Astrologia corporativa

Como parte do processo de recrutamento, haviam lhe dado um teste para responder.

- O teste vai determinar em qual grupo a sua personalidade se encaixa - explicou a recrutadora.

- Saber isso é mais importante do que a minha experiência? - Questionou ele.

- É importante para o trabalho em equipe - redarguiu ela.

Eram 45 perguntas, e ele as respondeu cuidadosamente. A recrutadora conferiu as respostas com uma tabela e anunciou o resultado em seguida:

- Você é um tipo C.

- Melhor do que D, pior que A e B? - Indagou ele preocupado.

- Não é uma escala progressiva. Quer dizer simplesmente que você se enquadra no grupo de pessoas C - explicou a recrutadora.

- E o grupo C é bom ou ruim? Comum ou excepcional? - Quis saber ele.

- O grupo C é um grupo pequeno, mas especial - explanou a recrutadora. - São questionadores. Querem saber como as coisas são feitas.

- Oh. Este sou eu - reconheceu ele. - Ao menos enquanto estou fazendo testes cujos propósitos não conheço. E se eu for contratado, irei trabalhar com outros do grupo C?

- Não. Os do grupo C são bons em supervisão. Nós os colocamos para gerenciar As e Bs.

- Mas não Ds?

- Os Ds não são bons para trabalho em equipe. Muito individualistas - declarou ela. - Geralmente saem-se melhor como representantes de vendas, onde administram o próprio tempo.

- E os As e Bs, estes que supostamente terei que gerenciar?

- Os As são introvertidos e racionais, os Bs são expansivos e emotivos.

- Eu posso ser um A às segundas e um B às sextas - ponderou ele. - Essas categorias não são um tanto rígidas demais?

- São boas para fazer uma avaliação rápida - admitiu ela. - E eliminar candidatos que não se enquadrem no que precisamos para uma vaga. No seu caso...

E o encarou com ar satisfeito:

- Você é precisamente o que estávamos procurando.

- [14-11-2019]