Vejam só que raciocínio matemático interessante...

O QUE É CAPITAL DE GIRO?

Numa pequena cidade, os habitantes, endividados, estão vivendo à custa de crédito. Por sorte, chega um gringo de repente e entra no único hotel ali existente. O forasteiro retira do bolso uma nota de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.

Enquanto o gringo olha o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro. O açougueiro, por sua vez, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem estava devendo e paga tudo. O criador também pega a nota e corre até o veterinário para liquidar sua dívida. O veterinário, com a nota de R$ 100,00 em mãos, vai até a zona local pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise, essa classe também trabalha a crédito). A prostituta sai então com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde leva seus clientes; e como ultimamente não havia pago pelas acomodações, paga a conta pendente de R$ 100,00.

Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão e pede sua nota de R$ 100,00 de volta. Agradece e diz não ser o que esperava, saindo em seguida do hotel e da cidade.

Ninguém ganhou ganhou ou gastou nenhum centavo, porém, agora todos na cidade saldaram suas dívidas e começam a ver o futuro com confiança.

Moral da história: Não queira entender economia. Basta saber apenas que, quando o dinheiro circula, não há crise!!

Contos do Facebook
Enviado por Paulo Seixas em 28/05/2016
Reeditado em 13/05/2024
Código do texto: T5649784
Classificação de conteúdo: seguro