Comida fresca

- Me ajude com as compras - ela disse, após estacionar o carro em frente à casa.

- Claro - repliquei. Eu queria causar boa impressão, pois era a primeira vez que havia sido convidado para a casa dela; o jantar provavelmente sairia do que estava na mala do automóvel.

- Mesmo com a sua ajuda, vamos ter que fazer umas duas viagens - avaliou ela, mão no queixo.

- Compras de mês?

- Na verdade, é o meu estoque permanente - definiu. - Quando as coisas vão perdendo a validade, eu as descarto... ou dou para alguém que esteja precisando.

Era uma ideia bizarra, mas resolvi não fazer comentários. E sim, a mala do carro estava cheia de compras; alimentos frescos, em sua maioria.

- Este é o seu estoque permanente e não tem enlatados ou embutidos? - Questionei, após pegar a primeira caixa de vegetais.

- São cheios de conservantes químicos - replicou. - Gosto de manter minha alimentação natural.

- O resultado está na cara - elogiei.

- Eu me esforço - redarguiu satisfeita.

Fomos e voltamos umas três vezes até colocar todas as caixas dentro da cozinha da casa, suburbana e comum. O que chamava a atenção era a imensa geladeira de porta dupla, que mais parecia um armário; e que ao ser aberta estava praticamente vazia.

- Cabe bastante coisa - avaliei, um tanto estupidamente.

- Tem que caber - disse ela, pensativa. - Se alguma coisa der errado...

O que poderia dar errado, pensei? Crise institucional, desabastecimento, guerra?

- É incrível que tenha pensado em manter uma reserva de alimentos frescos, - ponderei - mas e se a energia acabar? Vai perder tudo o que está aqui dentro.

Ela me lançou um olhar especulativo.

- Essa geladeira não está ligada à rede elétrica convencional - declarou.

- Não? - Engoli em seco.

- Desenvolvi um sistema que faz a troca do ar dentro dela com a de uma geleira na Antárctica. Por isso tem que ser tão grande, entendeu?

Titubeei.

- Não sei se entendi bem... você transporta o ar dentro da geladeira para uma geleira e o traz de volta? Como pode ser isso?

Ela me deu um sorriso sardônico.

- Magia, naturalmente. Ou julgava que a sua limitada tecnologia seria capaz disso?

A única resposta que me ocorreu, foi uma constatação:

- Quem precisa de enlatados e embutidos, não é mesmo?

- [12-08-2022]