UMA EXPERIÊNCIA DE EQM - O JARDIM


Durante o mês de setembro de 2007 fui submetida a uma cirurgia do coração e durantre a mesma tive uma parada cardíaca justo quando meu coração estava nas mãos do médico. E isso foi minha salvação, pois ele pôde tomar as providências de avivamento. Mas tive uma experiência incrível. Não sei se efeito da anestesia ou algo transcendental, que alguns chamam de EQM (Experiência de Quase Morte), antes de acordar da cirurgia percebi que estava em outro lugar. Me senti levada por dois seres para um lindo jardim, muito verde com florzinhas vermelhas, não amarelas, como aparece nos filmes, nas novelas e me sentaram numa cadeira confortável. Também havia muitas outras pessoas sentadas, mas todas desconhecidas.

O lugar transmitia tanta paz que eu resolvi ficar ali. Havia me esquecido de tudo que acontecera antes e estava muito bem. Na realidade não me lembrava de nada que estava acontecendo, pois cheguei lá fisicamente muito bem. Ao chegar perguntei várias vezes por minha mãe, meu pai, minha amiga Lana Ror (todos já falecidos) se eles sabiam que eu estava lá, “que eu estava vindo” como me lembro depois que falava a alguém. Queria encontrá-los, mas não achei ninguém. Parecia que meus pais estavam se escondendo de mim, pois sentia a presença deles ali mas não os via. Hoje tenho certeza que eles me acompanharam e me protegeram durante a cirurgia e continuam fazendo isso com todos nós filhos.

Sinto muito a presença de minha mãe, pois sempre que perco alguma coisa ou não acho algo dentro de casa eu evoco a ela para me ajudar a encontrar, pois era justamente isso que fazia quando ela estava viva, pois minha mãe sempre foi muito devota a Santo Antonio e não tinha nada que não fosse achado após ela rezar o Responsório de Santo Antonio.

Nessa cadeira comecei a refletir sobre mim, sobre a forma como levei minha vida até aquele momento e conclui que me AMEI MUITO POUCO, POIS DEUS NOS FAZ A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E NÓS, ATRAVÉS DE VÍCIOS COMO CIGARRO E BEBIDA, SEDENTARISMO, HORAS PERDIDAS DE SONO, STRESS, SENTIMENTOS E PENSAMENTOS NEGATIVOS, CORAÇÃO DURO, FALTA DE ORAÇÃO, nós o adoecemos, nós o violentamos. Lá percebi também como tinha mágoas, ressentimentos no coração e que deveria passar uma régua, perdoar e esquecer tudo que me fizeram e que eu fiz aos outros. Esse processo de reflexão foi provocado por uma sensação de que uma voz me perguntava:
- Minha filha Eu fiz teu corpo tão perfeito e o que você fez dele? Como você o violentou.

E lá naquele jardim eu chorei e pedi perdão a Deus pelos meus pecados. E não me sentia dígna de estar naquele lindo lugar de tanta paz. Mesmo assim queria ficar lá.

Em minha família sou conhecida como dorminhoca, pois durmo até em pé e nem naquele lugar eu perdi esse meu hábito, pois logo que me sentei resolvi tirar uma soneca, o que não chegou a acontecer.

Quando já me acostumara a estar ali ouvi uma voz baixinho me dizer:
- Filha, você ainda não está preparada, vou precisar muito ainda de você e seu filho também ainda precisa de você. Está na hora de voltar.

Nessa hora é que me lembrei do meu filho Ramiro, de que ele ainda precisava de mim e quando acordei estava no CTI ouvindo minha irmã Ana Márcia sorrindo e dizendo:
-"Você acordou do lado de cá”.

No momento ainda meio confusa não entendia nada e nem conseguia distinguir muita coisa, mas passado algum tempo me lembrei do Salmo 22 – O SENHOR É MEU PASTOR - Com certeza eu atravessara pelos vales sombrios que falam o Salmo mas Deus me resgatou, me dando nova chance de vida. 

Na revista Época de Outubro saiu matéria sobre o assunto EQM. ‘Para algumas pessoas, esses fenômenos são sobrenaturais, como diz a escritora americana P.M. H Atwater em seu livro lançado em outubro. o The Big Book of Near-Death Experiences (O Grande Livro das Experiências de Quase-Morte). 

Alguns grupos de cientistas vêm se dedicando a pesquisar o assunto. O primeiro grupo afirma que essas experiências são um fenômeno meramente fisiológico que ocorre no cérebro privado de oxigênio. Trabalhando mal e sob estresse, o cérebro seria inundado por substâncias alucinógenas. A falta de oxigênio também atingiria a parte do cérebro responsável pela visão. Isso seria a explicação para a luz intensa descrita pelos pacientes. As imagens vistas seriam a retomada de percepções do cotidiano. “O inconsciente captaria involuntariamente movimentos e cenas de que normalmente não nos damos conta”, afirma o neurocirurgião Jorge Pagura, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.“Tudo isso criaria as imagens que vêm à tona quando há uma chacoalhada na função cerebral.” 

O outro grupo sustenta que nenhuma teoria baseada unicamente no funcionamento do cérebro explica todos os elementos de uma experiência de quase-morte. Segundo essa corrente, é preciso considerar que a consciência possa existir independentemente do correto funcionamento do cérebro. 

O psiquiatra americano Bruce Greyson, da Universidade de Virgínia, argumenta que os pacientes relatam percepções, pensamentos claros e memória num momento em que o cérebro estaria incapacitado de coordenar atividades tão complexas.
Sendo sonho, imagem inconsciente ou não o importante é que a experiência que vivi foi tão intensa que mudou todo o meu ser, minha forma de ver o mundo, ver as pessoas, me dando mais humildade, temperança, alegria, paciência, benevolência e me fez ver a importância da família não só nas horas de dor, mas que é um vínculo criado por Deus e que devemos fortalecê-lo sempre mais. DEUS MUDOU AQUELE CORAÇÃO DURO, DE PEDRA E ME DEU UM CORAÇÃO MAIS HUMANO. E É ESSE CORAÇÃO QUE EU OFEREÇO A ELE PARA QUE O USE DE ACORDO COM A SUA VONTADE E NÃO MAIS A MINHA.
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. (Ezequiel 36:26)

Assim como o povo de Deus eu também tinha um coração de pedra. É assim que o profeta Ezequiel diagnosticou a enfermidade do seu povo em seus dias e ainda podemos sentir nos dias de hoje. Eles estavam sofrendo dessa terrível e sóbria doença: pedra no coração, ou antes, um coração de pedra. Como diz a Bíblia, "você não sabe o que vai acontecer amanhã" (Provérbios 27.1). Convide Jesus a fazer em você uma cirurgia no seu coração. Ele vai arrancar o seu coração de pedra e no lugar porá um de carne.

Se considerarmos o que diz o filósofo indiano Deepak Chopra “ ou você abre seu coração, ou algum cardiologista fará isso por você”. E foi justo o que ocorreu comigo, meu peito foi literalmente aberto, meu coração remexido e “consertado” com duas safenas. E Deus que está na assistência de tudo cuidou do meu coração, cuidou de mim antes e depois da cirurgia.
Ah coração quanto me enganastes!
Ah coração quanto me surpreendestes!
Coração ferido
Coração vivido
Coração chorado
Coração sofrido
Coração vencido
Coração magoado
Coração doente
Coração cortado
Coração operado
Coração costurado
Coração curado
Coração vitorioso
Coração Vivo.