Balanço pre-eleitoral

Era o tempo do corpo a corpo nas campanhas eleitorais, naqueles anos de 50 para 60. Pleito municipal em Pitangui, opunha dois formidáveis adversários, UDN e PSD, Professor Morato e Anthero Rocha, o Rochinha. Pro PTB, além do Virgílio do Sindicato, incandidato nato, não mais que uma beirada figurativa, talvez com a chance de fazer um vereador, mais figurativo ainda no tabuleiro político municipal.

Ambos contendores principais já haviam ocupado a cadeira de Prefeito, por pelo menos uma vez. Enquanto Rochinha se embrenhava nos povoados, Morato fazia seu périplo urbano, e vice-versa. Rivais cordiais, e tudo o mais. Mas debate mesmo não havia, nos bastidores é que tudo se fazia, e se desfazia.

Morato era indubitavelmente um homem de certos rompantes, com sua arte de prestidigitação, sua voz cavernosa de baixo barítono e sua imponência operística, além de lente de História no Ginásio Municipal. Já Rochinha era mais dos papos amenos, galanteador não de somenos, e das articulações e composições insondáveis.

Tão diferenciados em seus estilos, e tanta semelhança nas promessas. O eleitor se comprazia em, pelo menos naquele curto espaço de tempo que a apresentava somente a cada quatro anos, de tê-los ao alcance, ter suas pretensões e queixas ouvidas, ou adivinhadas...no mais das vezes.

Duma feita, na casa das Trabucas, irmãs solteironas que viviam com um irmão, também solteiro, e com fama de pouco afeito ao trabalho, o Juquita, ali no largo de São José, o Morato chegou e, bonachão, servido de café com bolachas da Padaria do Perdigão, foi logo abrindo o verbo, com seu vozeirão inconfundível:

- Pra vocês moças, vou garantir a estabilidade na Fábrica de Tecidos, com direito à aposentadoria plena antecipada...no que foi tácita e completamente aprovado... e seguiu, em sua cavernosa e imponente fala:

- ...agora pro Juquita, moço ladino e bem disposto, merecedor de um lugar na sociedade, e num bom casamento, eu vou arrumar é um lugar na Rede (a referência era à Rede Mineira de Viação, a RMV, ferrovia regional...)...

Ao que o Juquita, despertado de seu torpor, após um sôfrego bocejo, retorquiu:

- Uai, Professô, até pode sê, mai o Ruchim quando passô aqui antonte, me agarantiu qui ia tamém arrumá um caba pá balangá a rede...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 20/12/2021
Código do texto: T7411582
Classificação de conteúdo: seguro