CAMINHO LOUCO

Esses dias estava tomando um café numa esquina e presenciei um acidente evitável. Uma viatura policial perseguindo dois suspeitos numa motocicleta. Após um cruzamento a moto derrapa, suspeitos ao solo e uma viatura colide com um carro preto. Superado o susto, desce a autoridade do veículo oficial e antes que o policial perguntasse seu estado de saúde, respondeu a célebre frase “sabe com quem está falando?” O policial respirou, pensou “essa frase é minha”, mas sabidamente e como já o viu no Fórum, prestou-lhe uma bela continência e falou “já volto aí Doutor”.

Foi ajudar o segundo policial na ocorrência: prender os suspeitos. Ambos tinham jogado os bens alheios e as provas do crime. Entretanto, o faro quase canino falou mais alto. Encontrou drogas, armas e dinheiro próximo aos abençoados. O flagrante foi um sucesso. Infelizmente, o Juiz se aproximou das duplas dos bens e dos males e começou a reclamar: “vocês parecem personagens de Velozes e Furiosos”, “estou atrasado para minha audiência e tenho despachos a fazer”. Interrompeu um dos presos – “calma aí, chefia, o senhor deveria ser exemplo, a preferencial era minha; se agora estou preso o senhor é o culpado!”. Em seguida alertou o condutor algemado “tomei um susto e acabei caindo da moto”. “Cala a boca, vagabundo”, exclamou a voz da ordem, “bandido assim prendo todo dia; acorda tarde e quer chegar antes da hora, cheio de multas e ódio na cara. Andam parecendo um caminhão de lixo sem freio. Multar e recolher é comigo mesmo, seja crime ou contravenção!”

“Deixa eu falar! Eu que mando!”, entre olhados, a ordem e a desordem se calam, então o Juiz continua: “No trânsito todo mundo é autoridade – se é empresário, acha que fala com o empregado; se é funcionário público, quer enquadrar os outros por desacato; se é bandido, quer impor o tribunal do crime”. Dito isso, ninguém mais estava prestando atenção. Só queriam descansar na Delegacia. Restabelecida a ordem, ânimos contidos, café frio, o garçom me alertou: “não ligue para essa presepada, essa encruzilhada dá trabalho! Quero ver o dia que vão instalar um semáforo aqui.”

Isaac Machado Azevedo
Enviado por Isaac Machado Azevedo em 03/10/2022
Reeditado em 26/12/2023
Código do texto: T7619781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.