Ameaças exóticas

Liliwen Bevan entrou no salão da delegacia segurando um relatório recém-impresso. Dirigiu-se à mesa de Reuben Gilbert, que estava lendo alguma coisa na tela do computador à sua frente.

- Consegui! - Exclamou ela exultante, entregando os papéis grampeados ao sargento.

- Ótima notícia! - Replicou ele, indo direto para a página final, onde havia um resumo do laudo pericial; ergueu os sobrolhos. - Magia cinética?

- Não é algo que vemos todos os dias - afirmou Liliwen, sentando-se numa cadeira ao lado da mesa de Gilbert - e decididamente, foi feita para interagir com a aplicação do disco de água-marinha, que é o procedimento policial padrão.

- Ou seja, o lich nos deixou uma armadilha, - avaliou Gilbert - provavelmente para nos demover de tentar usar o mesmo método em casos futuros de identificação de assassinos.

- O disco de água-marinha tem lá suas limitações - ponderou a perita. - Não é de muita serventia se a vítima não viu claramente o assassino, ou se ele usava um disfarce. É possível que no caso atual, se enquadre em ambas as hipóteses.

- Se isso nos serve de consolo... - comentou Gilbert, colocando o relatório na parte inferior de um porta-papéis de acrílico sobre a mesa.

- Quanto à origem, - prosseguiu Liliwen - esse tipo de feitiço é mais usado no Leste Europeu, embora eu não descarte a possibilidade de que o nosso assassino tenha aprendido a técnica com alguém oriundo de lá.

- Se é efetivo, por que seu uso não é mais difundido? - Questionou Gilbert, inclinando-se em sua cadeira. - Eu vi o que fez com Fisher.

- Provavelmente porque foram desenvolvidos detectores eficientes para esse tipo de magia - redarguiu a perita. - Mas não fazem parte do nosso conjunto padrão de ferramentas, como pode imaginar. Somos polícia do interior, não lidamos com cartéis ou ameaças exóticas...

- E temos um orçamento limitado, também - considerou Gilbert. - Não faria muito sentido investir em equipamentos de uso improvável...

- Exato - acedeu Liliwen. - O que podemos fazer, nesse tipo de situação, é investir em soluções naturais para suprir essa deficiência.

- Recebi essa sugestão de Margie Freemantle, faz alguns dias - revelou Gilbert. - Creio que teremos que recorrer à ela.

- Toda a ajuda, nessas horas, é bem-vinda - ponderou a perita.

[Continua]

- [31-03-2021]