Conclusão das investigações

...

  A experiência adquirida de vários anos nessa estrada,  nem sempre florida, plana e lajotada deram ao investigador Benett a certeza de que não demoraria muito tempo para que se chegasse ao culpado, ou aos culpados.
  Pois nunca se conhece totalmente as facetas de um crime que circundam e circulam nas mentes doentis e insânas dos transgressores da lei.
  Aquele objeto (
o botáo dourado) se tornaria a peça chave  e que certamente levaria a descoberta  e a consequente elucidação deste horrendo ato criminoso.
  Alfred, como dissemos até então,... uma pessoa muito perspicaz e ele tinha outra qualidade rara nesse meio, era ele detalhista ao extremo, com uma memória fotográfica de dar inveja a quem quer que seja no meio policial ou investigatiório.
  Um proveitoso e esclarecedor depoimento veio municiar o inquérito com riqueza de informações, contribuindo sobremaneira para um desenrolar seguro deste caso. 
  Senhor Winston tranquiliza-o a todo instante garantindo que tudo que fora dito ficaria exclusivamente entre eles e os responsáveis direto pela investigação. 
  Temia Alfred, sofrer algum tipo de ameaça ou represália, se por acaso fosse descoberto em posse destas informações e a todo momento, o investigador sr. Benett lhe dá garantias de sigilo absoluto.
  Pois bem, vamos então ao depoimento do mordomo:
-Doutor, diz Alfred, por volta das duas horas da madrugada, o entra e sai do salão de dá com mais frequência.
Pessoas indo se refrescar nos jardins, a beira das piscinas, elas dançavam animadas e bebiam bastante. Mas, ....
  -Mas o quê meu bom homem, indaga nessa hora o investigador, tentando tranquilizá-lo!
  Bom, numa certa hora vi um sujeito, que não pude reconhecer por estar bem camulflado, adentrando a sala atabalhadoadamente, como se estivesse nervoso e preocupado com algo que acontecera á pouco... 
  -Como assim, conte mais pede Benett, tentando fazê-lo relaxar, que nestas alturas Alfred dá mostras de um certo nervosismo recorrente e muita preocupação; mas sr. Winston a seu lado encorajando-o continuar seu relato e garantido estar tudo sob controle e que prosseguisse, sem problemas.  
Alfred...  
-Este homem, o tal sujeito retorna com o casaco em mãos e quando fiz menção em recolhê-lo, puxou-o de minhas mãos imediatamente e foi aí que percebi...

Percebeu o quê? Prossiga, diz Benett!
 
 -Notei estar úmido e com uma das mangas esfiapadas, na altura do punho, ah! ...e faltando um dos botôes.

  Conte mais por favor pede o investigador, conte mais meu bom homem o que viu!

Alfred...
  -Transtornado ele saiu porta a fora, me parecendo bem alterado, não só pelas bebidas que tomou, e era isso doutor!
  Aquele convincente relato foi fudamental para desvendar o crime, porque munido dessas informações valiosíssimas e outras mais que colheu posteriormente com outros depoimentos o competente investigador Thomas Benett chega ao nome do suspeito principal de ter praticado o tal crime.
  Cinco dias depois é preso Rodolfo Valenzuella, que confessa perante a justiça o motivo que o levou praticar o tal crime.

Como se deu o crime (a trama):
- O assassino ao planejar, com sua comparsa Marina Salinas, matar Kate Maison de quem estorquiam muito dinheiro a bastante tempo, enganou-se e confundiu-se com a vestimenta de ambas na qual tinham muita semelhança, exceto por alguns detalhes imperceptíveis aos homens, executando na verdade sua própria cumplice. 
  Marina muito achegada de Kate..., com a qual tinha uma boa relação de "amizade", descobre previamente detalhes da fantasia que usaria a amiga, no então baile...,passando posteriormente esses detalhes a Rodolfo.
  Mas, quando Kate presentiu estar sendo vigiada, não perde tempo, livra-se de sua veste superior (casaco), mistura-se aos demais convidados no vaivem do salão para os jardins, enganando assim ao próprio assassino. 
  Na verdade ele confunde-se e pensa ser  Kate a amiga Marina, por uma simples razão, Marina comete um erro crucial ao confeccionar sua fantasia semelhante a ... da amiga, por conta disso e muito também pelo estado crítico de alucinação psicógica de Rodolfo (
completamente transtornado),  Marina é morta por engano pelas mãos do próprio comparsa.
  Posteriormente Kate Maison esclarece ao investigador que por muito tempo fora chantageada pela prória "amiga".


....................FIM................