'' PASSADO, AHHH O PASSADO COM SEUS SEGREDOS E SEUS DOCES ACORDES, AHHH O PASSADO ''

MEUS QUARENTA E DOIS ANOS NUNCA VOU ESQUECER.

PAREI NAQUELA IDADE, MENTALMENTE NUNCA MAIS DESTA IDADE EU SAÍ POIS FOI JUSTAMENTE NO MEIO DOS MEUS QUARENTA E DOIS QUE EU COMEÇEI A VIVER, E EU LHES DIGO COMO.

EU ME CASEI AOS VINTE E DOIS E AOS VINTE E CINCO JÁ ERA PAI DE UM MENINO E UMA MENINA, CASEI POR AMOR, AMAVA MINHA FAMILIA, TRABALHAVA FEITO DOIDO PARA DAR O MELHOR PARA NÓS QUATRO.

O TEMPO CORREU RÁPIDO E RASTEIRO E NOS MEUS QUARENTA O CASAMENTO ANDAVA UM TANTO QUANTO ''FROUXO, MEIO QUE PARANDO, QUASE QUASE PARADO, EU FAZIA O QUE PODIA DO MEU LADO DO CASAMENTO, A ESPÓSA TAMBEM, JÁ HAVIAMOS ATÉ CONVERSADO A ESTE RESPEITO MAS ÍAMOS TOCANDO O BARCO.

FILHO E FILHA JÁ ENCAMINHADOS NA VIDA, O FILHO NA FACULDADE EM UMA CAPITAL LONGE DE CASA, A FILHA CASADA E MORANDO EM OUTRA CIDADE E NOSSA CASA QUIETA E SE NÃO FOSSE A ENCANTO, NOSSA PASTORA ALEMÃ, MAIS QUIETA AINDA SERIA.

ENCANTO ERA MESMO O ''ENCANTO DO LAR'', BRINCALHONA, LATIA, FAZIA FESTA E NÃO DEIXAVA NINGUEM SOSSEGADO, E A VIDA ASSIM TRANSCORRIA NO DIA A DIA.

MONOTONIA. ROTINA. SOLIDÃO A DOIS.

UMA TARDE FUI NO ESCRITÓRIO DO CONTADOR DA MINHA PEQUENA EMPRESA, O ESCRITÓRIO FICA NO CENTRO COMERCIAL DA MINHA CIDADE, A SECRETÁRIA ME AVISANDO QUE ELE HAVIA SAIDO, IDO AO BANCO MAS EM DEZ MINUTOS ESTARIA ALI PARA ME ATENDER, SENTEI, FIQUEI FOLHEANDO UMA REVISTA, NADA DE INTERESSANTE, LEVANTEI, FUI ATÉ A JANELA, ESTAVA NO TERCEIRO ANDAR, OLHEI PARA BAIXO E VI AS RUINAS DA VELHA MANSÂO DE UM DOS ANTIGOS BARÕES DO CAFÉ.

ESTA MANSÃO NO PASSADO FOI LINDÍSSIMA, RICA E LUXUOSA,FOI CONSTRUIDA NO SÉCULO XIX E DIZEM QUE O BARÃO DONO DELA NÃO POUPOU DESPESAS PARA CONSTRUI-LA, TROUXE MUITA COISA DA EUROPA, LUSTRES, CRISTAIS DAS PORTAS E TUDO ERA DA PRIMEIRA QUALIDADE NO SEU ACABAMENTO.

ME LEMBRO DE QUE UM DIA EU VI EM UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE, SEUS MORADORES E SEUS CASARÕES, NO CENTRO DE ARTES E CIÊNCIAS, FOTOS DESTA MANSÃO.

MAS A CIDADE FOI CRESCENDO,SE EXPANDINDO, PRÉDIOS ALTOS SE ERGUENDO E A MANSÃO FOI FICANDO NO MEIO, FOI FECHADA, LACRADA, COLOCARAM TAPUMES E LÁ FICOU ELA ENVELHECENDO, DIZEM QUE HERDEIROS NÃO SE ENTENDEM QUANTO AO PREÇO DE VENDA E ASSIM ESTÁ ELA LÁ COM SEUS FANTASMAS, RATOS E RATAZANAS.

E AGORA EU NA JANELA OLHANDO AS RUINAS DE UMA DAS MANSÕES MAIS LINDA DO PASSADO GLORIOSO DA MINHA CIDADE E IMAGINANDO QUANTA VIDA, QUANTAS ALEGRIAS, TRISTEZAS, DRAMAS, ETC ETC E TAL NÃO TERIA PASSADO POR AQUELAS PAREDES, QUANTA VIDA NAQUELE IMENSO QUINTAL, QUASE UMA PEQUENA CHÁCARA AGORA CHEIO DE MATO E ENTULHO....

SENTI TONTURA, FECHEI OS OLHOS, ME SEGUREI NA BEIRADA DA JANELA, OUVI UMA VALSA TOCADA AO PIANO, ABRI RÁPIDO OS OLHOS E VI, JURO QUE VI....A MANSÃO ESTAVA VIVA.

TINHA VIDA AGORA A MANSÃO...O QUINTAL ENORME, VERDE, ÁRVORES, CARRAMANCHÕES, DUAS MENINAS BRINCAVAM, UMA PRETA GORDA LAVAVA ROUPAS EM UM TANQUE ENORME, TINHA PATOS SOLTOS, UMA SENHORA ESTAVA SENTADA EM UMA DAS VARANDAS, PARECEU-ME QUE COSTURAVA, FAZIA TRICÕ, CROCHET, ALGO ASSIM, E EU VI PARTE DE UMA SALA, UM PIANO E UM PERFIL DE MULHER NELE TOCANDO A VALSA, SUBIA UM CHEIRO BOM DE COMIDA SENDO FEITA, SOPA DE FEIJÃO, PENSEI, COISA BOA, UMA OUTRA SENHORA VEIO SE JUNTAR A QUE COSTURAVA E FICARAM ADMIRANDO O TRABALHO E EU OUVI NITIDAMENTE ESTA ULTIMA CHAMAR POR UM NOME DE MULHER....HAVIA SE LEVANTADO E DA SOLEIRA DA PORTA CHAMAVA..

ALICE...ALICE...VENHA ATÉ AQUI VER O BORDADO QUE DONANA TERMINOU DE FAZER....

O SOM DO PIANO CESSOU, A MULHER SENTOU E ''ALICE'' CHEGOU, SENTOU E FICARAM ADMIRANDO O BORDADO.

MEU CORAÇÃO DISPAROU, EU ESTAVA NO TERCEIRO ANDAR, ELAS NO SEGUNDO DA MANSÃO, DAVA PARA VE-LAS NITIDAMENTE E SE FALAVAM UM POUCO MAIS ALTO TAMBEM OUVIA E QUANDO RIRAM ESCUTEI PERFEITAMENTE...E MEU PULSO A MIL, AQUELE ROSTO...AQUELA ''ALICE''...EU JÁ HAVIA VISTO EM MEUS SONHOS, JÁ CONHECIA...SENTI FRIO, CALAFRIOS, ARREPIOS E MEUS OLHOS DELA NÃO DESGRUDAVA...ESTAVA PARADO, HIPNOTIZADO..

SEU JOSE...SEU JOSE...VOLTEI A MIM, ERA A SECRETÁRIA,...SEU DÉCIO JÁ CHEGOU, PODE ENTRAR...OLHEI COMO UM ZUMBI PARA ELA, MEIO ATORDOADO, ZONZO, NARCOTIZADO, E VOLTEI A OLHAR PELA JANELA....ESCOMBROS, ENTULHOS, SUJEIRA, RUINAS, POEIRA, O CAOS NAQUELE QUINTAL ANTES TÃO CHEIO DE MUSICA E VIDA...FUI CAMBALEANDO ATÉ O CONTADOR, TENHO CERTEZA QUE TANTO ELE COMO A SECRETÁRIA ACHAVAM QUE EU ESTAVA TENDO UM TRECO, UM TROÇO QUALQUER, POIS NÃO PARAVAM DE ME PERGUNTAR SEU EU ESTAVA BEM...ESTAVA, QUER DIZER ESTAVA NÃO, MAS CONVERSAMOS DENTRO DOS MEUS LIMITES, ASSINEI ALGUNS PAPÉIS E SAI.

PAREI NA CALÇADA EM FRENTE A MANSÃO, ENTARDECIA, O LUSCO-FUSCO DA TARDE MAIS A BOCA DA NOITE CHEGANDO DAVA UM AR TRISTE E LÚGUBRE AOS TAPUMES VELHOS, ELES ESCONDIAM A FEIURA DO QUE UM DIA FOI LINDEZA, FIQUEI PARADO OLHANDO AQUELAS TÁBUAS PODRES MAL ENCAIXADAS UMA NAS OUTRAS, DAVA PARA VER O ALTO DO TETO DA MANSÃO TODO TRABALHADO EM MADEIRA FEITO RENDA, FUI CHEGANDO E TOQUEI NO QUE ERA O GRANDE PORTÃO DO TAPUME...SENTI CALAFRIOS, TONTURA E ME FIRMEI MAIS AINDA NO PORTÃO PARA NÃO CAIR, FECHEI BEM OS OLHOS, RESPIREI FUNDO E AO SOLTAR O AR SENTI MINHA MÃO EMPURRANDO O PORTÃO...ABRI OS OLHOS.

ERA NOITE, A MANSÃO TINHA VIDA, LUZES, VOZES, MUSICA DE PIANO, FUI EMPURRANDO O PORTÃO DE FERRO, FUI ENTRANDO NO JARDIM, CHEIRO DE DAMA DA NOITE, PERFUME DELICOSO NO AR, UMA JANELA ENORME E EU ME ENFIEI NO MEIO DE DOIS ARBUSTOS E CURIOSO ESPIAVA ''LÁ DENTRO'', COISA LINDA!!!

UMA MESA ENORME, PESSOAS JANTANDO, VI AS DUAS MULHERES E MAIS ''ALICE'', DOIS HOMENS, UM MAIS VELHO NA PONTA DA MESA, OUTRO MAIS JOVEM AO LADO DE ALICE, AS DUAS MENINAS, A NEGRA GORDA E MAIS DUAS OUTRAS SERVINDO O JANTAR E MAIS ALGUMAS PESSOAS SENTADAS AO REDOR DA MESA E MEUS OLHOS NÃO ''DESGRUDAVA'' DO ROSTO DE ''ALICE''...SENTI FRIO, MUITO FRIO, ARREPIOS, ACHEI QUE IA DESMAIAR...FUI ME AFASTANDO, SAINDO RAPIDO E EM SEGUNDOS ESTAVA NA CALÇADA EM FRENTE AO TAPUDE VELHO E SUJO...ATORDOADO TOMEI UM TAXI, FUI PARA CASA E QUEM DIZ DE PODER DORMIR...SÓ LÁ PELAS CINCO CONSEGUI PASSAR POR UM SONO, ACORDEI ASSUSTADO...MEU CARRO!!!

NAQUELE ESTADO DE TOPOR QUE ESTAVA HAVIA TOMADO O TAXI E ESQUECIDO MEU CARRO NO ESTACIONAMENTO, TAMBEM NÃO TERIA CONDIÇÕES DE DIRIGIR...FUI BUSCAR, NÃO CONTEI NADA DISTO PARA NINGUEM, FIQUEI EM FEBRE, PASSAVA EM FRENTE DA MANSÃO TODO DIA, DISFARÇAVA, OLHAVA PARA TODOS OS LADOS, E IA ESPIAR NOS PEQUENOS BURACOS DO TAPUME, COLOCAVA MINHA MÃO, EMPURRAVA E NADA...NADA, NÃO TINHA CORAGEM DE IR AO CONTADOR E OLHAR PELA JANELA, NÃO HAVIA MOTIVO PARA IR LÁ NO ESCRITÓRIO E SE CONTASSE PARA ALGUEM ME CHAMARIAM DE LOUCO, O QUE DEVERIA SER MESMO, EU ESTAVA FICANDO LOUCO.

E ASSIM FORAM SE PASSANDO AS SEMANAS, MESES...UM TARDE FUI FAZER UMAS PESQUISAS NA BIBLIOTECA CENTRAL, FIQUEI ENFIADO NOS PAPÉIS MUITO TEMPO E PRECISEI IR AO BANHEIRO, FECHEI A PASTA, ME ESPREGUICEI, ME ESTIQUEI E FUI E AO VOLTAR VI...JURO QUE VI...''ALICE'' E AS DUAS MENINAS, ELA LIA E AS DUAS OLHANDO PARA ELA OUVIAM EXTASIADAS, ENCANTADAS, PAREI E FIQUEI OLHANDO E OUVINDO....

QUE VOZ!!! DOCE, MAVIOSA, SUAVE...

VOLTEI AS MINHAS PESQUISAS, TENTAVA ME CONCENTRAR, MAS NÃO CONSEGUIA E PENSAVA..''...LOUCO, LOUCO, ''ALICE'' NÃO EXISTE, SÓ NA SUA CABEÇA, TIRA ESTA COISA DE LOUCO DE SUA CACHOLA, PÁRA COM ISTO''....MAS EU VIA ELA LENDO, VIA, VIA SIM...ELA FECHOU O LIVRO, LEVANTOU FOI INDO EM DIREÇÃO A MESA DE DEVOLUÇÃO, AS DUAS MENINAS JUNTO...LEVANTEI.

''VOU ARRISCAR E PERGUNTAR SEU NOME, SE DISSER '' ALICE '' NEM SEI QUE FAÇO..''', NÃO FOI NECESSÁRIO, A SECRETÁRIA JÁ FOI DANDO O RECADO PARA MIM...

''JÁ VAI DONA ALICE? ''

FIQUEI PARADO FEITO TONTO, SEM SABER COMO AGIR, MAS ME RECUPEREI E DEI O BOTE....

''ALICE''?, BONITO NOME, O NOME DE MINHA MÃE, ELA AGRADECEU, SORRIU E EU ME DERRETI..FOI EMBORA, FIQUEI VENDO NAVIOS NO DESERTO...FEITO BARATA TONTA E FUI VOLTANDO A MIM DO MEU TOPOR...FOI QUANDO DEI POR CONTA DE QUE DESDE O MOMENTO QUE EU A VI, VI ''ALICE'' ALI NA BIBLIOTECA, TUDO ERA DIFERENTE, A BIBLIOTECA ERA OUTRA, AS ROUPAS DELAS, DA SECRETÁRIA, DAS PESSOAS, AS MESAS, OBJETOS, TUDO, TUDO ERA DE UMA ÉPOCA PASSADA..AHHH.DE NOVO NÃO!!! NAO!!! IA COMEÇAR TUDO DE NOVO!!! EU HAVIA TIDO OUTRA RECAIDA, VOLTADO NO PASSADO DA MINHA MENTE....PRECISAVA VER UM MEDICO, JÁ, URGENTE.

TIVE PESADELOS, FEBRE, AGONIA, SUOR, LÁGRIMAS, DESESPERO E ERA DOMINGO DE MANHÃ E EU LÁ NA FRENTE DO TAPUME...ESPIEI PELO BURACO, VI O JARDIM, FLORIDO, EMPURREI O TAPUME, ABRIU, ENTREI...''ALICE'' EM UMA ROUPA BRANCA LINDA, CHAPÉU DE JARDINAGEM, APANHAVA ROSAS, ME VIU, FICOU ME OLHANDO, OLHAVA PARA OS LADOS COMO PEDINDO SOCORRO, FUI INDO, CHEGUEI PERTO, ME APRESENTEI, DISSE QUEM EU ERA, LHE DISSE DO DIA DA BIBLIOTECA, ELA SE LEMBROU, FALAMOS SOBRE LIVROS, MUSICA, ELA ACHOU MINHAS ROUPAS DIFERENTES, LHE DISSE UMA PEQUENA MENTIRA QUE DE CERTO ELA NÃO ACREDITOU, CONVERSAMOS SOBRE A MANSÃO, ELA ADMIRADA COMO EU SABIA TANTO SOBRE A CASA E ME DIZIA QUE ERA CASADA COM O FILHO DO BARÃO,AS MENINAS SUAS FILHAS E QUE NESTE MOMENTO TODOS HAVIAM SAIDO PARA IR 'A MISSA NA CATEDRAL CENTRAL.

SEU PERFUME ERA DELICIOSO, DISSE ISSO 'A ELA, ELA ME DIZENDO QUE ERA UM PERFUME CASEIRO, MISTO DE BERGAMOTA, LIMÃO, ALFAZEMA FRANCESA QUE ELA MESMA PREPARAVA COM A AJUDA DE ANITA, QUE FIQUEI SABENDO ERA A SENHORA NEGRA QUE A AJUDAVA DESDE O DIA QUE ALICE NASCEU.

O TEMPO PASSOU RAPIDO, ME DESPEDI, COM A PROMESSA DE NO OUTRO DOMINGO VOLTAR, SIM, SIM, VOLTE SIM, ME PEDIU...VOLTEI...VOLTEI....VOLTEI....ME APAIXONEI...SE APAIXONOU...PERDIDAMENTE...PECADAMENTE...UM DOMINGO A AMEI, NA CAMA DELA, NO PECADO, NA LUXURIA, NO FRENESI DO AMOR, DA PAIXÃO, ME DEIXEI LEVAR, VIVIA SÓ PARA OS DOMINGOS...VIVIA EM EXTASE...ME TRANSFORMEI EM OUTRO HOMEM.

PESSOAS NOTAVAM ISTO, ME DIZIAM, MINHA ESPÕSA NÃO, ELA DEMOROU PARA NOTAR, ERA INDIFERENTE PARA ELA MEU ESTADO DE ÃNIMO, ENCANTO SIM, A PASTORA INTELIGENTE NOTOU, FICAVA OLHANDO PARA MIM COMO ENTENDENDO TUDO, PARECIA ATÉ QUE BALANÇAVA A CABEÇA, ORA CONCORDANDO, ORA DISCORDANDO...MAS O DOMINGO DE MANHÃO ERA MEU, SÓ MEU, EU SAÍA CEDO DE CASA, ESPERAVA NA ESQUINA A FAMILIA IR 'A MISSA E VAPT-VUPT NA MANSÃO ME ENFIAVA EU E ALI EU ERA FELIZ, ERA EU MESMO.

UM ANO, UM ANO INTEIRO DUROU ESTA LOUCURA, MAS UM DOMINGO DEPOIS QUE TINHAMOS FEITO AMOR COMO NUNCA, AINDA NO DELIRIO DA PAIXÃO,( CHOVIA MUITO, TROVÃO, TROVOADAS, CHUVA PESADA), NÃO OUVIMOS PASSOS NEM NADA E EU SÓ OUVI TIROS, GRITOS, URROS E LAMENTOS, ME LEMBRO DE TER SIDO ARRASTADO PARA O MEIO DA RUA, JOGADO NO MEIO DA LAMA E QUANDO ACORDEI NO HOSPITAL ME DIZIAM QUE EU HAVIA SIDO ATROPELADO POR UM CARRO...MENTIRA GRITAVA, EU, MENTIRA, TUDO MENTIRA...FOI O FILHO DO BARÃO, FOI ELE, ELE ATIROU EM MIM, NELA, NA ALICE....MENTIRA, MENTIRA, VÃO LÁ E VERÃO.

NUNCA FORAM, NUNCA IRÃO.

ME INTERNARAM EM UM HOSPITAL PSIQUIATRICO EM UMA CIDADE PRÓXIMA DA MINHA, FIQUEI MESES POR LÁ, TRATAMENTO PESADO E SEMPRE GRITANDO QUE ERA TUDO VERDADE, ME DAVAM REMEDIOS FORTES, DORMIA MUITO, VIREI ZUMBI, APAGUEI DA REALIDADE, VOLTAVA E ME DOPAVAM DE NOVO...EU GRITAVA, CHAMAVA POR ''ALICE''...ELA NÃO VINHA EU DIZIA QUE ERA PORQUE ELE A HAVIA MATADO A TIROS...MAIS REMEDIOS...MAS DOPAGEM.

COM O TEMPO E COM AJUDA DOS MEDICOS E DOS REMEDIOS FORTES FUI MELHORANDO E UM DIA DESTES QUE EU ESTAVA MELHOR UM DOS MEDICOS ME TROUXE COPIAS DE JORNAIS DOS ANOS TRINTA, MAIS PRECISAMENTE, MIL NOVECENTOS E TRINTA E DOIS, DIA VINTE E OITO DE NOVEMBRO...TRAGÉDIA!!!

TRAGÉDIA QUE CHOCOU A CIDADE E O ESTADO, QUICÁ O PAÍS, BARONESA É MORTA A TIROS PELO BARÃO AO SER ENCONTRADA NA CAMA COM O AMANTE...BLA BLA BLA..., MAS DO AMANTE NÃO SE FALAVA NADA, NUNCA SE SOUBE QUEM ERA, QUEM PODERIA SER, APENAS FAZIAM REFERÊNCIAS SOBRE ROUPAS DIFERENTES, EXQUISITAS, PARA AQUELES ANOS....MISTÉRIO QUE PERDUROU PARA SEMPRE E EU OLHANDO NOS OLHOS DO MEDICO E LÁGRIMA ESCORRENDO EM MINHAS FACES...JURO, JURO QUE EU O VI LIMPANDO OS OLHOS TAMBEM..MAS NUNCA ME DISSE QUE ACREDITAVA EM MIM....NUNCA!!!.

MINHA ESPOSA SE DIVORCIOU DE MIM. CANSOU DE MIM. LEVOU ENCANTO COM ELA. FIQUEI SEM NADA. MEUS FILHOS ME COLOCARAM EM UM PEQUENO APARTAMENTO DE UM QUARTO E SALA, VEM UMA SENHORA TREZ VEZES POR SEMANA, LIMPA E ARRUMA TUDO, FAZ COMIDA, DEIXA NO FREEZER, 'AS VEZES COMO, 'AS VEZES NÃO,

ONTEM FIZ OITENTA E OITO ANOS MAS COMO EU DISSE ESTOU PARADO NOS QUARENTA E DOIS E DELE NÃO SAIO, FIZERAM UM BOLO COM DUAS VELAS DE OITO, EU ME RECUSEI A APAGAR, A ASSOPRAR, E PARA ME AGRADAREM COLOCARAM DUAS, UMA DE QUATRO E OUTRA DE DOIS, APAGUEI, ASSOPREI....DESAFORO!!!

AHHH!! SABEM DE UMA COISA? DE UNS ANOS PARA CÁ ''ALICE'' TEM VINDO ME VISITAR AOS DOMINGOS PELA MANHÃ, FAZEMOS AMOR, FICAMOS JUNTOS, ELA LÊ PARA MIM, DORME ABRAÇADINHA COMIGO E SÓ VAI EMBORA NA SEGUNDA LOGO CEDO ANTES DE DONA CÉLIA CHEGAR.

HOJE SEGUNDA DONA CELIA CHEGOU E JÁ FOI ABRINDO PORTAS E JANELAS QUE É PARA SAIR ESTE FEDOR DE BOLOR FEDOR QUE O SENHOR DEIXA PELO APARTAMENTO SEU ZÉ, DIZ ELA, E JÁ VEIO ARRUMANDO A CAMA, AFOFANDO OS TRAVESSEIROS E CHEIRANDO OS MESMOS...

NOSSA SEU ZÉ!!! QUE PERFUME GOSTOSO!!! É NOVO? O SR COMPROU OU TI DERAM?

QUE PERFUME DONA CELIA?

ESTE UM SEO ZÉ, ESTE NO TRAVESSEIRO, ESTE QUE PARECE BERGAMOTA, LIMÃO, ALFAZEMA...DILICIA SEO ZÉ...O SR VAI TER QUE ME DEIXAR USAR UM POUQUINHO, NÃO VAI?

VOU, VOU SIM....( VOU NADA..ONDE VOU EU ARRANJAR O DANADO PERFUME QUE SÓ ''ALICE'' TEM, SÓ ELA SABE FAZER? VE LÁ SÓ ISSO AGORA, NINGUEM ACREDITOU NUNCA EM MIM E NÃO VAI SER AGORA QUE ESTOU DE NOVO TÃO FELIZ QUE VOU COMEÇAR A CONTAR OUTRA VEZ, VE LÁ!!! SE CONTAR DONA CELIA CONTA PROS MEUS FILHOS E LÁ VEM INTERNAÇÃO DE NOVO.CHEGA!!)

==========================================================================================================

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 01/06/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6352242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.