PowerPoint

A promotora dirigiu-se então para o laptop sobre a mesa e acrescentou, dirigindo-se ao júri:

- Para ilustrar a norma legal que acabei de ler, vou exibir no telão uma pequena animação no PowerPoint. Tenho certeza de que poderão reconhecer do que se trata, antes mesmo da imagem ficar completa.

Apertou uma tecla e um quebra-cabeças com oito peças retangulares começou a formar-se na tela suspensa, sob o olhar atento de todos os presentes. A animação parou quando faltavam duas peças para completar o quebra-cabeças. Alguns jurados sorriram. O advogado de defesa balançou a cabeça, contrariado, e exclamou:

- Objeção, meritíssimo!

- Prossiga, Sr. Dawes - disse o juiz.

- Esta imagem não ilustra as instruções sobre a dúvida razoável, as quais foram lidas pela acusação.

- Negado, Sr. Dawes. Mas a promotoria queira explicar-se.

A promotora fez uma vênia de cabeça para o juiz:

- Grata, meritíssimo.

Em seguida, aproximou-se da área reservada aos jurados.

- Creio que nenhum de vocês teve dificuldades em reconhecer no quebra-cabeças incompleto, a forma geométrica de um círculo, mesmo na ausência de duas peças. Trata-se de uma imagem está além da dúvida razoável. Em outras palavras: não é necessário que se tenha montado um quadro completo para que se tenha uma ideia do que ele representa.

Apoiou a mão direita sobre o corrimão que separava o júri do recinto do tribunal, e concluiu:

- Devem estar prontos para julgar o réu além da dúvida razoável. E a conclusão lógica, é de que este princípio foi plenamente satisfeito no presente caso.

Mesmo de costas para o réu, sentiu o olhar furioso que ele lhe lançou queimar-lhe a nuca.

[16-11-2016]