O revoltante caso da gamer Sol

Hoje nós vamos contar um caso revoltante que ocorreu há pouco tempo aqui no Brasil.

E por isso, quero frisar que nós da equipe do canal o Insólito desejamos especiais condolências e força para a família e amigos dos envolvidos neste caso, pois entendemos ser um momento doloroso.

A ideia deste vídeo é que ele sirva não apenas para trazer o caso até vocês, mas, sirva de aviso, de alerta, para que todos nós tenhamos cuidados redobrados com quem conhecemos através da internet.

intro...

Tudo seguia normal na vida da jovem Ingrid Oliveira Bueno da Silva, então com 19 anos, conhecida na comunidade de jogos online pelo nome de Sol, ela participava da equipe profissional FBI E-Sports, era jogadora Call Of Duty Mobile, um jogo de tiro disponível para celulares, até que começou a interagir online com outro jovem, Guilherme Alves Costa, de 18 anos, que também era player profissional, e conhecido neste “mundo” como Flashlight, ele, porém, era de outra equipe, a Gamers Elite.

Os dois começaram a conversar e logo, poucos dias, já pareciam que eram velhos amigos, Guilherme desabafafa com ela sobre sua vida pessoal, contava da falta que sentia do pai que o tinha abandonado, sobre seu irmão que faleceu de overdose na sua frente, e assim, criaram um certo vínculo, até que resolveram se conhecer pessoalmente, pois até então, só se conheciam via internet.

Sol foi à casa de Guilherme e lá foi tudo tranquilo, sendo que a mãe do jovem gostou muito dela e incentivou que o filho a convidasse mais vezes para ir ali, porém, Guilherme falou a mãe que isso não aconteceria, pois os pais dela não deixariam.

Mas mesmo assim, após alguns dias, em 22 de fevereiro de 2021, Sol foi novamente até a casa de Guilherme, em Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, levava com ela uma mochila, uma roupa extra e seu cartão de crédito, tudo indicava que ela passaria o dia por lá jogando com ele.

Os dois estavam sozinhos em casa, pois a mãe e os irmãos do rapaz tinham saído para trabalhar.

De lá, ele postou uma foto com Guilherme com a legenda: “Pode esquizofrênico família?”.

Infelizmente, parece que ela sabia que ele não era normal, mas não imaginava que ela poderia ser a vítima.

Naquele mesmo dia, algumas horas depois, Guilherme tirou a vida da jovem a espadadas e com golpes de um outro objeto perfurocortante..

Insanamente, ele gravou e postou um vídeo em um grupo de jogadores de Call of Duty no whatsapp.

Na gravação ele falou: “Vocês estão achando que é tinta, montagem ou algo do tipo, mas não é. Eu realmente matei ela, entendeu? Olha só, que maravilha”.

Ele parecia extasiado!

Logo depois, ele fugiu.

O irmão de Guilherme chegou em casa e encontrou uma cena que não eu posso descrever aqui..

Sol estava desacordada e coberta de sangue, imediatamente, ele chamou a Polícia Militar.

Uma equipe do resgate chegou rapidamente, porém não hhavia mais o que fazer, no local foi constatado o óbito de Sol.

O irmão, que não teve o nome divulgado, após falar com polícia, telefonou para Guilherme, e esse disse que ia tirar sua própria vida, mas foi convencido pelo irmão a não fazer isso e a se entregar.

E assim, pouco depois do crime, Guilherme foi até uma delegacia, onde confessou o homicídio e disse tinha conhecido a vítima pela internet há pouco mais de um mês.

Contou que planejou o crime e afirmou ter escrito um livro onde explicava seus objetivos e os motivos que o levaram a ter feito tudo aquilo.

Durante a prisão, em um vídeo gravado, ele foi perguntado por que tinha cometido aquele crime, ele, calmamente olhou para câmera e falou: “porque quis”, e depois riu!

Inicialmente, após as primeiras informações sobre crime nas mídias televisas era dito que Guilherme tinha planos de atacar padres e que sol o ajudaria, porém, ela desisitiu e por isso ele decidiu acabar com a vida dela..

O que depois nas investigações se mostrou ser apenas mais uma das mentiras do assassino.

Segundo os pais de Sol, ela havia terminado um relacionamento sério pouco antes de começar a interagir com Guilherme, e que estava passando bastante tempo com ele em conversas online, poré a jovem dizia aos pais que ele era apenas um conhecido do trabalho..

Em pouco tempo, eles notaram que ela estava agindo de modo diferente, como se estivesse sendo manipulada pelo novo amigo

A própria família de Sol divulgou publicamente alguns prints de mensagens trocadas entre os dois jovens para demonstrar isso.

Nos prints ele dizia que se ele tirasse a vida dela e depois a dele, seria um favor que ele estaria fazendo para ela.

Em outro, ele disse que ela fazia parte do sacrifício, ela respondeu dizendo que aquilo não era um livro..

Ela rejeitava as ideias insanas dele, o que mostra que “aparentemente” ela sabia que ele não era, digamos, normal…mas, por algum motivo que nunca saberemos, ela não se afastou dele.

Aos seus advogados, Guilherme confessou fazer parte de fóruns anônimos na deep web, lugar em que ele conversava sobre suas ideias de cometer atentados e pedia ajuda, dicas a outros usuários.

Neste local sombrio da internet, ele aprendeu como usar armas brancas, aprendeu rituais macabros e outras coisas deste tipo…

No mesmo dia da prisão, uma das referências do movimento feminista no Brasil, Lola Aronovich, professora universitária e criadora do blog Escreva Lola Escreva, onde publica textos autorais e de convidados, com milhares acessos mensais, recebeu um e-mail anônimo com o PDF do livro mencionado por Guilherme no momento da sua prisão, além do livro, também estavam anexados dois vídeos do crime.

O e-mail, foi encaminhado de uma espécie de servidor de correios eletrônicos da deep web, ou seja, não deixa rastros fáceis de serem descobertos.

Em uma entrevista a um site, Lola disse que no texto o rapaz revelou forte ódio pelas mulheres e exemplificou com as palavras dele:

“Esses últimos anos, andei me abalando com minha namorada Eduarda, ela não me compreendia, eu peguei um ódio forte pelas mulheres nesses últimos anos da minha vida, toda esse drama que elas passam, toda essa melancolia, eu sinto nojo e ódio disso, eu quero ficar longe, ser um homem seguro e esperto”.

Estranhamente, ninguém que conhecia Guilherme já tinha ouvido falar dessa tal de Eduarda.

E nesse livro, que é uma espécie de manifesto, contém umas 52 páginas onde está escrito que tinha cometido aquilo contra o cristianismo e que fazia parte de um grupo de pessoas que tinha a mesma intenção..ali, ele disse, também, que recebia a instrução de um líder.

Bem, não vou relatar aqui todas as barbaridades que estavam neste “livro”, mas basicamente falava mal dos seus parentes, se definia como um soldado de uma organização, uma espécie de um exército sigiloso..…ahh… também dizia ser capaz de agir como um metamorfo, ou seja, que tinha a capacidade de se moldar a cada situação conforme era necessário no momento…

Eram diversas ideias sem nexo, com muitas contradições, pois para os familiares, ele era um jovem normal, tímido, que ajudava no cuidado das sobrinhas pequenas, de quem era o tio preferido, pois cuidava das meninas, que eram seu “xodó”. Era organizado e muito fechado, passava seu tempo jogando online, mas estava sempre à disposição para ajudar no que fosse preciso em casa.

No período mais difícil para a família, quando um de seus irmãos teve problemas com drogas, ee tentou ajudar, porém, em uma overdose dentro de casa, esse irmão morreu na frente de Guilherme.

Sua mãe chegou a dizer em uma entrevista que aquele, que a pessoa que cometeu essas atrocidades, não era seu filho...

Realmente, ele parecia ser bem diferente da pessoa que escreveu seu manifesto...

Complicado, hein?

Em seu depoimento, ele contou que tinha planejado o crime há duas semanas e que o motivo, como eu já disse, estava no livro e que Sol, foi a vítima porque se atravessou em seu caminho…bem, já vou adiantar, mesmo após a investigação ter sido concluída, até hoje não ficou claro a real motivação do crime..

Bem, como vimos até aqui, Sol foi uma vítima de sua ingenuidade e da maldade de seu algoz, ela acreditou que tinha encontrado um amigo, mas o que estava ali ao seu lado, desde o início simulando um sentimento, era um monstro travestido de humano.

Aqui volto lá para o início, quando eu disse que a ideia desse vídeo era para servir como um aviso, de alerta, pois a cada dia vivemos em um mundo mais virtual, mais online, onde podemos fazer de tudo, desde assistir a vídeos, até comprar imóveis.

Porém, precisamos sempre ter cuidado, cuidado redobrado, pois, como escreveu Shakespeare na peça Como Você Quiser, lá no longínquo século XVII:

“O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres são meros atores, eles têm suas saídas e suas entradas, e um homem cumpre em seu tempo muitos papéis.”.

Hoje esse mundo se expandiu bem mais do que no tempo do dramaturgo, e, com certeza, está muito mais fácil criar avatares e interagir em diferentes palcos com várias facetas, então, todo o cuidado é pouco!

Guilherme, ao confessar, foi perguntado pelo policial se ele lembrava do que tinha feito, e respondeu:

“Claro que lembro. Minha sanidade mental tá completamente “apta”.”

Depois, quando foi inquerido por que cometeu o crime, sorrindo, disse:

“Porque eu quis, eu quis fazer isso.”

Guilherme ficou preso durante todo o período de investigações, seus advogados seguiram a linha de defesa de que ele tirou a vida da vítima durante um surto psicótico, pois sofria de esquizofrenia e distúrbios de psicopatia e, que por este motivo, precisaria ser levado para tratamento num hospital psiquiátrico e não ficar preso.

A justiça aceitou o pedido para que fossem realizados exames periciais, todavia o laudo dos peritos médicos indicados pela Justiça de São Paulo concluiu que ele não possuía nenhuma doença ou perturbação mental quando cometeu o crime em fevereiro, o resultado do teste o considerou imputável, que quer dizer que ele pode responder criminalmente pelo que fez.

Porém a defesa alegou que Guilherme não se lembra de ter tirado a vida de Ingrid e, em um outro parecer técnico, feito por um psiquiátrica particular, encomendado por eles, que foi anexado ao processo, constou que ele tem sim uma doença mental e precisa de tratamento psiquiátrico.

A doença é Transtorno Delirante Persistente e Traços de Personalidade Antissocial, que leva a quem sofra dela a ter distorção do entendimento da realidade.

Segundo sua defesa Guilherme é semi-imputável e que tentariam provar isso no julgamento.

Bem, e, assim, Guilherme Alves Costa foi levado a júri popular no dia 08 de agosto de 2022, pouco mais de um ano depois do crime.

No Júru popular, a maioria dos jurados votou pela condenação do acusado, e a sentença foi decidida em 14 anos de prisão em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade, e a juíza ainda recomendou que Guilherme tenha consultas psiquiátricas durante o período em que estiver preso.

Bem, quando terminanos este vídeo ainda estava em aberto o prazo para recurso da decisão, tanto pela defesa quanto pela acusação, mas, e ai?

Me diz aqui nos comentários, acha suficiente 14 anos de prisão para quem tirou a vida de alguém que tinha apenas 19 anos?

Ou você acha que ele realmente tem problemas mentais e deve ser encaminhado para tratamento em vez de ser condenado a prisão?

Bem..o que você acha...Foi feita justiça a jovem Sol?

Fontes:

https://www.metropoles.com/brasil/de-religioso-a-assassino-como-agia-o-jovem-que-matou-gamer-a-facadas

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/03/estudante-que-usou-faca-e-espada-para-matar-gamer-conhecida-como-sol-em-sp-vai-a-juri-popular.ghtml

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/10/laudo-diz-que-estudante-que-usou-faca-e-espada-para-matar-gamer-em-sp-nao-tem-doenca-mental-reu-podera-ir-a-juri-popular.ghtml

https://noamazonaseassim.com/18-jovem-psicopata-mata-amiga-gamer-e-posta-video-nas-redes-sociais-para-promover-seu-livro/

https://www.metropoles.com/brasil/jovem-acusado-de-matar-gamer-com-espada-vai-a-juri-em-sp

https://www.terra.com.br/nos/justica-condena-assassino-confesso-da-gamer-sol-a-14-anos-de-prisao,3577f74124dd0c63200f80601ed217c5h9udq0od.html

https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/um-trecho-da-peca-%E2%80%9Ccomo-voce-quiser%E2%80%9D---shakespeare

https://www.gazetaweb.com/noticias/brasil/justica-de-sp-condena-a-14-anos-de-prisao-estudante-que-usou-faca-e-espada-para-matar-gamer-sol/

https://blitzparaiba.com.br/noticia/28993/justica-de-sp-condena-a-14-anos-de-prisao-estudante-que-usou-faca-e-espada-para-matar-gamer-sol.amp

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 15/08/2022
Código do texto: T7582928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.