Mantenha limpo

- Não pise no vidro quebrado.

O conselho era bem-vindo, mas ao entrar na cozinha, Royce percebeu que seria algo difícil de cumprir: o chão estava coberto de estilhaços, bem como a mesa ao centro e as bancadas. Não era difícil perceber de onde havia vindo tanto vidro: as amplas janelas que davam para o quintal da casa haviam sido completamente destruídas.

- O que houve por aqui? - Indagou, enquanto empurrava com o pé os cacos mais perigosos no seu caminho.

- Pelo tamanho e disposição dos cacos, eu diria que atiraram lá de fora com um gerador sônico - avaliou Kael consultando seu multimedidor de pulso. - Não havia ninguém na casa no momento da explosão, mas os alarmes foram acionados e os vizinhos também ligaram para a polícia.

- Temos imagens? - Royce olhou ao redor, imaginando o que aconteceria se houvesse alguém ali na hora do disparo.

- As câmeras de segurança foram desativadas antes do ataque; trabalho profissional - afirmou Kael, recolhendo num saquinho alguns cacos de vidro para análise laboratorial.

- Já tomaram o depoimento do dono da casa?

- Está em Paris, disse que pode ter sido obra de algum ex-empregado insatisfeito.

Royce fez um muxoxo, cético.

- Tanto trabalho só para estourar as janelas de uma cozinha? Conta outra!

Olhou para o quintal através dos caixilhos vazios das janelas. O gramado bem-cuidado de um lado, a piscina do outro. Algo estaria lhe escapando?

- O sistema de limpeza automático continua desativado?

- É o padrão - assentiu Kael. - Quando há suspeita de ataque criminoso, só é reativado após o trabalho da polícia.

- E isso normalmente seria feito pelo dono da casa ao retornar - ponderou Royce, mão no queixo.

- Exato.

- Pois mande a perícia vistoriar os robôs de limpeza - decidiu-se Royce. - Desconfio que o nosso visitante não quis perder a viagem.

Uma análise cuidadosa dos robôs do imóvel, revelou que um deles continha uma carga de explosivo C-4 grande o suficiente para abrir uma cratera no lugar da casa. E a explosão ocorreria justamente quando o proprietário acionasse o sistema para limpar a cozinha.

- Sorte dele estar em Paris - comentou Royce. - Ou talvez não tivesse a paciência de esperar a polícia chegar antes de começar a limpeza...

- [15-10-2020]