Os criminosos também amam

I

Marcos Fialho fazia sua habitual caminhada quando notou, debaixo de gravetos, o que parecia ser um corpo. Como ainda sentia sono, duvidou da própria visão e se aproximou da margem do caminho em que estava.

Seus olhos se transformaram. pegou o celular que trazia na cintura e ...

_Tem um corpo na estrada do Paraíso.

Ele então se afastou do local e se escondeu para que não fosse visto enquanto aguardava.

Não foi preciso esperar muito.

Havia se passado apenas quinze minutos quando ouviu passos.

Ainda escondido, viu quem chegava e só então se fez ver.

Sorriu.

_ Sabia que você viria. Tenho algo para te mostrar.

Então retornou ao local onde se encontrava o corpo.

Ao chegarem perto, Marcos disse:

_Você reconhece?

_Então alguém fez o serviço por mim. Tiraram uma pedra do meu sapato. Nem precisei sujar minhas...

_Mas sabe que será o principal suspeito, né.- alertou-o, Marcos.

_Eu sei. Vamos!

Eles então se afastaram, deixando para trás o corpo para que outro o descobrisse.

II

Marcos assistia jornal quando a campainha tocou.

Era Mariana.

Foi só ele abrir a porta que ela entrou aparentando nervosismo:

_ Você leu?- disse apontando para o jornal que trazia nas mãos.

Marcos não estava entendendo nada, mas foi só ver a manchete que se assustou.

"Encontrado corpo no Paraíso", era o que estampava.

Pegou o jornal das mãos de Mariana e afundando-se no sofá, começou:

"Por volta das oito horas da manhã de ontem, o agricultor Péricles Viana acionou a polícia ao achar entre gravetos o corpo de uma mulher na estrada do Paraíso. "

"Segundo autoridades policiais, trata-se de Marta Felício, viciada em drogas com algumas passagens pela polícia. Familiares da vítima relataram que ela tinha saído após receber uma ligação na noite anterior."

"A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas..."

Nem terminou de ler e o entregou a ela. Quis apenas saber:

_ Ele já sabe?

_Não sei.

Ele então ficou sério e disse:

_ Se for avisá-lo, tome o cuidado de não falar perto de Luize. Ele que terá que dizer a ela sobre o ocorrido. Você não acha?

Mariana concordou. Sabia quantos problemas seus amigos estavam tendo com Marta nos últimos tempos por conta da separação dele.

Ela então saiu com a missão de avisá-lo. Mas tão logo deixou a casa de Marcos, este fez uma ligação:

_Tudo transcorre como você previu. Qual é o próximo passo? - perguntou Marcos com um sorriso no rosto - Pode ficar tranqüilo que ele não desconfia de nada. É um idiota mesmo. Queria ver a cara dele quando Mariana contar a novidade. Aguardarei novas ordens!

Ao terminar de falar, desligou.

Então voltou ao jornal tranquilamente.

III

_Quando pretendia me contar - esbravejou Luize, jogando sobre ele o jornal que tinha nas mãos - Eu te amo! Porque fez isso, Fred. Não precisava tê-la matado para que...

Não terminou a frase. Foi interrompida pela campainha.

Era Mariana.

Quando a porta se abriu, ela entrou como um foguete. Entretanto, ao ver Luize e o jornal no chão entendeu que esta já sabia de tudo. Então respirou fundo e disse:

_Vocês já sabem, né!

Luize assentiu com um leve movimento de cabeça. A aparição de Mariana a fez ficar mais calma. Esquecer por um momento a raiva que estava de Fred, mas voltou à carga logo em seguida.

_Ele acabou com nossa vida! Eu não gostava da Marta, mas ela não merecia isso. Iríamos resolver noss...

_Ele não pode tê-la matado, Luize, pois estava comigo numa festa que você não quis ir. Lembra?-interrompeu Mariana.

Luize então caiu em si. Realmente quando Marta morreu, segundo o jornal, Fred estava com a amiga numa festa. Nem percebeu o olhar que Mariana e Fred trocaram, cúmplices.

Mariana e a amiga então sairam, deixando um aliviado Fred para trás. Ele então pegou o celular e fez uma ligação suspeita:

_Você tinha razão. Agora já tenho um álibi para o dia da morte, mas preciso ter garantias de que meu nome pode sair rápidamente da lista. Como faremos?

De repente, caiu na gargalhada. E então disse:

_Colocar o Marcos como suspeito é brilhante. Eu não tinha pensado nisso. De qualquer forma, eu estava numa festa com a Mariana e isso pode ser provado. Todos me viram nela e só saí para ir ao encontro dele no Paraíso depois que a festa acabou.

Desligou o celular, apagou o número e depois sorriu.

Ao sorrir, tinha um brilho enigmático.

IV

Erick havia chegado da rua e se esbaldava no sofá. Foi quando viu o jornal e o pegou. Começou a ler a matéria da manchete após reconhecer a foto da mulher. Ele a havia visto chegando de carro no Paraíso e a começar a discutir com um homem com a tatuagem de um escorpião no braço.

Enquanto lia a matéria, sua mente foi invadido por um turbilhão de lembranças da noite anterior.

Ele estava escondido, com medo de que o pai lhe batesse depois que havia quebrado o seu vaso de flores favorito. Quando um carro chegou e dele saiu a mulher e o homem.

_Você me prometeu separar aquela magricela do Fred e até agora nada. Eu quero meu dinheiro de volta. Não te dou um níquel enquanto não ver os dois separados. Pensei que tinha me dito que amava aquela idiota.

_Não chame a Luize de idiota. Eu a amo.- disse o homem enquanto segurava com força o braço da mulher, que agora Erick sabia se chamar Marta.

Então a jogou no chão e disse:

_Vou começar a separar aqueles dois hoje e com sua ajuda, sua vagabunda.

De repente, o homem começou a esganar a mulher até que ela começou a deixar cair os braços sem resistência.Ele então se certificou que ela estava morta e a carregou até a margem da estrada, colocando sobre ela alguns gravetos.

Somente então entrou no carro, dizendo:

_No momento certo vão te encontrar. Está tudo planejado. Meu plano vai dar certo, né vagaba.

E saiu em alta velocidade, deixando para trás o corpo de Marta e um Erick tão trêmulo que suas mãos não conseguiam parar de tremer.

O garoto então foi até onde estava o corpo e olhou atentamente para ele. Nunca mais iria esquecer aquela mulher.

E com medo de se meter em outra confusão e acabar como aquela mulher, Erick se afastou.

Lembrou de tudo enquanto lia a matéria. Não sabia o que fazer. Sua mão tremia como na noite anterior.

Tomou então uma decisão. Foi até um orelhão afastado de sua casa e fez uma ligação:

_ Queria fazer uma denúncia. A mulher chamada Marta foi morta por um homem com a tatuagem de um escorpião. Só sei que tinha uma tatuagem de escorpião no braço.

Recolocou o fone no lugar. Já tinha feito sua parte e não queria mais se meter com aquilo. Com a alma lavada, saiu então cantarolando pela rua.

De repente, parou e caiu. Uma gota de sangue brotava de sua testa.

Estava morto.

saulo ribeiro
Enviado por saulo ribeiro em 06/05/2012
Reeditado em 30/09/2023
Código do texto: T3653455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.