A Hora do Inanimado

A Hora do Inanimado

Na noite pesada a samambaia que permanece o dia imóvel e paralisada se remexe e se espreguiça. Roça , sem querer , na face da boneca Emily que enche os olhos de vida e animada olha em torno. Nicole dorme e o seu diário está aberto no passado :

- É a hora dos bonecos!- pensa a boneca ,e se move para continuar a missão, pois não costuma usar os seus momentos de liberdade,à noite, para brincar com os outros ou conversar com as samambaias, prefere estudar os humanos e , no caso , a Nicole,sua dona, e seu caderno. Quanto mais a estudar e conhecer , melhor para as duas . Pode postergar o dia terrível em que for jogada fora, ou metida dentro de um armário e ser comida por traças . Abre o caderno e vai para o passado . Aprendeu com os humanos que seus segredos se escondem em fatos que já transcorreram . São acontecimentos felizes ou tragédias. Nicole tem uma tragédia misteriosa , mantida a sete chaves, guardada e causadora de todo o seu comportamento atual. Emilia é uma boneca mas sabe, e sabe mais, sabe que o fato guardado no passado por sua dona tem que vir a tona para libertar a amiga. Liberdade ajuda. Talvez, se descobrir o que vai fazer por ela, não a jogue fora como tantas vezes ameaçou . Ainda se fosse uma boneca qualquer !Tem profundos conhecimentos psicológicos. Leu todos os livros de psicanálise da biblioteca de Nicole nas noites escuras. A boba não sabia que ela lia! Interessada na leitura , repara numa época sublinhada em vermelho que chama a atenção . Poucas palavras estão escritas:

Rio Comprido - Junho a Agosto de 1964 -

Tudo se passou nestes três meses de terror. Ainda não sei se vou querer seguir vivendo pois que ,provávelmente vou me atormentar por toda a vida. Tenho que esquecer daquela violência, do estupro.

Mas então há alguma coisa mesmo !,continua Emília -, e tão escondida que nem no bloco foi descrita pois não passava de uma nota. Olha para o corpo deitado e descansado de Nicole. Fecha o diário e volta a sentar em cima dos cobertores. O que fazer para abrir esta ferida? Para fazer falar a respeito do assunto,desabafar? Se ao menos ela pudesse contar para alguém !Mas não pode porque se ela, Emily, agir, todos os humanos vão tomar conhecimento do segredo dos bonecos , não vão mais dormir para observar a vida dos inanimados durante as noites ,e os bonecos não vão mais poder brincar. Já foram reduzidos a poucos com o invento dos games ,do computador e da internet. As bolinhas de gude não rolam mais apostando corrida de noite, foram extintas junto com as Cinco Marias das quais só restou e existe a uma constelação no céu. Os saquinhos de arroz não pulam mais escondidos fazendo o mínimo de ruído para os bonecos se alegrarem e, quanto a eles, são em pouco numero , pelo menos os autênticos ,os verdadeiros .A lei do boneco obedece a mesma lei das coisas, dos pertences de cada pessoa. Vivem enquanto o dono os quer e tem vida sem que eles saibam, para não os entristecer. Quando os humanos não os querem mais é a morte. O trabalho dos bonecos é alegrar , acompanhar, e quando a vida os penetra nas noites ,treinam, brincando, o seu trabalho . Comunicam se, trocam opiniões , aperfeiçoam as técnicas do jogo , do brinquedo e da diversão,é a hora do inanimado.

Ela contrariou todas as leis, motivada pela Nicole e pela curiosidade . Foi longe, e quer resolver esta situação antes que seja rejeitada por todas as coisas e bonecos pois infringiu a lei sigilosa,o mistério que dá vida aos bonecos, quando as pessoas dormem, de viver brincando. Precisa antes de ser expulsa pelos outros , encontrar alguma maneira de se comunicar. Vai violar a lei mais importante das coisas inanimadas. Tem que o fazer com muita cautela...

Uma pequena claridade entra pela veneziana e chora no quarto , começa a hora do homem. A vida se desprende das coisas ,objetos, entra ,e se misturando nesta primeira nesga de luz , sai pelas frestas da veneziana .

A boneca está imóvel em cima dos cobertores que,momentos antes se queixavam do calor e fica no mesmo lugar em que a faxineira a deixou. Aparentemente as coisas estão nos seus devidos lugares, não se modificaram , mas uma frase com caligrafia trêmula e infantil , que tenta imitar a letra usual, é acrescentada ao caderno no ano de 1964 entre os meses de Junho a Agosto:" - Existem duas coisas difíceis na vida: uma é visitar o passado , a outra é olhar para o futuro."

O autor da frase nunca se apresentou e Nicole depois de descartar todas as suspeitas acabou acreditando que foi ela ,em estado sonambúlico ou pré consciente , quando tinha pesadelos, a autora . Quem realmente foi ,somente a boneca sabe, mas os bonecos não falam com os humanos e ganham vida somente na hora do inanimado.

Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 25/05/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1004362
Classificação de conteúdo: seguro