O guizo no gato

Natália consultou o celular e viu que já passava das 21 h. Pousou o aparelho na mesa do bar e tomou outro gole de chopp.

- Nossa, que alívio!

-  Do quê? - Indagou Celina, a amiga que estava com ela.

- Poder estar à noite, bebendo num bar, e saber que não há nenhum homem por perto para importunar...

- Foi mesmo um grande progresso - admitiu Celina. - Os índices de violência e criminalidade caíram vertiginosamente com a adoção de uma medida tão simples.

- Nem sei como não haviam pensado nisso antes - redarguiu Natália, copo na mão.

- Haviam pensado sim - corrigiu Celina. - Mas como obrigar os homens a obedecer um toque de recolher entre 9 da noite e 5 da manhã?

- O guizo no gato... - Natália esboçou um sorriso.

- Eles nunca teriam obedecido voluntariamente - ponderou Celina, fazendo sinal para a garçonete trazer outra rodada. - Felizmente, magia é algo que só nós mulheres podemos controlar. Mesmo que tenhamos apenas o poder de restringir a circulação dos homens durante a noite, isso já tornou o mundo um lugar mais seguro. Eu, por exemplo, agora posso ir daqui à pé pra casa; antes, mesmo morando só a dois quarteirões de distância, teria que chamar um táxi...

- E torcer para não levar uma cantada do motorista - suspirou Natália.

A garçonete trouxe mais dois chopps; Natália e Celina brindaram à liberdade readquirida...

- [04-02-2022]