Bella Grega XVI

Cap. 16 - A visão de Cybele

No Domingo de manhã Henriqueta levantou cedo e foi caminhar pela fazenda. Neto, que já estava acordado, se ofereceu pra acompanhá-la. Os conversaram sobre tudo o que os rodeava.

__ Eu vou sentir muita falta do coronel.

__ Eu também. E sabe o que é estranho, mesmo sendo neto e tendo o mesmo nome que ele, nunca o chamei de outro modo que não fosse de coronel.

__ É mesmo, me lembro de quando entrei pra família quando tia Maria casou-se com seu pai. Ele me disse que até gostou de minha iniciativa de chamar-lhe de avô, mas ele preferia ser chamado de coronel.

__ É verdade, até meu pai o chamava assim na maior parte do tempo.

Depois da caminhada os dois entraram. Sobre o móvel, ao lado de um abajur estava uma fotografia do Romeu no dia da Festa do Peru. Ele dançava alegremente com Diana(é claro que tinha sido tirada antes da confusão). Henriqueta viu aquele porta-retrato e não acreditava no que via. Sua mente não entendia a situação em que ela foi tirada. Só naquele momento viu a foto sobre o móvel.

__ Neto, que foto é aquela? __ perguntou atônita.

__ Que foto? Essa? É o Romeu.

__ Que Romeu? __ voltou a perguntar atônita.

__ Não se lembra, já falei dele.

__ O cara com amnésia?

__ Ele mesmo, ou como está sendo chamado, o salvador de Ouro Negro. Por que? Conhece ele?

__ Conheço, ou será que é alguém muito parecido?

__ Se quem você conhece se chama Dario Tiago, então é ele mesmo.

__ O que?

__ Eu vou te contar tudo, desde o começo.

Cybele aos domingos só acordava depois das dez da manhã. Ela trabalhava muito durante a semana, mas aproveitava o fim de semana também muito bem. Ivan era pior, se em dia de semana acordava só depois das nove, em fim de semana não levantava antes da uma da tarde. Cybele gostava de ficar em casa no seu tempo livre e aproveitar o cotidiano. Aos domingos era ela quem fazia o almoço e prezava muito esse momento, o momento em que ela desfrutava do cheiro da comida caseira sendo preparada. Dizia que a Bella Grega podia ser administrada assim, de forma experimental como um arroz que quase da errado e se consegue passar por cima. Esquecer do sal no feijão era pra ela o equivalente o amor pelo trabalho. Faz-se tudo tão rotineiramente que se esquece de detalhes por o trabalho enfadonho. Ela é competente, mas os discursos dela no principio de cada ano são muito chatos. Todos os funcionários detestam. Naquela amanhã ao fazer o almoço, ela percebeu que faltavam algumas coisas na dispensa. Saiu na mesma hora e foi até o supermercado mais próximo. Quando estava voltando ela parou num semáforo a poucas quadras de casa e foi abordada por um homem encapuzado lhe apontando um revolver:

__ Passa a grana dona, rápido __ disse nervoso.

__ Já vai, já vai.

Antes que ela lhe passasse a carteira, o estranho jogou em seus olhos um liquido transparente e fugiu. Cybele gritou de dor nos olhos, eles ardiam e ardiam. Seus gritos de dor sensibilizaram algumas pessoas que tentaram ajudar. Abriram a porta, tiraram-na de dentro do carro e sopraram, jogaram água, mas nada parecia ajudar. A ambulância apareceu minutos depois quando a dor já tinha diminuído. Cybele se acalmou e pediu pra ser levada pra clínica onde tinha convênio, a Clínica Asclépio de propriedade do dr.D’Andréa.

Como tiveram que registrar um queixa pelo acontecido e por ver que se tratava de alguém ligado a Bella grega, o próprio delegado Molina foi a clínica:

__ E então doutor? O que aconteceu a ela?

__ Pelo que a própria vitima contou, um homem encapuzado lhe apontou um revólver, lhe ordenou que lhe dessem todo o dinheiro e enquanto ela pegava a carteira o sujeito lhe jogou alguma coisa nos olhos.

__ Já sabe o que era?

__ Sei, mas não vai acreditar.

__ A essa altura do campeonato já acredito em qualquer coisa.

__ O líquido era o extrato de uma planta asiática, não existente no Brasil.

__ Uma planta... asiática?!

__ Muito estranho!

__ E o que essa planta faz?

__ Cega a pessoa.

__ Cega? Quer dizer que ela...

__ Vai perder a visão.

__ E não tem um antídoto?

__ Parece que sim, mas ainda preciso pesquisar.

__ Por que?

__ Por que há mais de cem maneiras de se preparar o extrato e para uma existe um antídoto diferente.

__ Boa sorte! Pra você e pra Cybele.

__ Vamos precisar, por que até eu encontrar o antídoto ela ficará completamente cega. Pelo que sei, ela terá que deixar o cargo que ocupa.

__ Mais uma página do Caso Bella Grega. Mais uma vitima do “M”.

Na fazenda, Henriqueta ficou pasma com a atitude de Diana:

__ Como ela pôde ser tão egoísta?

__ De certa forma eu também fui um pouco, fiquei maravilhado com as coisas que o Romeu, quer dizer, Dario fez por esta cidade.

__ Você não entendeu, eu estou dizendo sobre o que aconteceu no Rio.

__ E o que aconteceu lá?

__ Meu ex-patrão, o dr.Ricardo morreu e deixou no seu testamento a metade de império. Mais de oitenta milhões de dólares.

__ Oitenta milhões?! Quanto dinheiro!

__ E virou uma briga só pra ver quem fica com o dinheiro, já que todo mundo tá achando que o Dario morreu. Mas eu vou resolver essa situação.

__ Mas a Diana? Como fica?

__ Escuta, quando o Dario chega?

__ Segunda a noite, por que?

__ Então terça de manhã estará tudo resolvido e a Diana não vai sumir.

Ainda no Domingo, Silvia e Mia foram á clinica ver Cybele. E no quarto encontraram-na com o marido:

__ Oi! Como está? __ perguntou Mia.

__ Quem é?

__ São a Silvia e a Mia, meu amor.

__ Ah, são vocês. Obrigado terem vindo. Estou bem melhor, obrigado por perguntar.

__ O dr.D’Andréa nos contou sobre sua visão, olha, se tiver qualquer coisa que eu possa fazer __ disse Silvia em solidariedade.

__ Não, não há nada que possa fazer. O medico disse que basta ele encontrar o antídoto e voltarei a enxergar. E até eu recuperar a visão, eu terei que me afastar da Bella Grega.

__ Nós entendemos __ disse Silvia __ e assim que você recuperar a visão, tenha a certeza de que o cargo de Zeus estará a sua disposição.

__ Obrigada! Não sei se é sorte ou não, mas a reunião de diretoria é amanhã então não terão que esperar para escolher um novo Zeus.

__ Não pense nisto Cybele, você tem que descansar.

__ Antes porém eu tenho que lhes contar uma coisa.

__ O que é? __ perguntou Silvia.

__ Sexta-feira eu recebi um telefonema de Oberon Vicale.

__ E quem é ele? __ perguntou Mia.

__ É o embaixador do Brasil em Dástia, um país as Europa oriental. Participou da União Soviética e em 1989 obteve sua independência. A rainha da Dástia vem ao Brasil passar o ano-novo, vai ficar no Rio de Janeiro. O embaixador me ligou por que ela quer conhecer a Bella Grega, loja famosa no país dela.

__ A Bella Grega é famosa na Europa oriental?

__ Parece que sim, nossa fama superou nossas próprias espectativas.

__ Vai vir só a rainha?

__ Não, Sua Majestade irá trazer também seus próprios seguranças e a princesa Georgina.

__ Seus próprios seguranças? __ disse Ivan.

__ Uma determinação do protocolo, a rainha não sai de seu país sem a proteção adequada. Alias, há uma cópia do protocolo dastiano sobre a minha mesa. Seria bom que o novo Zeus o lê-se todo.

__ E quando a rainha vem? __ perguntou Mia.

__ Na Sexta-feira.

__ Tão rápido? Você não disse que ela irá vir passar o ano novo?

__ Disse, a rainha irá ficar aqui do dia 22 de Dezembro até dia primeiro de Janeiro.

Agora era oficial, o cargo de Zeus vago e uma rainha estava vindo pra cidade. Parecia que as coisas não poderiam ficar mais enroladas. Mas...

__ Alô? Estér? Sou eu, Henriqueta, eu quero falar com dona Helena.

__ Agora não vai ser possível, dona helena está descansando.

__ Passa logo pra ela Estér, o assunto é urgente.

Depois de alguns segundos:

__ Dona Helena?

__ Henriqueta? O que quer? O que pode ser tão urgente?

__ Dona Helena, eu preciso do telefone do dr.Camilo.

__ Por que?

__ Não pergunte, eu só preciso.

__ O que aconteceu filha, por que está tão alterada.

__ Eu não posso explicar agora, mas posso lhe adiantar que é algo grande.

__ Agora fiquei preocupada, o que é?

__ Eu já disse que não posso dizer. Dona Helena, não confia em mim?

__ Confio! Claro que confio.

__ Então me de o telefone do dr.Camilo.

__ Está bem, o telefone dele eu sei de cabeça. Tem papel, então anote.

__ Sei...sei...sei. Olha muito obrigada! A senhora não sabe o bem que estará fazendo e anote o que estou lhe dizendo, Terça-feira quando eu voltar será um dia inesquecível. Pra todos na mansão.

E desligou o telefone.

Ás vezes de onde menos se espera é que vem um milagre. Henriqueta não esperava encontrar Dario com amnésia na fazenda do avô. E pra todos na mansão, ninguém esperava que ele estivesse vivo. M também não imaginava e também terá uma enorme surpresa.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 01/04/2007
Código do texto: T433318
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.