O Culto

- Aposto que você nunca iria esperar que Buda e Cristo viessem juntos à Gary, Indiana.

Joyce Lamer, minha colega do "Gary Evening Times", recostou-se na lateral do carro de reportagens do jornal, junto do qual estávamos, e cruzou os braços. Um gesto mais de proteção contra o vento frio às margens do Lago Míchigan, do que de negativa.

- Que apenas um deles quisesse vir à Gary, Indiana, já seria notável. Será que vão nos conceder uma exclusiva?

- Pelo que sei, são dois pirralhos de Taiwan. E talvez não falem uma palavra de inglês.

Joyce remexeu na areia com a ponta do sapato social. Depois, ergueu a cabeça, olhando reto para a extensão azul do lago à nossa frente.

- Não acha meio decepcionante que esse Cristo não fale sequer aramaico... ou grego?

Encolhi os ombros e comentei com ironia:

- Mas o líder do culto confirmou o que já sabíamos: os EUA são a Terra Prometida.

- Garland, Texas, é a Terra Prometida - corrigiu-me ela. - Talvez devêssemos comprar uns terrenos por lá, antes que o mundo acabe...

- Com o que o jornal nos paga, não vamos poder comprar nem uma barraquinha de cachorro-quente.

- Não reclame... o líder deles anunciou que vem aí uma Grande Tribulação. Ano que vem.

- Prince já havia previsto isso em... 1982? Eu vou ficar realmente decepcionado se o mundo não acabar em 1999...

Joyce consultou o relógio de pulso.

- Eles vão vir mesmo para cá?

- Claro que vem - retruquei. - Seis carros de luxo com um bando de chineses vestindo macacões e chapéus de caubói brancos... não poderiam passar desapercebidos nem que quisessem.

Nossa espera, felizmente, não foi muito longa. Cerca de vinte minutos depois, um comboio de seis sedãs brancos surgiu na estrada. Pararam num estacionamento próximo ao lago e começaram a desembarcar dos veículos, cerca de 30 pessoas, incluindo quase uma dúzia de crianças. Resolvemos nos aproximar, eu disparando a minha Canon, registrando a cena inusitada.

- Joyce Lamer, "Gary Evening Times" - apresentou-se minha colega, um sorriso no rosto e gravador em punho, para o homem que sabíamos ser o porta-voz do grupo.

- Richard Liu, intérprete - identificou-se ele, tocando na aba do chapéu de caubói numa saudação antiquada.

- Poderia nos informar a razão de sua presença em nossa cidade?

- Este é um lugar de resgate... - ele indicou as margens do lago. - Após a Grande Tribulação, em 1999, Deus virá até aqui em seu disco-voador, para recolher os sobreviventes.

- Acho que não vamos mais precisar comprar aqueles terrenos em Garland... - cochichei de passagem para Joyce, enquanto tirava fotos das crianças. E, me virando para o intérprete:

- Qual deles é Cristo, qual deles é Buda?

- [16-03-2018]