Melhores amigos

O sujeito de aparência cadavérica, terno preto e chapéu coco, um guarda-chuva pendendo do braço esquerdo, entrou no meu gabinete depois de bater.

- Sr. Barnes, - saudei-o - é pontual.

- Quero me livrar o mais rápido possível deste problema - declarou, após sentar-se na cadeira que lhe indiquei.

- Sim, naturalmente. Imagino que deve estar sendo um imenso incômodo - ponderei. - A quanto tempo esta criatura se apossou do seu corpo?

Barnes me olhou sem expressão e depois disse, lentamente:

- Faz quinze anos que estou neste corpo.

Ergui os sobrolhos.

- Ah... então não estou falando com o Sr. Barnes?

- Digamos que sou o ocupante do corpo dele - respondeu meu visitante.

- E veio me procurar para estabelecer condições para deixar em definitivo o corpo do Sr. Barnes? - Questionei.

O homem abanou negativamente a cabeça.

- Não vim estabelecer condição alguma. Quero simplesmente que Barnes me deixe ir embora.

E só então entendi que, por alguma estranha razão, Barnes se recusava a deixar que seu possessor lhe devolvesse o controle do corpo.

- Barnes me disse que esses foram os melhores anos da vida dele - suspirou a entidade. - Não quer me deixar ir.

- Esse é um caso sui generis - admiti. - Mas talvez possa convencê-lo a abrir mão da possessão em troca da vida eterna.

Novo gesto negativo.

- Barnes não acredita em vida eterna. Acha que enquanto eu estiver no corpo dele, não correrá o risco de morrer.

Juntei as mãos sobre a mesa e o encarei.

- E isso é verdade?

O homem deu de ombros.

- Barnes acredita nisso.

Encarei-o no fundo dos olhos.

- Algo me diz que isso é verdade - avaliei. - Barnes deveria querer ser liberto da possessão. Nada posso fazer se ele não colaborar.

O homem me lançou um olhar decepcionado.

- Então... vou ficar preso aqui com ele?

- Convença-o de que está fazendo um mau negócio - sugeri. - Talvez se ele deixar de se divertir, mude de ideia...

Novo gesto negativo.

- Talvez esse seja o problema: eu e ele gostamos do mesmo tipo de diversão.

Abri as mãos.

- Pois então, parece que o seu relacionamento será duradouro.

E, com uma ponta de esperança:

- Até o dia em que Barnes se cansar, naturalmente.

- [15-03-2023]