Adolescência

Um dia um adolescente disse: Um pai chato é um pai chato e assim é meu pai que é um chato. Meu pai é daqueles chatos egocêntricos e chatos, daquele pai que é não é um pai que é um pai, é daquele pai que é um monstro que se faz de monstro, ou seja, o pior tipo de monstro. Todo pai deve ser bom e duro ao mesmo tempo, tem que dizer não e educar, mas um pai chato não faz isso, um pai chato só pensa nele e não aceita opinião alheia, um pai chato, como o meu, só vê o lado dele e só vê a aparência das pessoas, não sabe e não quer conhecer de verdade nada nem ninguém, é chato e só come bolo bonito. Um pai chato é aquele que acha que a educação que ele dá é perfeita, mas nunca confia no filho, tudo isso porque ele é um chato. Um pai chato quer dar sermão e quer parecer que tem o melhor lugar no céu, é daqueles que não se importam com os sentimentos de ninguém, só quer saber dos seus próprios e fica repetindo palavra de gente maior que ele, decorando folhetinho de missa, e se acha o bonzão por pagar o dizimo. Um pai chato não respeita ninguém, fala mal por trás e tenta ser divertido com todo mundo fazendo brincadeiras chatas e insuportáveis como ele o é. Ele é um chato. Um pai chato acha que é dono do mundo e que entende todas as coisas do mundo, tem cinqüenta anos e já se diz muito sábio, muito sábio mesmo, para ele, ele é um quase centenário que tem respostas corretinhas para tudo, mesmo que nunca tenha parado realmente para pensar antes de responder. Um pai chato nunca aceita que erra, todo mundo tem que concordar com ele, esse chato! Um pai chato pega o controle da televisão e senta no maior sofá, fica horas e horas a fio vendo programas de esporte e ainda conversa com o apresentador que está dentro da televisão, em vez de conversar com o filho, que está dentro da casa dele, no sofá pequeno, espremido com a mãe dele e achando tudo isso um saco. Isso é chato. Um pai chato acha que sabe muito e que o filho não sabe de nada, sendo que ele que é um chato que nunca aprendeu a olhar as pessoas como elas são. Ele é um chato que ficou preso numa mania chata de ter como base perfeita o próprio nariz chato. Um pai chato desconfia do filho e o castiga por coisas que o filho não fez, porque é um chato que quer parecer Deus como se fosse onisciente e onipotente. Todo pai chato se acha todo poderoso, vive achando que é um imortal e que o filho nunca aprenderá a tomar leite no copinho, deixa o filho privado de pensar e escolher e acha sempre que pode prever o futuro. E esse pai chato, que prevê o futuro, sempre o prevê para o mal, caso a escolha tenha sido do filho. Um pai chato é daqueles que intimidam e dizem bobagens sem parar e fica repetindo a mesma coisa sem parar e diz sempre o mesmo sermão e acaba o sermão e repete tudo de novo e de novo sem parar... Só interessado em fazer o filho se sentir um burro que não entende nada se não forem repetidos milhões de vezes as mesmas coisas que já haviam sido repetidas antes. E se arranca uma lágrima do filho, faz esse filho engolir como se isso fosse fácil, fácil como roubar o danoninho dele na geladeira, e se a lágrima escorre, ele não sente nada ao ver que não está dando chances ao filho de falar, nem ao menos de respirar. Ele está sempre certo, ele é realmente um chato errado. Um chato que se intromete na vida do filho sempre e nunca aceita que o filho tenha os seus próprios sonhos, sonhos que podem muito bem não coincidir com os objetivos que são considerados, pelo pai chato, corretos e melhores. Ele é um chato do tamanho de júpiter, só não digo que é do tamanho do sol porque o sol é um astro muito bonito para ser comparado a um pai chato, tão imensamente chato. Um pai chato quer dar a profissão ao filho, um pai chato quer que o filho seja como ele, um pai chato não vê que o filho é infeliz, e se chegar a notar a infelicidade do filho, nem liga caso essa infelicidade não esteja ferindo seus conceitos super perfeitos, porque ele é o pai ideal, mas na verdade ele é um pai chato, ou melhor, um ser humano chato que teve um pai chato e que por isso é um chato. Meu pai é chato e eu vou ser chato também, mas com uma diferença, vou torcer para outro time e sentar em poltrona.

Notte Fonda
Enviado por Notte Fonda em 20/05/2007
Reeditado em 21/10/2008
Código do texto: T494112