O Último Passo de um Homem

- Eu pisei em muita merda. – falou o investigador Cabral ao sargento Oliveira.

- Como assim Maurício? – perguntou o sargento ao detetive.

- Sabe o caso que eu peguei agora?

- O da mulher do Sampaio?

- Esse mesmo.

- O que que tem?

- Falaram que ela morreu em um assalto, né? Ela reagiu e bam, mataram ela.

- E daí?

- A história fede Carlos. Seguinte. A gente pegou os bandidos, achamos os três, mas ai que a história começou a complicar. Primeiro que eles não estavam se escondendo, segundo que, quando a gente tava interrogando eles, o delegado entrou na sala com mais dois caras de terno.

- Os advogados?

- Não pareciam, pareciam segurança sabe? Aqueles tipo de filme? Dois por dois com óculos escuro?

- Sei.

- Pois então. Nos tiraram da sala e eu só ouvi uns barulhos estranhos lá. Dois dias depois os três se mataram na prisão.

- E o que que tem? Você sabe que o Sampaio é foda. O cara tem dinheiro pra mandar matar quem quiser, principalmente quem matou a mulher dele. Qual a diferença de mandar matar na lá na DP?

- Foi o que pensei no começo, mas ai o delegado me chamou. Veio de conversinha e depois falou pra eu tirar uns dias de folga.

- Como assim?

- Pois é! Ai eu fiquei meio confuso, mas tirei minha folga, num sou besta, né? Ai que o negócio começou a feder. A Globo começou a chiar com o suicídio dos três. Me falaram que tinha um reporterzinho de merda lá que queria falar comigo, mas eu tava em Maceió com minha esposa.

- Sim, e daí?

- E daí que o bicho foi atrás de mim perguntar sobre o caso. Ai que me intriguei. Ele disse que a mulher do Sampaio tava de caso com o Kleberson.

- Do Flamengo?

- Não, do Limeira, o vereador.

- A sim!

- E não só isso, que o Sampaio não só sabia da traição, como mandou a mulher dormir com o Kleberson.

- Não acredito.

- Isso mesmo. Me disse ainda que o Kleberson tá propondo um projeto de lei para aumentar o salário da guarda municipal além de ter mexido uns pauzinhos pra licitação daqueles coletes que brilham ir para a empresa do Sampaio.

- Então o Sampaio dava a mulher pro Kleberson pra fraudar as licitação?

- Era. Não só isso, parece que metade da guarda entrou fraudando o concurso e pagam até 200 conto pro Sampaio cada um, dependendo de quanto ganhem lá dentro.

- Que sacanagem!

- Com a nova lei, o Sampaio ia levar mais grana no negócio.

- E por que tu tá na merda. Deixa feder e sai fora.

- Eu to na merda porque o reporterzinho de merda me botou no meio. E a merda vai longe.

- Longe?

- Parece que tão dando uns 100 mil pra cada vereador aceitar a proposta do Kleberson.

- 100 mil! Pra cada um? Isso é dinheiro demais.

- Mais do que o Sampaio vai ganhar com o aumento.

- E de onde vem esse dinheiro?

- Do Limeira.

- E o Limeira tem dinheiro pra pagar isso?

- Não tem. Ai o idiota do repórter ameaçou colocar meu nome no jornal e me fuder se eu não aceitasse ajudar ele. Quando voltei, começamos a investigar de onde veio o dinheiro, mas sem o delegado saber.

- Esse tá no bolso do Sampaio há muito tempo.

- Fudido. Cara, tu num vai acreditar.

- O quê?

- O dinheiro vem do patrocínio do Banco do Brasil.

- Como?

- Fraudaram, pegaram dinheiro público, falaram que é de particular e ai não precisou de licitação.

- Caralho.

- Merda é quem mexeu os pauzinhos lá pra isso.

- Quem?

- Senador Juan Pinto Carvalho.

- O que que ele tem com o Sampaio?

- Ele quer que o Sampaio ordene um ataque na cidade inteira contra os policiais.

- Filho da puta, mas por que isso?

- Ele quer derrubar o prefeito. Parece que tem uma área aqui do município que tem uns gringo de olho, mas o prefeito não quer vender.

- Mas por que ele simplesmente não manda matar o prefeito?

- Se o prefeito morrer, o partido vai querer investigação e podem chegar no Juan. Então se ele pedir pra sair por causa do ataque, ninguém vai ir atrás de saber.

- Ai o senador quer derrubar o prefeito, colocar um laranja e vender pros gringo.

- Nem precisa, se o prefeito sair, com o vice morto, o presidente da mesa dos vereadores vai assumir a prefeitura e adivinha quem é?

- O Kleberson.

- Isso mesmo.

- Mas ele só vai ter três meses.

- Tá tudo pronto, só falta o prefeito renunciar depois dos ataques. Ai eles vão correr com a desafetação e vão ganhar ai alguns milhões. Só o prefeito que tá empacando tudo.

- E como é que você tá na merda?

- Mataram o repórter.

- Puts, como?

- Bala. Forjaram um roubo, depois mataram os bandidos na cadeia.

- Igual a mulher do Sampaio.

- Por isso eu fui investigar por que mataram ela.

- E você descobriu?

- Ela dormia com ele.

- Com o repórter?

- Foi assim que ele soube de tudo, mas depois da morte dela, ele foi me procurar para saber mais. Ele tava apaixonado e queria vingar ela...

- E como isso melou pra você?

- Mataram ela por que ela contou pra ele e ele ameaçou a fazer a matéria da treta do Kleberson e do Sampaio se não recebesse uma parte. Depois que ela morreu, ele quis saber mais e me procurou, mas acabaram achando ele e agora eles sabem que eu sei e com certeza vão me apagar.

- Foge, foge agora.

- Não posso.

- Por que não?

- Eles mataram minha mulher.

- Como assim Maurício? E por que você não falou nada? Que isso?

- Toma esses documentos, provam tudo o que eu te disse hoje. Não confie em ninguém, saia da cidade, vá para Brasília e entregue isso pro deputado Paulo Canutte. Ele tem ligação com a Globo e eu sei que ele tem uma rixa antiga com o Juan.

- Isso não vai dar em nada Maurício, você sabe. Esquece isso, e foge.

- Pelo menos isso vai tirar dinheiro do senador e ele não vai conseguir vender essa joça pros gringo. E não se preocupe, o deputado vai te dar uma graninha pra você sumir.

- E você? Por que você não faz isso?

- O Kleberson e o Sampaio tão numa boate aqui perto.

- Você vai morrer.

- Não sem levar aqueles dois filhos da puta comigo.

- Maurício! Você tá louco?

- Eles mataram minha mulher.

- Peraí! Maurício! – gritou o sargento tentando parar seu amigo que arrancou com o carro pela rua – Filho da puta.