O Roubo na Andradas

O delegado pestana, e seu assistente Ramos dirigem-se à Rua dos Andradas (no centro de Porto Alegre), mais precisamente ao famoso casarão. Eram três horas da madrugada e o dono da casa, o Sr. Gomes, chamara a polícia: Descobriu que havia sumido 3.000 dólares de seu cofre. Quem teria aberto o cofre sem arromba-lo se só ele sabia de sua exitência ? No Sábado, véspera da noite do roubo, seu Gomes, que mora há 15 anos sozinho desde que ficara viúvo, recebeu a visita de sua faxineira. Terezinha, trabalha a mais de 20 anos na casa, havia chegado ás 9 horas e saído às 18 . Ela seria suspeita ? Chegaram na casa a dupla de policiais, e o delegado Pestana perguntou :

— Senhor Gomes, como descobriu o roubo ?

— Abri o cofre como faço todos os sábados à noite. Como fui dormir mais tarde que o habitual, só descobri o roubo às 2 da manhã, minutos antes de ligar pra vocês.

— O Sr. Recebeu alguém em casa, ontem — perguntou o delegado.

— Só a minha faxineira que trabalha comigo há mais de 20 anos.

— Ok — diz o delegado.

O delegado Pestana e seu auxiliar Ramos vasculharam a casa em busca de alguma pista, e não encontraram nada. Gomes vai dormir. Ele havia omitido da polícia que, seu vizinho Dudu o havia visitado ontem e tinha ficado sozinho dentro da casa quando ele foi à padaria. Mas por quê omitir este fato á polícia ? Teria o senhor Gomes motivos para querer inocentar o vizinho ?

Domingo de Sol em Porto Alegre . 8:00 am

O Sr. Gomes, que mora na Rua dos Andradas, esquina Gal. Câmara, vai comprar jornal, na banca do Luiz, na praça da alfândega, e volta para casa, quando cumprimenta a sua vizinha Dona Marta. Como a vizinha é muito fofoqueira, se convida pra almoçar com Gomes levando frango e polenta.

— Soube que o Sr. foi roubado e que levaram bastante dinheiro — perguntou Marta, com uma coxa de frango na mão.

— Como a Sra ficou sabendo ? — perguntou ele, surpreso.

— Encontrei o Dudu e ele me contou.

Gomes fica intrigado.

Com o o vizinho ficou sabendo, se só a polícia tinha essa informação ?

Teria sido ele o autor daquele roubo ?

Domingo. 4:00 pm

Gomes vai à tabacaria 22, na travessa Acelino de carvalho e encontra Dudu pelo caminho.

— Como tu ficaste sabendo do roubo? — pergunta Gomes, sem nem cumprimentar.

— O policial Ramos, me contou ! Estive com ele hoje de manhã. Ele me fez algumas perguntas... — disse Dudu, assustado.

— E daí ?

— Não disse nada. Se ele descobrisse que nós trazemos cigarros do Paraguai, ia sujar. Fica tranqüilo , cara.

Gomes não havia chegado em casa ainda, quando foi abordado por Zico e Zoca, moradores de rua.

— E daí tio. Tu não vai nos convida pra comer na tua baia, di novo ? — disse Zico

— Pois é tio, nos tamo cum mais fome do que sexta nos tava . — completou Zoca.

Gomes gostava de ajudar aqueles meninos, mas acabou lembrando que ambos, na sexta feira, quando almoçavam em sua casa, haviam perguntado se o cofre estava cheio de grana. Seriam eles os ladrões ?

Quarta feira. 7:00 am. Nada de pistas

Dudu fazia sua caminhada matinal na praça da alfândega, quando foi abordado :

— Olá Sr. Dudu. Já descobriram o ladrão do Gomes ? — perguntou seu zé.

— Não sei , mas acho que ainda não — responde, Dudu.

— Ouvi um boato que foi o Zico e Zoca. Aqueles pestinhas — disse, seu zé.

Dudu, sem dizer mais nada, abana para o seu amigo e sai apressadamente.

Sábado . 10:00 am

A faxineira Terezinha que é sempre pontual, não aparece, não liga, nem atende a chamada de seu Gomes. Batem na porta. É o Tunico, um outro morador de rua, pedindo comida. Ganha pão e café e sai contente. Alguns minutos depois , batem na porta novamente. Desta vez é o delegado pestana atrás de alguma novidade.

— Pois é , delegado. A faxineira não veio. E é dia dela pegar uns trocados.

— Está bem. Vou fazer uma visita a esta faxineira — diz pestana , meio pensativo.

— Após tanto tempo de casa, justo agora , Terezinha inventou de faltar. Será que foi Terezinha que sumiu com o dinheiro? — pensou alto, Gomes.

Toca o telefone, era quase 3:00 pm , quando Terezinha deu sinal de vida.

— Hoje eu não vou , seu Gomes. Internei meu marido na Santa Casa .

Pestana, já apar da história, dá alguns telefonemas, concluiu que Terezinha estava dizendo a verdade.

Ele estava novamente sem pistas.

Sábado. 7: 00 pm .

Um taxi pará em frente a casa de Dudu. Desce um rapaz aparentando uns 28 anos, cheio de sacolas.

— E aí tio Dudu? Comprei todas as mercadorias que você me pediu. Consegui passar com todos os pacotes de cigarro — disse alegremente, Miguel .

— Com que dinheiro você fez isso ? — disse, quase gritando, Dudu.

— Ué, com os 3.000 dólares que teu sócio me emprestou.

Depois de alguns segundos...

— Porque esta cara, tio .

Naquele momento Dudu deixa Miguel falando sozinho e sai correndo ao encontro de Gomes ...

Três meses depois. 2:00 am

— Alô, é o delegado Pestana ? Roubaram o meu dinheiro.