Não é normal

- Michael, como você se sente?

Deitado no divã, olhando para o teto, Michael respondeu a pergunta da terapeuta de forma cautelosa:

- Não tão bem... ou eu não teria vindo procurar ajuda, doutora Zofia.

- Mas nem sempre as pessoas procuram terapia apenas porque não se sentem bem - ponderou a terapeuta. - Às vezes, apenas querem descobrir mais sobre elas mesmas. Mas o que o fez pensar que não estava tão bem?

- Eu tive uma espécie de... acho que um tipo de... colapso nervoso... não sei. Estava difícil seguir com a universidade, então tranquei a matrícula.

- E qual foi a reação da sua família quando tomou esta decisão?

- Não houve. Eles moram em Filadélfia, não tenho família aqui em Ohio.

- E alguém lhe aconselhou a vir procurar ajuda profissional, ou veio por sua própria iniciativa?

- Foi o Jimmy quem teve a ideia. Jimmy geralmente fica inquieto quando fico sem falar muito tempo.

- Jimmy vive com você?

- Sim.

- E o que esse Jimmy é seu? Um parente, um amigo, ou...?

Michael virou-se para a terapeuta, testa franzida.

- Nada desse tipo, doutora. Nós nos conhecemos desde crianças.

- Certo, certo - a terapeuta anotou algo em sua caderneta. - Então o Jimmy lhe sugeriu que viesse procurar ajuda.

- Exato.

- E além do Jimmy, você tem outros amigos aqui em Columbus?

- Amigos? Não... ninguém muito chegado. Não sou muito sociável.

- Nem mesmo no seu trabalho?

- Não... nada além do nível profissional.

- E quanto a relacionamentos?

- Comecei alguns, mas não foram adiante. Acho que o Jimmy... o Jimmy é um pouco ciumento.

- Jimmy atrapalhava os seus relacionamentos? - Indagou a terapeuta, caneta encostada no queixo. - De que forma?

Michael deu de ombros.

- Da forma como sempre faz... interrompendo a conversa. Isso não acontece com a senhora?

A doutora Zofia ergueu os sobrolhos.

- Acontece... o quê?

Michael bateu com o indicador na testa.

- A outra voz na sua cabeça. Interrompe os seus pensamentos, quer falar sobre outra coisa.

A terapeuta tomou notas antes de responder.

- Essa outra voz... é o Jimmy?

- É como eu o chamo. Ele nunca se identificou - admitiu Michael.

- As pessoas... a maioria delas... não têm uma segunda voz dentro da cabeça, Michael - respondeu a terapeuta. - O padrão, o normal, é você ter apenas uma voz interna, a da sua consciência em funcionamento.

Michael a encarou, realmente surpreso.

- Quer dizer então que todo mundo... ou a maioria... possui apenas a sua própria voz dentro da cabeça?

- Sim, Michael.

Ele voltou os olhos para o teto novamente, processando a informação recebida, antes de se manifestar:

- Jimmy está me dizendo que você são pessoas bem solitárias.

- [25-05-2020]