À flor da pele

No final dos anos oitenta estive lotado na Embaixada do Brasil em Jacarta, Indonésia, já numa segunda passagem. Fora dessa vez a convite do excelente Embaixador Guimarães que descobrira que eu, como a personagem conhecida de Lima Barreto, também falava javanês... A rigor, nem era propriamente o javanês, que é uma das línguas ancestrais e base do indonésio atual. Mas vá lá, nisso pouca diferença haverá.

Viera do Canadá com a família, Lina - cidadã indonésia, de etnia chinesa - e Jolie Gracia, nossa filha, nascida em 1981, e embora muito gostássemos da vida em Ottawa, trabalhando com o também excelente Embaixador Coimbra, estávamos felizes pela oportunidade rara de podermos passar algum tempo mais próximos aos familiares de Lina.

E muito fidalgamente, mas sem descuidar da autoridade que emana das excelências plenipotenciárias e extraordinárias de ofício, tratou-nos o casal Guimarães. cujos filhos já seguiam carreiras profissionais e vida familiar também no exterior. Quase que invariavelmente éramos convidados para compor mesas de jantar que o casal oferecia a dignitários locais e ao corpo diplomático. E nos esforçávamos para corresponder, mais ouvindo do que palpitando.

Numa determinada ocasião surgiu conversa no corps diplomatique do surgimento de um dermatologista local que - se comentava - milagres operava. Os relatos eram sempre entusiásticos e convincentes.

A Senhora Guimarães então, valendo-se da extrema aptidão de Lina para aprender línguas estrangeiras, levou-a consigo para uma consulta ao dermatologista-sensação, como aliás, já se valera de sua cooperação na organização de bazares para exposição de produtos brasileiros e de outras atividades sociais e de promoção, em que muito alavancava o trabalho da Missão Diplomática.

E era então uma bela senhora em sua plena maturidade, que preservava tenazmente os traços de sua sua esplendorosa juventude. O que a incomodava, contudo, era a presença incipiente, mas aparentemente crescente, de umas pequenas manchas amarronzadas nas costas das mãos.

O que ela contudo não esperava era a resposta do consultor após examiná-la, de forma pouco diplomática:

- Nada de extraordinário, minha senhora, são sinais da idade.

O que se seguiu era menos esperado: dispensou o dermatologista ...e a intérprete.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 11/05/2022
Código do texto: T7513898
Classificação de conteúdo: seguro