DIA DAS MÃES (Insensibilidade)

Chegou o Domingo!... O DIA DAS MÃES!... Todos foram à Igreja!... Afinal era um Dia Especial!... O local estava enfeitado com flores por toda à parte!... O Padre recebeu os fiéis na porta de entrada e sorrindo, repetia “freneticamente” a frase; “Feliz dia das Mães”!... Parecia que todos estavam felizes!... Durante a Missa muitas homenagens!... Muitos presentes!... Muitos abraços!... O “Sermão” do Padre foi longo e todos prestavam muita atenção!... Afinal “todos” estavam ali para homenagear suas mães!... No final da missa, se abraçaram, se beijaram e entregaram os presentes para suas mães!... Menos duas crianças que estavam lá no fundo da igreja!... Um garoto de dezesseis anos e uma menina de oito!... Eles ficaram durante todo o tempo abraçados um no outro e corriam-lhes lágrimas dos olhos!... Mas, ninguém prestou atenção!...

Depois de quase duas horas de cerimônia, foram para suas casas comemorar com suas mães!... Em frente à churrasqueira continuava a entrega de presentes!... Entre um gole e outro de vinho ou de cachaça, mais um abraço!... Mais uma foto com as mães!... Menos aquelas duas crianças que ficaram para traz!...

...Elas ficaram juntando as flores que antes enfeitavam a Igreja e enquanto os outros se divertiam, foram levá-las ao Cemitério!...

...A mãe destas duas crianças, depois de dois anos e meio de muito sofrimento, falecera de câncer logo após o Dia das Mães do ano anterior!... Mas, parece que ninguém se lembrou!...

O Padre, a freira, as beatas, os religiosos maníacos, só lembravam de dizer; Feliz dia das Mães!... E,“Graças a Deus”!... Por isto ou por aquilo!...

...Como dizer “Graças a Deus”?!... E, como “explicar” as Forças Misteriosas Que Guiam o Universo, chamadas de Deus Justo, bondoso, onipotente, que ama seus filhos!... Para aquelas “pobres” crianças, que presenciaram a sentença, tortura e morte “sem piedade” de sua mãe?!...

...Para aquelas crianças, naquele dia, talvez tenha sido a frase mais “hipócrita” que jamais ouviram e ouvirão por toda a vida!... “Feliz dia das Mães”!... E jamais irão entender o “costume” de dizer; “Graças a Deus”!...

NORBERTO CASTRO
Enviado por NORBERTO CASTRO em 09/05/2008
Reeditado em 23/05/2013
Código do texto: T981881
Classificação de conteúdo: seguro