Você ainda usa casaco?

Quem nunca ouviu a frase:"não esqueça do casaco!",proferida pela mãe,pai,esposa,marido,ou por qualquer pessoa do convívio diário?

Quem nunca teve,na infância ou adolescência,um agasalho favorito dentre as demais peças de roupa?

Quem nunca adiou o descarte de um deles mesmo quando a vestimenta já se apresentava desbotada e até rasgada em alguns lugares?

Você provavelmente respondeu sim ao menos para uma das três perguntas acima,leitor amigo.Você é humano,ora bolas!

Infelizmente,acho que usaremos cada vez menos nossos casacos.O aquecimento global levará toda a culpa.

Decidi escrever esta crônica por que nesse exato momento,pelo menos aqui no Rio de Janeiro,estamos tendo uma sequência maior de dias frios.Coisa rara.

Veio na memória aquele casaco de veludo marrom,presente da avó materna,coisa fina,que eu envergava lá pelo meus dez anos e que teve um fim trágico:Ao deixá-lo pendurado no vestiário da academia na minha primeira aula de judô__NA PRIMEIRA!__não o encontrei mais ao retornar,suado e decepcionado pela minha atuação pífia no tatame.

Não preciso dizer que foi a primeira e última aula.

Posso dizer,sem medo de errar,que o judô não perdeu nada com minha precoce desistência.

Cinco Anos depois fui numa excursão da escola à região serrana__lembro que o panfleto do passeio exaltava a visão do monte "Dedo de Deus" do hotel fazenda em que ficaríamos por uma tarde.

Desta vez usava um casaco esportivo azul marinho da adidas.Na verdade era um conjunto,casaco e calça.

Mais experiente,mais malandro,coloquei o casaco e a calça DENTRO da mochila ao deixar o vestiário na direção da piscina olímpica.

Os ladrões também haviam se modernizado e levaram a mochila com tudo dentro.

O chato foi ter que pedir emprestado roupas de colegas.

Não dava para retornar só de sunga.

Mas calma!Nem sempre tudo deu errado na minha relação com os casacos!

Tive um de nylon,daqueles que desabotoavam as mangas.Era branco com listras azuis e vermelhas na altura dos cotovelos.Usei até ele rasgar!Saudosos anos oitenta!

Tive uma parca,que comprei para quando retornasse à região serrana ou a qualquer lugar mais frio,que também usei bastante.

Atualmente possuo apenas dois:Um preto que comprei nas lojas americanas para o dia a dia,e um mais refinado,azul marinho,que deixo para ocasiões especiais.

Uso tão pouco os dois que checo periodicamente os elásticos das mangas para ver se não estão perdendo a firmeza,coisa que já aconteceu no passado com outras peças.

Espero que o clima volte ao normal nas próximas décadas__não é um palpite,apenas esperança__e que todas as pessoas continuem a ter o prazer de,num dia frio de inverno como esse de hoje,vestir um bom casaco que as aqueçam.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 04/07/2021
Código do texto: T7292881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.