Invasores serão alvejados

Nuvens escuras se formavam sobre a Via Expressa 45, que serpenteava pelos campos de Axmat rumo ao mar. Volta e meia, víamos uma placa de publicidade informando sobre a praticidade do PassaFácil, o serviço de pagamento eletrônico aceito automaticamente nas praças de pedágio da rodovia.

- Você instalou o PassaFácil? - Indaguei para Taner, que dirigia o carro. Ele fez um aceno negativo.

- Não vejo vantagem nessas coisas - declarou. - Você acaba pagando taxas de administração só para manter o serviço funcionando; além disso, quase sempre são monopólios, como o tal PassaFácil, que cobram o que querem e reajustam sem dar satisfação a ninguém. Melhor parar na praça de pedágio e pagar no débito, sai mais barato.

Dei de ombros; o carro não era meu. Todavia, ao chegarmos na nova praça de pedágio que dava acesso à Xamza, uma imensa placa iluminada alertava: "Aceitamos somente PassaFácil".

- Como é isso? - Taner ergueu os sobrolhos e parou em frente à uma barreira móvel, que obviamente não se elevou, pois não tínhamos o tal serviço instalado.

- Essa praça é toda automatizada? - Indaguei, olhando ao redor. Os poucos veículos que seguiam para Xamza, já contavam com o pagamento eletrônico, obviamente.

- Deve haver alguém controlando as câmeras de vigilância - ponderou Taner, mão no queixo. E, pondo a cabeça e um braço para fora do carro acenou para o equipamento.

- Quanto tempo até alguém vir até aqui? - Questionei, olhando para o céu, cada vez mais escuro. Algumas gotas de chuva começaram a cair sobre o para-brisa, e tudo indicava que a tempestade nos atingiria com força.

- Vou para o acostamento - replicou Taner, dando ré. - Deve haver um telefone de emergência lá.

Havia, felizmente.

- Estou na praça de pedágio 9, e não tenho como seguir adiante, pois exigem PassaFácil - disse ele ao atendente da concessionária.

Ouviu por alguns instantes, testa franzida.

- Mas, como assim? Eu deveria ter feito o cadastro antes de pegar a autoestrada? Por que não avisaram antecipadamente?

Mordeu um canto da boca.

- Sim, eu vi os cartazes, estão por toda parte... mas nunca poderia imaginar que este posto de pedágio não tivesse outra forma de pagamento!

Acabou dando-se por vencido e desligou.

- Quanto tempo? - Insisti.

Taner subiu os vidros do carro. A chuva agora caía com força.

- Assim que a chuva diminuir... vão mandar um técnico de manutenção para liberar a passagem e nos escoltar até Xamza.

Ergui os sobrolhos.

- A parte de liberar a passagem eu entendi, mas por que o técnico precisa nos escoltar até Xamza? Há outra praça de pedágio depois dessa?

Taner balançou negativamente a cabeça.

- Fiquei sabendo agora. O tal PassaFácil não é somente um meio de pagamento eletrônico... os veículos que não o tem instalado, podem ser considerados como transgressores pela automação da via expressa.

E olhando para os limpadores que se moviam ritmadamente sobre o para-brisa, debaixo da chuva pesada:

- Não há humanos controlando essas coisas... melhor não mexer com elas.

- [11-11-2021]