Canal 666

Ninguém gastava muito tempo assistindo o canal 666 da TV a cabo, embora quase todo mundo desse uma olhadela cotidiana na imagem transmitida por uma única câmera - de segurança - 24h por dia. Fanuco Carrizo era um dos que iam além desse espionar ocasional e fazia do canal uma atração rotineira em seus momentos de lazer, sentado no sofá da sala. Já era tarde da noite, e Bonifaco, o filho mais velho, ao passar do quarto rumo à cozinha, parou ao ver a expressão absorta do pai, diante da tela que iluminava a sala.

- O que ele está fazendo? - Indagou, fingindo interesse.

- Nada. Está lendo, deitado.

- Um livro... é o que eu estou pensando? - Avaliou Bonifaco, estreitando os olhos.

- A Bíblia? Sim, é o único livro que ele lê. Não se interessa por muito mais coisas.

- Nem sabia que ele gostava de ler - redarguiu Bonifaco.

- E não gosta. Mas a Bíblia... acho que é uma espécie de apito de cachorro para os seguidores dele.

- Considerando que não dá pra ver qual parte está lendo, deve ser um apito de cachorro bem genérico - ponderou Bonifaco.

- Basta que o vejam com a Bíblia nas mãos - replicou Fanuco. - É como se dissesse que não os esqueceu.

Bonifaco balançou a cabeça.

- Você também não, pai.

Fanuco ergueu os olhos para o filho.

- Nunca vou esquecer, Bonifaco. Outros milhões também não. Sua mãe ainda estaria viva se não fosse... por ele.

Bonifaco fez um gesto afirmativo, mas nada disse.

- É bom ligar a TV e ver que ele está ali, naquela cela, e que vai ficar lá até morrer; - prosseguiu Fanuco - dá uma certa paz interior, essa constatação.

- Talvez se eu estivesse no lugar dele, preferisse morrer rápido - comentou Bonifaco.

Fanuco fez um gesto negativo.

- Ele é covarde demais para tentar. E mesmo que tentasse, os guardas estão ali para impedir. Não, ele tem que viver, por muitos e muitos anos, uma vida longa e miserável, com uma grande audiência cativa acompanhando cada movimento dele naquela cela.

E desviando novamente os olhos para a TV:

- Mesmo que aprenda de cor cada palavra da Bíblia, nenhuma delas entrará no seu coração. Ali é solo estéril, que não produz fruto.

Como que ouvindo estas palavras, o prisioneiro colocou a Bíblia sobre a mesinha de cabeceira da cela e acomodou-se na cama.

Instantes depois, a luz do aposento foi reduzida para que ele pudesse dormir.

- [01-09-2022]