Sob o zimbro

[Acusado de ser o mandante da chacina do monte Carmelo, eis que Elias foge para o deserto, e ao cair da noite, exausto, deita-se para dormir sob um zimbro.]

- Elias?

- Hein? - Elias acordou sobressaltado, mão na espada, pronto para defender-se até a morte. Na noite escura, viu um vulto encapuzado de pé, à sua frente, parcamente iluminado pelas brasas da fogueira que acendera para espantar os animais selvagens.

- Calma, Elias! Vim trazer ajuda! - Disse o vulto, erguendo a mão direita aberta.

- Quem é você? - Elias sentou-se, segurando a espada.

- Pode me chamar de Saul - foi a resposta. O encapuzado agachou-se, e depois sentou-se, pernas cruzadas.

- Como me encontrou, no meio do deserto? - Inquiriu Elias, desconfiado.

- Pelo GPS - disse Saul apontando para cima.

Elias olhou para as estrelas sobre sua cabeça.

- Você é um enviado do Senhor?

- Sou a pessoa mais próxima disso nesse descampado: um advogado.

- Advogado?

- Sim, homem. Escute: você vai precisar de um bom advogado para se defender das acusações terríveis que aquela Jezabel está fazendo contra você.

- Mas é tudo verdade... fui eu mesmo quem... - protestou Elias.

Saul colocou um dedo na frente dos lábios.

- Psiu, homem! Quieto! Quer que Israel inteiro ouça? Escute aqui: para que eu possa pegar o seu caso, a primeira coisa é negar todas as acusações. Veementemente. Mesmo que sejam verdadeiras. Mesmo que haja testemunhas.

- Mas...

- Sem "mas" nem "mais", Elias. Quem entrou na roubada? Você. Quem vai ser acusado de intolerância religiosa e crimes de ódio? Você. Então, fique quieto e siga as minhas instruções.

- Bem...

- Veja, eu trouxe uma mochila com rações do exército americano. Coisa de primeira. Durma, que mais tarde eu o acordo para um lanchinho. Temos muito que andar até o meu escritório...

- O seu escritório?

- No monte Horebe. Vá, tire seu cochilo. Eu vou fazer um miojão enquanto isso.

[E Elias dormiu, e sonhou que havia sido visitado por um anjo do Senhor. E, quando despertou, ao raiar do dia, havia um prato de massa com molho de tomate picante ao seu lado.]

[11-05-2017]