" O SEGREDO DAQUELA PORTA FECHADA COM VÁRIOS CADEADOS E MAIS DE SETECENTAS CHAVES ""

Nasceu pobre o danado do Tião ( no batismo Sebastião ) mas de um jeito ou de outro rico ficou. Trilhardário.

Na meia idade ''mandou'' ( que quem tem ''o caixa'' tem poder e quem tem poder...manda, manda e não pede ) construir sua mansão...a casa era um livro aberto para toda a familia, amigos, convidados, etecetera e tal...menos uma sala.

Naquela sala só ele entrava e lá dentro se trancava e a curiosidade alheia ( familia, convidados, amigos e mais ainda dos ''inimigos'') só aumentava cada ano que passava....uma única vez ele reuniu a familia, amigos e convidados e abriu a sala para todos poderem ver que nada de mais havia lá dentro...a não ser uma porta fechada com diversos cadeados e chaves para todo lado...mostrou e o ''povão'' mais que alucinado querendo saber o que haveria por detras daquela porta...que segredo guardaria em baixo de tantas chaves?

Perguntas e mais perguntas e a nenhuma delas ele respondia e nunca ninguem ficou sabendo o mistério daquela porta, para onde ela levaria?...o que haveria de tão secreto?

E como todos os mortais, ele morreu.

Morreu e foi enterrado logo na manhã seguinte.

E a familia, os amigos, os convidados foram diretos e retos para a tão famosa sala, o chaveiro abrindo as fechaduras e depois foi a vez de se estourar os cadeados ( demorou horas, havia gente da familia, dos amigos, dos convidados, suando frio, morrendo de impaciência, nervosos, havia gente chorando de desespero para saber tão famoso segredo....e o chaveiro deu sinal verde.

A esposa girou o trinco e foi puchando a porta devagarinho e quando abriu por final o que se viu foi um parede de tijolos vermelhos e uma inscrição nela escrita....

"" A CURIOSIDADE MATOU O GATO ''.

Decepção total, foram saindo cabisbaixos, calados e com raiva , muita raiva...a sala ficou solitária...quieta, e por uma porta que nunca ninguem, familia, amigos e convidados, jamais haviam notado entrou Vanilza, a empregada da casa, mulata linda de viver, de bem com a vida, fogosa...vinha limpar a sala como fazia todo dia a mesma hora, mas hoje estava triste...não haveria o envelope com os úteis reais dentro dele...quem deixava aqueles reais tinha ido embora e esta seria a ultima vez que Vanilza viria limpar a sala, entrava pela escada secreta e passava algumas horas distraindo o seu Tião, e que distração...ulá lá!! e assim tambem tinha feito a mulata Valdivia antes dela e antes de Valdivia havia sido Venicia e antes Vitalina e antes....e antes....e antes......vida longa viveu seu Tião e... certo estava ele.

================

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 28/01/2015
Código do texto: T5116744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.