Mistério das pequenas coisas: A porta fechada

O mistério das pequenas coisas é para mim algo muito instigante. Tem coisas que chamam minha atenção, atiçam minha curiosidade num grau elevadíssimo. Fato que para outras pessoas deve passar despercebido. Pois bem, no local onde trabalho há o sanitário masculino e nele tem três portas para os vasos sanitários. Ocorre que a porta do meio está trancada e assim está desde que o local foi ocupado por nós. No passado havia um aviso de banheiro em manutenção, mas não há mais. Uma porta fechada para uma mente imaginativa como a minha é demais instigante, intrigante. Do lado de dentro? Um vaso sanitário ou nada, ou o buraco do encanamento. Só isto ou tão somente isto. O que mais haveria de ter?

Uma pequena mesa, cadeira, papeis, canetas e uma pessoa sentada. Fazendo o quê? Resolvendo cálculos incalculáveis, utilizando constantes inconstantes com números surreais. Busca saber o comprimento, largura e profundidade das relações humanas mui complexas. Entender relações de amizade que se desfazem com um olhar ou um balbuciar. Ao mesmo tempo despacha como ministro do mistério. Poderia ser eu este ministro, mas não sou, porque estou do lado de fora, olhando a porta e conjeturando possibilidades. Se há um ministro, ele deve ter sido nomeado em Diário Oficial. Qual publicação, qual dia? È um cargo técnico, comissionado? Ele sabe o que faz ou não deve saber o que precisa fazer?

Pode ser que atrás da porta tenha uma passagem subterrânea que dê a um túnel que nos levará a conhecer as cavernas ocultas do Poder e quem sabe entender o motivo deste país ser assim. Quem sabe descubramos a origem da malandragem, a origem do poder da amizade política ou por que se pratica tanta chacota e gozação na adolescência.

Por fim atrás da porta só tem um vaso sanitário com problemas e que mistério é este que depois de quase quatro anos ainda não foi consertado! Isto sim é um grande mistério. Pouca demanda? Ou foi simplesmente esquecido. Será que se um dia for consertado o ministro sairá de lá com a solução ou alguém terá voltado do túnel com as respostas que todos querem ou não. Enquanto isto é apenas a porta do meio fechada instigando minha imaginação.

14/10/19

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 14/10/2019
Reeditado em 14/10/2019
Código do texto: T6769418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.