A Tribo TVenida! - curtinha só...


Eles trafegam avenidas antigas, outrora vias de tráfego , e se assemelham a robôs espalhafatosos sem nomeação. Padecem do mal do visor frontal opaco ( devido ao álcool carbonado que estraga os vidros ou pláticos transparentes... ) e vagueiam tateando em busca de tomadas para gerir suas energias. E o único mal deles é perambular nas antigas ruínas que sequer vêem seres humanos há séculos. Ficam a chiar, estalar e divulgar cenas gravada de antigamente e suas sonoridade atraente os tornam "sereias encantadas" em todo lugar. O certo é que trazem desgraças e cizania por onde passam. São cobiçados por muitos.
Buscam aqui e ali, uma tomada, uma célula de combustível ou diatribes eólicas que ainda fornecem energia a um desconhecido mito da região: o solitário sapiens, aquele último luminar da genialidade humana perdida e legenda viva por si. São seres às vezes maléficos, alguns insistindo em cacofonia a sua antiga programação; outros, do bem ou quase isso - e existem em variedade infinita segundo se consta; estes últimos, porém, estão sempre se renovando e restando tão poucos...
Os TVenidas tem parceria com os mutantes de um só olho, os quais perderam o olho direito, sempre exigentes em ver imagens nos écrans desses seres transeuntes arremedos de robôs alucinados. Cada uma dessaas criaturas, infelizmente, evoluem poucos, mas os mutunas ( mutantes vários e este é seus apelidos nas ruínas antigas ) vão mais longe e se aproveitam dos TVenidas. estes mutavéis habitantes das esgotavernas gostam de luz artificial e temem clariade do solo acima. Capturam os robôs que transitam nos campos até mais longiquos das antigas cidadelas humanas, forçam-nos a revelar imagens, sons o que seja para aliviar o tédio de suas regiões subterrâneas. Mutunas e TVenidas possuem até um laço parasita entre eles, se assim pudermos entender.
Nas esgotavernas existem também os Cavenares, seres mais esquivos, hermafroditas e que geram seus próprios rebentos, alguns nascidos natimortos. Estes últimos pecam pela ambição de roubar mutunas e suas máquinas. Os Cavenares idolatram os TVEnidas e não temem luz do Sol, pois vivem a treinar suas ninhadas desde crianças a se exporem ao Sol do meio-dia. São espertos e conseguem alterar programações, anunciantes e sistemas de quaisquer robôs ou os raros andróides que ainda insistem em caçar a todos! Existem combates acirrados nos mais escuros e profundos esgotos...
Cada TVenida misteriosamente surgem do nada, a Leste de cada cidade ou campo adjacente Às ruínas da primeira capital dos hum,anos de antes. A sua gÊnese é execrada pelos esparsos humanos alterados - sim, alguns sobrevivem pobremente! - e tudo fazem para destruir estas máquinas agora tão comuns em muitos lugares. E o mundo está atomizado e restam poucos indivíduos que ousam pesquisar uma busca pela origem oculta dos TVenidas. A eletrônica envolvida ainda é desconhecida, pois poucos técnicos humanistas restaram e as informações sobre o mundo anterior a todo esse estado de coisas são escassas. Muitos poucos ensinam artes antigas e o que resta só possuem mal formação técnica posterior.
Alguns robês são achados e consertados, por assim dizer, e são induzidos à caça de todos que encontram, sejam seres vivos ou artificiais. De certa forma alguns governos ocultos de cada estado do país tornaram isso uma abominação e deram por bem de chamar a isso de Heresiarte! Um senso de religiosidade por ora toma a cabeça de alguns seres em povoados distantes da Capital arruinada. Parece que tal fato se tornará secular e potencialmente perigoso aos mutunas, humanos e TVenidas!

 
Jurubiara Zeloso Amado e Francisco Carlos Amado
Enviado por Jurubiara Zeloso Amado em 25/01/2015
Reeditado em 25/01/2015
Código do texto: T5113321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.