico, que foi o que se poderia chamar de “uma figurassa”, tanto no sentido lato como no sentido metafórico. Professor, intelectual, dominava algumas línguas clássicas, alegre, contador de “causos” e piadas, extremamente preocupado com infantes e adolescentes e de resto, possuidor de uma disponibilidade inesgotável, sem falar no paradoxo dos extremismos. Padre Arnóbio Patrício de Melo ou simplesmente Padre Arnóbio foi no consenso, uma pessoa que deixou inexauríveis saudades e que me proporcionou inspiração para escrever outros três artigos sobre ele.

No final da Quaresma, iniciava-se pela liturgia da Igreja, o Tempo da Páscoa e o padre num trabalho de catequese, passou a detalhar os motivos e a prática do jejum. Foi no Domingo de Ramos na missa das 6:00h com o templo abarrotado e eu assentado num dos últimos bancos.

“Filhos, a Igreja prescreve o jejum com obrigação, apenas duas vezes no ano: Na quarta-feira de cinzas e agora na próxima sexta-feira da Paixão, embora vocês estejam liberados para jejuarem nos outros dias que lhes convier. Estão liberadas as crianças abaixo de sete anos e os idoso acima de setenta e ainda outras pessoas sob prescrição médica.

Não devemos comer carne de forma alguma. Afora isso é fácil elaborar um cardápio frugal. No café da manhã, por exemplo, vocês podem comer: Um potinho de iogurte, dois pedaços de pudim, um pão francês com geléia, uma raiz de macaxeira com mel de abelha (é gostoso à beça!)... Calabresa não pode, mas podem adicionar suco de frutas, um beiju de tapioca com manteiga de garrafa, cuscus...

Bem, a essa altura do tal jejum, já tinha gente dando gargalhada, era realmente impossível segurar o riso... Alguém comentou ao meu lado: desta vez nosso padre pirou...! E o padre continuou: Por favor, não comam mortadela, mas podem comer abóbora com leite, inhame com ovos mexidos, maçã, mungunzá, batata doce, broas, queijo, biscoitos, peras, tudo com moderação. Não podem colocar caldo de carne no cuscus, mas podem tomar chocolate, café, arroz doce. Torresmos, não, por favor. Rodelas de abacaxi são gostosas e faz emagrecer...

Difícil mesmo era acreditar que depois de um banquete desses, alguém não engordasse pelo menos uns quinhentos gramas.

No final da celebração o padre fora cercado pelos fieis e muitos se matavam de tanto rir e outros querendo saber se no domingo de Páscoa ainda podiam comer alguma coisa... Na verdade tudo o que aquela gente simples desejava na vida era poder um dia ter metade de tudo o que fora falado ali.

Padre Arnóbio, que Deus o tenha, nós fomos felizes ao seu lado.

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 17/02/2013
Código do texto: T4144785
Classificação de conteúdo: seguro