Bella Grega I

Cap. 1 - Bella Grega

Dr.Ricardo Monteiro criou a loja Bella Grega à trinta anos e ao longo desse tempo ela cresceu tanto e tão luxuosamente que hoje é a loja mais cara e luxosa que qualquer outra. Produtos caros que são vendidos pelos mais altos preços nas prateleiras. Produtos nacionais e principalmente importados. Quando se trata de beleza, requinte e ostentação caríssima pensem em Bella Grega.

A família Monteiro tinha como mordomo Valdo Tiago. Seu filho Dario Tiago era muito esperto e inteligente. Com 15 anos de idade ele foi contratado como assessor pessoal do Dr. Monteiro. Ele organizava a agenda, lembrava-o de seus compromissos, guardava os telefones, enfim, ele era muito útil. Valdo sofria com problemas do coração que finalmente o levaram a morte. O último membro da família Tiago era seu filho Dario que continuou a trabalhar pro Dr.Ricardo.

Este grande empresário carioca já foi casado com Marcela Monteiro. Infelizmente ela morreu há muitos anos atrás num terrível acidente de carro. Dr.Ricardo dirigia por uma estrada do interior paulista quando estavam de férias. Ela morreu, mas Dr.Ricardo e sua filha Silvia sobreviveram. Esta sua única filha, Silvia, é uma das mais cobiçadas mulheres da elite carioca por causa da imensa fortuna de seu pai, 160 milhões de dólares. Com apenas 27 anos de idade ela é bonita, rica e solteira. Se você pensou em investir nela desista, é comprometida. Está noiva há quase dois anos com o playboy Cássio Almeida.

O multimilionário Dr. Monteiro tinha mais parente: o irmão Percival, a cunhada Clara e o sobrinho Carlos. Uma família sanguessuga, pois somente o Dr.Ricardo trabalhava. Ficarem grudados nele à vida toda é o que faziam pra garantirem o próprio sustento. Todos moravam na mansão Monteiro, aproveitando-se das festas, do luxo e dos empregados. Mas nem todos eram assim, tinha a dona Helena, a matriarca da família Monteiro. Quase oitenta anos de idade não tiraram sua lucidez e sua alegria de viver.

E tinha a Mia, a namorada do Dr.Ricardo. Jovem e trabalhadora, sofria com os preconceitos de idade feitos pela família do namorado. Ele com 52 e ela com 25 anos, um bonito casal. De origem humilde, batalhou muito na vida pra chegar à posição que estava: dona de sua própria empresa de decoração, uma empresa pequena, mas dela e com ótimos números. Conheceram-se por acaso quando o nome da empresa dela surgiu no meio de um dos fornecedores da Bella Grega. Apenas um trabalho simples que acabou unindo os dois e a cerca de um ano estavam namorando. Morava num pequeno apartamento alugado de um condomínio de classe média.

Na manhã em que as coisas começaram a mudar foi numa agitada quinta-feira de manhã. Dario levava a bandeja de café da manhã pro chefe quando foi interceptado pelo chato do irmão do patrão:

__ Dario! Dario! Espere um momento, dê-me esta bandeja.

__ Mas senhor...

__ Mas nada, deixa que eu leve o café pro meu irmão.

__ Mas senhor, ele não gosta de surpresas. Ainda mais de manhã.

__ Esta é uma boa surpresa, ele vai gostar.

Percival acordou com uma enorme disposição, Dario o conhecia muito bem e não sabia o porquê daquela boa ação sem motivo, ou será que tinha motivo?

Enquanto Dario voltava pra cozinha, Percival levava o café pro irmão:

__ Bom dia Ricardo!

__ Ahn? Percival? Que faz aqui tão cedo?

__ Por que o espanto? Será que seu irmãozinho caçula não pode fazer uma surpresa e acorda-lo de vez em quando?

__ Eu detesto surpresas Percival, então não, não pode. É pra isso que eu tenho o Dario, para me servir e aturar as manias que vocês criticam.

__ Coitado do garoto, não tira um dia de folga há anos, nem mesmo tira férias. Olha que a Secretaria do Trabalho vai pegar no seu pé. Deixa-o visitar os parentes, que, aliás, sei que não são muitos. Quantos são mesmo?

__ Em primeiro lugar é ele que não quer tirar nem folga nem férias, e em segundo lugar desde quando passou a se preocupar com um dos empregados?

__ Minha preocupação não é com ele, e sim com você. Você tem tantos empregados que se demitir a metade será um prejuízo enorme.

__ Não demito empregados sem razão e nunca precisei demitir tanto quanto diz. Pare de se preocupar, agora deixe meu café da manhã sobre a mesa e vá embora.

Depois de sair, Percival voltou pro seu próprio quarto e contou a esposa à conversa que teve:

__ E então? Conseguiu alguma coisa?

__ Nada. O Ricardo não disse nada sobre o Dario.

__ Eu sabia que isso aconteceria, ele nunca falaria ainda mais pra você que o detesta.

__ Meu irmão não me detesta, só não nos damos bem algumas raras vezes e você diz que ele me detesta?

__ Algumas raras vezes?! Vocês nunca se dão bem.

__ O importante é que ainda não sabemos nada sobre o assessor dele.

__ E agora?

__ O jeito é esperar até que abram o testamento.

__ Mas aí já não pode ser tarde demais pra fazermos algo contra ele?

__ Sou irmão dele, tem você a cunhada, o Carlos e ainda a filha Silvia. Não há lugar pra alguma coisa maior que uma homenagem no testamento.

__ Acredita mesmo nisso?

__ Não! __ respondeu desanimado.

__ Querido você tem certeza que ouviu Dario.

__ Absoluta, eu estava com o ouvido bem colado a porta do escritório quando o Ricardo disse claramente ao Dr.Camilo que colocasse o Dario no testamento.

__ Não ouviu errado?

__ Não, já disse que não.

Depois do café da manhã, o Dr.Ricardo foi pra Bella Grega, o fruto de uma vida inteira de trabalho árduo.

Situada numa área de 300.000 m², a loja acabou por se tornar também um clube reservado a sócios da nata da sociedade carioca. Piscinas, quadras de tênis, de futebol e de basquete, restaurante cinco estrelas e área de recreação com os mais modernos jogos eletrônicos de interatividade infanto-juvenil. Tudo decorado com o tema preferido do Dr.Ricardo Monteiro, temas gregos arcaicos. Ainda espalhadas por todo lugar estão estátuas de deuses e deusas da mitologia grega. Um verdadeiro império de beleza, luxo e requinte. Ele gostava de chamá-lo de “minha Grécia particular”. Bella Grega era top do top no Rio de Janeiro, clube moderno e caro para a elite e uma loja de departamentos mais cara ainda para vestir os associados. Um clube particular e um shopping a disposição de quem pudesse pagar muito por isso.

A vice-presidente era Cybele Maia, mulher estudada, trabalhadora e confiável. Daquele tipo de pessoa leal difícil de encontrar hoje em dia. E é claro, Adriana, a secretária da presidência. Mulher discreta, madura e leal aos amigos, como seu chefe. Todas as manhãs, o Dr.Ricardo chega e passa direto pela mesa dela, é Dario que para e recebe os recados.

__ Bom dia! __ disse o empresário.

__ Bom dia Dr.Ricardo! Ah, bom dia Dario! __ disse a secretária.

__ Bom dia Adriana! Algum recado pro Dr.Ricardo hoje? __ disse Dario.

__ Sim. Alguns telefonemas, algumas cartas e um aviso urgente do Dr.Camilo para que ele ligasse assim que chegasse.

__ Muito obrigado! __ agradeceu Dario entrando na sala do patrão.

Na ampla sala do presidente, Dario entrou e fechou a porta.

__ Algo importante?

__ O de sempre, alguns convites para festas, eventos e coquetéis, telefonemas confirmando sua ida e uma ligação urgente do Dr.Camilo.

__ O que ele queria?

__ Não disse, só disse pra que o doutor ligasse pra ele.

__ Certo, vá falar com Ferreira e consiga o dele o relatório mensal das piscinas, está atrasado dois dias e desconfio que esteja me escondendo algo.

__ Tudo bem, ah, antes de ir. Mais alguma coisa que queira?

__ Não, é só por agora.

Já que o próprio Dr.Ricardo é muito ocupado, Dario ficou encarregado de algumas funções e estas o tornaram o segundo homem mais poderoso da Bella Grega. Quando ele passa com seu terno bem passado, com sua pose séria e andar apressado, todos já sabem que está em missão pra Zeus, como ficou conhecido o cargo de presidente em Bella Grega. O departamento que cuidava das cinco piscinas ficava no prédio da administração do clube, do outro lado da propriedade. Felizmente existem alguns mini-trens para circulação interna. Não são trens, nem parecem trens, são só um daqueles carrinhos que Hollywood utiliza em seus estúdios. Minutos depois, Ferreira já avisado recebeu Dario.

A mansão Monteiro fica no Rio e Janeiro, num bairro nobre. Uma das residências mais belas da cidade e olhe que é difícil receber este título. Como sempre, depois de um longo e cansativo dia de trabalho, Dr.Ricardo e Dario chegavam em casa às oito horas da noite. O jantar saiu, como sempre, as sete e eles comeram sozinhos. Silvia dormia cedo todos os dias, dizia ela que descansava a pele e retardava o aparecimento de rugas. Apesar de seus apenas 27 anos, preocupava-se muito com tal assunto, dormia às nove da noite.

O império Monteiro era cobiçado por muitos e principalmente por sua família. Percival, Clara e Carlos. Aliada a eles está à governanta da mansão, Estér Malfatti. Ambiciosa e gananciosa, ela ajudaria no que fosse para ter uma lasquinha da fortuna multimilionária do patrão.

Naquela Quinta-feira à noite, o Dr.Ricardo ia em direção ao seu quarto pra finalmente dormir quando ouviu sussurros vindos do quarto do irmão, não era de seu feitio ouvir atrás das portas, mas sabe quando a curiosidade vem com tanta força que não conseguimos resistir. Ele ouviu:

__ Mas é muito grave o que me disse senhor.

__ Mesmo Estér? __ perguntou Percival.

__ Por quê? __ disse Clara.

__ Nos cinco anos que estou aqui, observei a todos com atenção e verifiquei que Dario é como um filho pro doutor, se o senhor, Percival, ouviu que ele estará no testamento, tenham a certeza de que ele recebera uma fatia maior da fortuna Monteiro que vocês mesmos que tem o sangue Monteiro.

__ Não pode ser, não é verdade.

__ É sim, prestem atenção nos detalhes. Aquele garoto passa mais tempo com ele que qualquer outra pessoa. E digo mais, ele não é o único obstáculo de vocês pra chegar na fortuna do Dr.Ricardo.

__ Não? Quem mais poderia ser? __perguntou Clara.

__ Mia.

__ Aquela decoradorazinha de quinta? Agora você ficou louca!

__ Prestem atenção nos detalhes, já disse. Ela é jovem, muito mais do que ele. Uma mulher assim é muito perigosa, uma mulher jovem e bonita como ela já deve ter feito a cabeça do doutor pra colocá-la no testamento também. E a quem acham que dará mais dinheiro, a vocês quem detesta, ou a ela que soube seduzi-lo e envolve-lo numa paixão juvenil que tiraria a herança até do próprio irmão, da cunhada e do sobrinho pra dar a ela.

__ O que nos aconselha?

__ A acabarem com eles antes que vocês percam tudo.

__ Como? __perguntou Clara.

__ É, como? __ reforçou Percival.

__ Eu tenho um plano que se tudo ocorrer perfeitamente, o Dr.Ricardo nunca mais irá querer ver os dois na vida.

__ Mesmo? E vai demorar muito?

__ Nada, em uma semana o Dr.Ricardo estará tão decepcionado com os dois, que os tirará do testamento na manhã seguinte.

Ao ouvir estas parte do plano, o Dr. Monteiro não quis ficar e ouvir os detalhes sórdidos daquele plano maquiavélico. Correu pro seu quarto e agiu como se nada tivesse acontecido, mas ficou preparado para o que for que eles fizessem contra a sua namorada e seu assessor pessoal.

Pode soar estranho, mas Cássio realmente ama Silvia, o interesse por ela não é pelo dinheiro. Silvia corresponde a esse amor com doçura e pureza, o casal apaixonado faz planos de casamento, mas não tem pressa. O período anterior ao enlace tem tanta importância quanto o próprio casamento, diz Silvia. O Dr.Ricardo está convencido da sinceridade do rapaz.

Na Sexta-feira de manhã o Dr.Ricardo recebeu uma inesperada visita, sua jovem namorada Mia:

__ Olá querido!

__ Oi meu amor! Como passou?

__ Muito triste.

__ Mas por quê?

__ Já faz três dias que não saímos.

__ Me entenda, eu sou um homem ocupado. Tenho muito trabalho.

__ Você anda trabalhando demais. Onde está o Dario?

__ Na administração do clube, por quê?

Um sorriso de segundas intenções surgiu em seus lábios, Mia trancou a porta, foi até a cadeira onde está o amado, sentou-se no colo dele e continuou:

__ Hoje é Sexta-feira, estamos às portas do fim de semana, por que você não começa sua folga um dia mais cedo e desaparecemos por digamos, três dias?

__ Hoje não meu amor, estou com vários problemas, relatórios sem entregar e a reunião de diretoria chegando. Alem do mais, você também tem uma empresa pra cuidar, problemas pra resolver e reuniões pra preparar.

__ Essa é uma época calma, não tenho muito trabalho, os relatórios são curtos e fáceis de fazer e até segunda-feira não tenho nenhuma reunião. Agora, vamos?

__ E o trabalho que tenho aqui pra fazer?

__ O Dario te conhece melhor que você mesmo, não é o que sempre diz? Pede pra ele fazer isso tudo, ou Cybele, ela sua vice-presidente. Por favorzinho Rick, só hoje. Vai? __ disse como uma gata manhosa.

__ Não faz assim Mia, sabe que eu não resisto a esses olhos castanhos.

__ Vai Rick, aceita? __ e deu sua cartada final roçando seu pequeno narizinho na barba do namorado.

__ Tá, tá. Está bem, eu aceito. __ Dr.Ricardo pressiona um botão no telefone e diz __ Adriana, cancele tudo o que eu tiver hoje. Avise ao Dario e a Cybele que estou deixando os dois no comando __ e ao desapertar __ agora teremos três dias só pra nós dois, que acha?

__ Perfeito!

O “só desta vez” acontece toda sexta-feira, Dario e Cybele até já se acostumaram. Depois desses dias em paz, longe das complicações de sua família e dos problemas da empresa ele sempre volta mais disposto e animado. Estes foram os últimos momentos de paz dos dois.

Continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 17/03/2007
Reeditado em 12/04/2007
Código do texto: T415810
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.